Como passar no vestibular de Fisioterapia? Veja 6 dicas

profissional de fisioterapia

O mercado de trabalho para o campo da saúde está em alta e é repleto de possibilidades. Uma das graduações mais buscadas na área é a de Fisioterapia, e isso definitivamente não é à toa.

Afinal de contas, além da versatilidade de atuações, há demanda para o profissional formado nos mais diversos segmentos, desde hospitais até academias, clubes e empresas.

Se você tem o sonho de se tornar fisioterapeuta, mas não sabe como se preparar para o vestibular de Fisioterapia, fique tranquilo! Neste post, reunimos 6 dicas que, se colocadas em prática, trilharão o seu caminho para a aprovação. Vamos conferir cada uma detalhadamente?

Confira o edital do curso antes de estudar

O primeiro passo para conquistar sua aprovação no curso de Fisioterapia é entender o que é o vestibular e quais conteúdos serão cobrados. Não dá para começar a rotina preparatória sem ter uma noção de como funcionará o exame, não concorda? Por isso mesmo, um de seus principais aliados nesse momento é o edital.

Leia e releia o edital do processo de seleção do qual participará. Assim, você terá em mãos informações de grande importância, como critérios classificatórios e desclassificatórios, número de vagas, etapas (caso o vestibular tenha mais de uma prova), e, principalmente, o que cairá no exame. Somente a partir daí podemos partir para o próximo passo.

Crie uma rotina de estudos para o vestibular de Fisioterapia

Embora essa dica seja útil para qualquer prova que você for prestar, ela não poderia ficar de fora do nosso post sobre o vestibular de Fisioterapia. Na verdade, ela é até crucial para quem quer ser um fisioterapeuta, já que, para atuar como um — da Fisioterapia Esportiva à Fisioterapia Neurológica —, é necessário ter dedicação no tratamento ao paciente.

Para se dar bem nos estudos e ter um bom rendimento, adote uma rotina consistente e dedique-se a ela. Monte um cronograma com as matérias indicadas no edital, distribuindo-as ao longo da semana e de acordo com sua disponibilidade de tempo. Isso fará com que você se mantenha centrado e focado em seu objetivo.

Treine com simulados e provas antigas de Fisioterapia

Tão importante quanto montar o seu cronograma de estudos e iniciar a rotina preparatória é treinar o conteúdo estudado. Essa é uma ótima estratégia para testar o conhecimento e observar quais são seus pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados.

Além dos livros e das apostilas, você encontra na internet uma infinidade de alternativas para treinar e assimilar o conteúdo. É o caso, por exemplo, dos simulados e provas anteriores. Aqui, uma dica de ouro é fazer os simulados do Trilha do Enem. Lembre-se de que o Exame Nacional do Ensino Médio também é uma porta de entrada para a faculdade, certo?

E com a nota do Enem, você pode conseguir descontos e bolsas em faculdades particulares. Por isso, é sempre bacana investir nos dois: vestibular tradicional e Enem.

Participe de grupos de estudo focados neste curso

Duas habilidades bastante necessárias para o fisioterapeuta em sua carreira são o bom relacionamento interpessoal e a facilidade para trabalhar em grupo. Afinal, em todas as áreas da Fisioterapia, é importante agir em equipe com outros profissionais visando oferecer um tratamento completo ao paciente.

Sendo assim, ao se preparar para o vestibular de Fisioterapia, busque participar de grupos de estudo focados neste curso. Assim, você poderá focar as disciplinas que costumam ter mais peso para a área, como Biologia.

O melhor de tudo é que, para isso, você nem precisará sair de casa, uma vez que a internet está repleta de plataformas e de fóruns para esse fim.

Assim, você poderá adquirir e compartilhar conhecimento com outros vestibulandos, ficar sempre de olho em dicas úteis para seus estudos, dividir experiências e, é claro, interagir com pessoas que têm o mesmo objetivo que você. Interessante, não?

Faça inscrição em vestibulares de instituições particulares

As instituições de ensino superior particulares vêm facilitando cada vez mais o acesso ao ensino superior. Com processos seletivos diferenciados — como o vestibular agendado e o online —, alternativas variadas de ingresso e programas de bolsas, descontos, convênios e parcelamento, seu sonho de ser fisioterapeuta fica ainda mais próximo da realidade.

Sem falar que as faculdades particulares são conhecidas por sua qualidade de ensino, infraestrutura moderna e completa, parceria com empresas, entre outros benefícios.

Na Anhanguera, você pode usufruir de todas as vantagens que citamos. Por isso, o próximo passo para passar no Vestibular de Fisioterapia é fazer sua inscrição com a gente.

Pratique bastante a redação

Quando pensamos em vestibular, o que primeiro vem à mente são as questões fechadas, não é mesmo? Embora seja necessário treinar bastante esses conteúdos, você não pode deixar de fora a preparação para a prova de redação — que tem um peso grande na nota final do vestibulando. Para o vestibular de Fisioterapia, isso não poderia ser diferente.

Até mesmo quem já manda bem na escrita deve praticar a redação. Isso porque é comum que acabemos nos esquecendo da estrutura dos mais variados tipos de texto cobrados no vestibular (dissertativo, narrativo, descritivo, carta etc.). Lembre-se de que o segredo para ter uma boa nota na redação é um só: treinar, treinar e treinar.

Outra dica importante é ficar sempre atento quanto ao que está acontecendo no Brasil e no mundo, já que as atualidades são constantemente temas da prova de redação. Sendo assim, fique de olho nos portais de notícias, combinado?

Arrase no vestibular de Fisioterapia!

Com as dicas do post, você não só conseguirá passar no vestibular de Fisioterapia, como dará um passo muito importante rumo ao sucesso na carreira. Lembre-se, no entanto, de que tão importante quanto se preparar para a prova é escolher uma faculdade de qualidade e que foque realmente a trajetória acadêmica e profissional do aluno. Por isso, a melhor opção é estudar Fisioterapia com a gente aqui, na Anhanguera.

Que tal aproveitar que está no nosso blog e fazer agora mesmo a sua inscrição para o vestibular? É só acessar a página de inscrição e escolher entre as formas de ingresso. Esperemos você por lá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.