7 matérias da grade curricular de Gestão de Recursos Humanos

gestão em recursos humanos grade curricular

Quem tem facilidade para lidar com pessoas e gosta de trabalhar em equipe, além de ser organizado, precisa conhecer o curso de Gestão em Recursos Humanos. A grade curricular inclui disciplinas que vão aliar teoria e prática na formação do profissional de RH.

Em uma formação que dura apenas 4 semestres, você será preparado para planejar, implantar e coordenar atividades relacionadas à administração de pessoas, e estará pronto para ingressar no mercado de trabalho — ou conquistar uma promoção, caso já esteja trabalhando no setor.

Ficou curioso para descobrir o que se estuda no curso de Gestão de Recursos Humanos e como é a carreira nessa área? Continue a leitura deste post e descubra!

Administração de Recursos Humanos

Você já deve saber o que é grade curricular, certo? São as disciplinas que os estudantes precisam cursar a fim de obter o diploma. Porém, é preciso fazer as tarefas complementares e participar de atividades acadêmico-científico-culturais (palestras, simpósios etc.) para complementar as 1.800 horas de curso.

Dito isso, vamos começar a conhecer a grade curricular de RH pela disciplina que pode ser encontrada com esse nome ou como Gestão de Pessoas ou Desenvolvimento de Pessoas. Trata-se, de modo geral, do cuidado que se tem com os colaboradores de uma organização em relação a:

  • recrutamento;
  • análise de trabalho;
  • gerenciamento de salários;
  • avaliação personalizada.

Em suma, essa matéria é a “alma” do curso, que foca a relação do funcionário com a empresa de forma que ambos fiquem satisfeitos e não haja desvantagem para nenhuma das partes.

Análise de Desempenho

O gestor de RH é o responsável por sentir o clima organizacional e interceder quando necessário, de modo a levar os colaboradores e a equipe como um todo a darem o melhor de si.

Para isso, o estudante aprende diversas técnicas e processos de avaliação de análise de desempenho para dar feedbacks melhores e mais assertivos.

Gestão de Cargos e Salários

O profissional pode atuar em empresas de porte pequeno, médio ou grande, e em cada situação precisa fazer a gestão de cargos e de salários dos colaboradores. É ele quem administra benefícios e organiza planos de carreira na empresa.

Sua atuação envolve a constatação de que é necessário contratar uma pessoa, passa pelo recrutamento e treinamento do novo colaborador e, por fim, garante a retenção do talento na empresa.

Gestão Organizacional

O gestor de Recursos Humanos não é mais aquele profissional tecnicista de anos atrás. Para se manter no mercado, precisa estar atento ao desenvolvimento de novas metodologias, técnicas e tecnologias que permitem maior amplitude na relação com as pessoas.

As empresas do mundo pós-moderno demandam um olhar inovador sobre os colaboradores e a forma de fazê-los se envolver nas estratégias e nos objetivos da organização. É isso que se estuda nessa disciplina, uma das mais importantes da grade.

Afinal de contas, uma opção de carreira promissora para quem opta por esse curso é a de recrutador!

Legislação Empresarial

Legislação Empresarial e Legislação Trabalhista são matérias que buscam fornecer uma noção de Direito Empresarial e Trabalhista ao futuro gestor de RH. Embora ele não seja diretamente responsável por essa área, precisa saber as implicações que uma demissão provoca, assim como as leis que regulamentam a empresa.

São tópicos importantes que o gestor de RH precisa conhecer:

  • função social da empresa;
  • direito do consumidor;
  • defesa do meio ambiente.

Negociação e Gestão de Conflitos

Esse é um conteúdo fundamental para quem lida com pessoas, concorda? Afinal, cada uma tem seu ponto de vista, e é preciso gerenciar momentos de crise, quando conflitos surgem inevitavelmente.

Nessa disciplina, o futuro gestor aprende técnicas para gerenciar conflitos com ética e resolver as divergências que ocorrem nas empresas, de modo a transformá-los em oportunidades de aprendizagem e de crescimento aos colaboradores.

Português Instrumental

No curso de Gestão de RH, as matérias relacionadas ao estudo da Língua Portuguesa, do Inglês e até de Libras (Língua Brasileira de Sinais) não ficam de fora.

Um profissional que atua em uma grande empresa, por exemplo, uma multinacional, deve estar preparado para se comunicar bem, utilizando a Língua Portuguesa padrão de acordo com o contexto.

Isso significa que cometer erros básicos de Português pode deixar um candidato de fora do processo seletivo. Também é preciso estar inteirado das especificidades da comunicação empresarial e saber redigir atas, relatórios, pareceres, e-mails e outros gêneros textuais inerentes a esse meio.

Da mesma forma, o conhecimento de uma língua estrangeira será de fundamental importância ao futuro profissional. Já a fluência em Libras é um diferencial em uma sociedade cada vez mais inclusiva.

O tecnólogo em Gestão de RH oferece muitas oportunidades!

Como você pôde perceber até aqui, esse é um curso que prepara profissionais muito requisitados pelo mercado e com ampla possibilidade de conquistar uma vaga logo após se formar (ou até mesmo ainda durante a graduação).

O curso superior em Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos oferece muitas oportunidades tanto em grandes capitais quanto em cidades menores, no comércio e na indústria.

Agora, depois desse panorama otimista, você deve estar se perguntando: e o salário do profissional de Recursos Humanos? Ele acompanha a valorização que o setor vem ganhando no mercado, com boas oportunidades e remunerações mais altas em empresas de maior porte. A média nacional é de R$ 3.243,45*.

Outra dúvida é em relação ao valor das parcelas mensais: quanto custa um curso tecnólogo? O valor, em relação a uma graduação tradicional, já cai pela metade, pois a duração é menor. Além disso, se você optar por estudar a distância (EAD), terá ainda mais vantagens. Na Anhanguera, as mensalidades começam a partir de R$ 169,00* mensais, e também é possível conseguir bolsas e descontos, sabia?

Sendo uma formação da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, o curso de Gestão de Recursos Humanos pode ser feito, dependendo da unidade mais perto de você, em uma das três modalidades:

  • presencial;
  • semipresencial;
  • 100% online.

Estude Gestão de RH com a gente!

Aqui na Anhanguera, o curso de Gestão em Recursos Humanos tem grade curricular otimizada para que sua formação consiga unir excelência na qualidade de ensino a um curto prazo. Dessa forma, você se forma em menos tempo, mas nem por isso seus conhecimentos são menores.

Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e comece a vislumbrar um novo futuro, com diploma na mão e um emprego para chamar de seu!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content