Como é a grade curricular do curso de Comércio Exterior?

Comércio Exterior grade curricular

O ingresso em um curso de nível superior costuma gerar muita ansiedade no estudante, afinal, é uma decisão que exigirá dedicação e da qual o seu futuro se tornará dependente. Uma das primeiras curiosidades que aparece para quem tem vontade de fazer Comércio Exterior é sobre a grade curricular do curso, que habilita o profissional para diversos tipos de atuações.

Trata-se de uma formação bastante ampla e uma carreira de muita responsabilidade, na qual o conhecimento técnico e as habilidades desenvolvidas serão testadas a todo o momento. O papel principal do profissional de Comércio Exterior é cuidar dos procedimentos de importação e exportação de bens, sendo a eficiência um dos atributos mais desejados pelos contratantes.

Interessou-se pelo curso de Comércio Exterior? Então, continue a sua leitura e conheça as principais matérias da graduação na Anhanguera! A grade curricular do curso pode servir como um belo convite a essa carreira. Confira!

Direito Internacional

Se você já cursou direito e está se perguntando se vale a pena fazer uma segunda graduação, talvez estudar Comércio Exterior seja a melhor resposta. Para atuar na área, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos suficientes sobre o Direito Internacional Público e Privado, que regulam as relações entre os indivíduos com Estados estrangeiros, e entre particulares de países distintos, respectivamente.

No Direito Internacional Público você conhecerá, por exemplo, os limites da atuação de cada país, o que vale tanto em relação ao território quanto sobre seus regramentos internos e compromissos assumidos por meio de tratados internacionais. Nas relações entre particulares também há muito o que se estudar, como as regras aplicáveis aos contratos, e as formas como os eventuais conflitos de interesses serão resolvidos.

Gestão Aduaneira em Exportação

Para receber ou enviar uma carga para outro país não basta colocá-la em um navio ou avião e aguardar a chegada ao destino. O comércio internacional está subordinado a regras de controle que devem ser seguidas de forma rigorosa, sob pena de ter mercadorias apreendidas em razão do desrespeito à legislação, o que representa prejuízos que vão além do valor dos bens que foram retidos.

A Gestão Aduaneira em Exportação demanda a criação de estratégias por parte dos profissionais envolvidos, e elas servem para diversas finalidades, como o controle sobre a logística, estruturação, suporte técnico e a customização de projetos para que cheguem até seus locais de destino da maneira e dentro do prazo adequado.

Existem ainda as questões fiscais, como o recolhimento de impostos para o prosseguimento dos envios. Nesse sentido, os profissionais que já estejam acostumados com a tributação internacional ou com a contabilidade podem ter alguma vantagem, por isso pode ser uma boa segunda profissão para quem tem graduação em Ciências Contábeis.

Há boas notícias para você, caso tenha se assustado com a possível complexidade desse tipo de operação, que é o emprego cada vez mais comum da tecnologia nas áreas do Comércio Exterior. Dessa forma você ganha tempo e economiza esforços no desempenho do seu trabalho, e ganha também em eficiência, o que como já mencionamos e você verá ao longo de todo o seu curso de Comércio Exterior, é extremamente desejável.

Negociação e Gestão de Conflitos

Antes do envio ou recebimento de mercadorias acontece a negociação, por isso o profissional de Comércio Exterior deve desenvolver essa habilidade ao longo do curso e também no mercado de trabalho. Não se trata de apenas ter lábia, e sim de afinar os objetivos em comum com as pessoas e empresas que se sentam na mesa para negociar com você.

Firmar um bom negócio quer significar que todas as partes obtiveram benefícios mútuos, como uma venda em moeda de valor superior àquela em circulação no seu país ou com a abertura de um novo mercado que em algum momento representará uma demanda constante. Ter esse tipo de percepção será útil para a criação de relações com parceiros comerciais e ainda para o desenvolvimento dos seus negócios.

Da mesma maneira, é comum que surjam conflitos dentro das relações comerciais, pois as percepções sobre as negociações estão sujeitas ao subjetivismo e também a mudanças. Gerir essas crises com seus parceiros é uma das habilidades desejáveis para o profissional de Comércio Exterior, que deve sempre prezar pela continuidade dos negócios ou para que o fim das relações não sejam traumáticos.

Gestão de Pessoas

Muitos profissionais da área de Comércio Exterior acabam ganhando a atribuição de cuidar dos recursos humanos da sua empresa, como meio de criar uma equipe qualificada, estimulada e coesa para os fins que devem ser buscados. Reconhecer se os valores dos profissionais se afinam com a organização também é uma tarefa para o profissional de Gestão de Relações Humanas.

Dessa forma, faz sentido que o curso de Comércio exterior tenha matérias semelhantes à grade curricular do curso de Recursos Humanos, pois as disciplinas contribuem para o crescimento do profissional no mercado de trabalho. Também é uma forma de conseguir enxergar sua carreira e atuação com outros olhos, no caso, com a visão do contratante, o que pode ser muito bem utilizado para o seu sucesso.

Inglês Instrumental Para Comércio Exterior

O domínio de línguas estrangeiras é uma das habilidades necessárias para o sucesso nessa carreira, pois ao longo da sua vida profissional tratará sobre diversos temas e negociará com pessoas do mundo todo. O Inglês é o principal idioma dentro do contexto das negociações internacionais. Por isso, a graduação da Anhanguera tem essa disciplina em sua grade curricular.

Comércio Exterior é um bom curso para quem não fala outras línguas? Quem já tem algum conhecimento sobre o idioma tem vantagem, mas quem não o domina não deve se desesperar, pois as lições são focadas no dia a dia do profissional. Termos técnicos próprios do comércio exterior e a conversação dentro daquilo que se espera de uma negociação internacional são ensinados ao aluno.

Venha para a Anhanguera e transforme o seu futuro!

O curso de Comércio Exterior EAD da Anhanguera é um dos mais bem-vistos do mercado, e conta com parcerias que ajudarão você a conquistar as melhores vagas de estágio e de emprego — aliás, essas parcerias são os diferenciais da Anhanguera.

A confiança por parte dos empregadores é justificada por uma metodologia de ensino moderna, com uma grade curricular que oferece todo o conhecimento necessário para a prática profissional e para o desenvolvimento pessoal do aluno.

Como você deve saber, o Comércio Exterior é uma profissão que existe há muito tempo, mas contar com uma grade curricular moderna e que atende às expectativas do mercado de trabalho é um diferencial importante para a sua carreira. Invista no seu futuro e conquiste a sua realização profissional e a vida que sempre sonhou!

Então, faça a sua inscrição para o vestibular online da Anhanguera agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados