Você tem vontade de se capacitar e entrar em uma área de atuação profissional que oferece uma série de oportunidades de emprego? Nesse caso, o curso de Comércio Exterior pode ser a alternativa ideal para alcançar esse objetivo!
A graduação qualifica os estudantes a prestar serviços no setor com qualidade e excelência, sempre atentos às necessidades dos clientes. Se quiser se dar bem na carreira, é fundamental desenvolver algumas habilidades e competências a fim de aumentar ainda mais as chances de obter um bom cargo.
Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando o conteúdo que preparamos aqui na Anhanguera e veja se Comércio Exterior é um bom curso no qual investir. Confira a seguir!
Saiba o que se estuda na graduação de Comércio Exterior
A graduação tecnológica em Comércio Exterior prepara o aluno para atuar em atividades relacionadas a exportação e importação, operações cambiais (em empresas que lidam com logística internacional), legislação e prática aduaneira.
A faculdade oferece uma série de conteúdos, como legislação, gestão, ética, civilidade, matemática, economia e inglês, além de conhecimentos específicos ligados à análise e aos estudos de operações, gestão, consultoria e planejamento.
Assim, os graduandos aprendem a pesquisar oportunidades de mercado e a lidar com fluxos de pagamentos, recebimentos e empréstimos. O curso de Comércio Exterior ainda proporciona conhecimento para que o estudante consiga fazer análises e adaptar produtos e negócios a novos nichos, exercendo papel de intermediário no fechamento de contratos de compra e venda com o exterior.
Sendo assim, o indivíduo é habilitado para executar e negociar operações nos âmbitos legais e tributários em alfândegas e acompanhar embarque, desembarque e transporte de cargas. Além disso, ainda aprende a lidar com a contratação de frete e de seguros, exercendo atividades diretamente com a parte logística dos negócios. Assim, a graduação é bastante indicada para quem tem interesse pela área de matemática, geografia e idiomas.
Para se dar bem na carreira, é fundamental desenvolver um bom raciocínio lógico, bem como facilidade para lidar com números e cálculos e saber como negociar e resolver problemas da melhor forma. Também é indicado ter perfil de liderança, capacidade de gestão, planejamento, organização e iniciativa.
Após concluir a faculdade, o recém-formado poderá buscar oportunidades de trabalho para atuar nas seguintes áreas:
- importação e exportação;
- aduaneira;
- financeira e cambial;
- consultoria e marketing internacional;
- logística e gerenciamento de cargas.
Dentro dessas áreas, você pode escolher entre procurar um emprego em uma empresa ou órgão governamental, ou exercer serviços em um escritório próprio. A média salarial para o profissional de Comércio Exterior é de, atualmente, R$ 2.355,87 no país, podendo atuar em cargos como o de analista, técnico e agente logístico.
Entenda se Comércio Exterior é um bom curso para você
Existem inúmeras vantagens de cursar Comércio Exterior e investir nessa promissora carreira. No entanto, para obter diferencial, é imprescindível estar aberto para aprender as habilidades profissionais da área e demonstrar diferencial nos processos de seleção.
Mesmo assim, o caminho mais indicado para obter qualificação é optar por uma instituição de ensino superior de qualidade e excelência. Na Anhanguera, oferecemos apoio personalizado aos nossos alunos, independentemente do curso ou da modalidade de ensino em que estudam, já que o curso está disponível na modalidade EAD, 100%online.
Aqui na faculdade Anhanguera, contamos com um sistema de ensino que prepara os graduandos para o mercado de trabalho de forma dinâmica e interativa, ensinando por meio de casos reais da profissão.
Além disso, temos uma importante parceria exclusiva com o Canal Conecta, portal de empregabilidade que busca vagas de trabalho de acordo com as exigências de perfil e de qualificação dos alunos. O mais bacana é que existe uma série de empresas conveniadas com a Anhanguera, permitindo que cada vez mais estudantes tenham acesso às oportunidades do mercado de trabalho.
A seguir, veja os motivos de por que fazer Comércio Exterior vale a pena.
Alta demanda do mercado de trabalho
Atualmente, o mercado de trabalho para o setor é amplo, e, a depender do nível de qualificação, é possível receber salários altos e ter a garantia de estabilidade no futuro. Por prestar serviços para muitas empresas estrangeiras, por exemplo, o profissional ainda pode receber o salário em dólar ou em outra moeda, tendo seu trabalho mais valorizado e bem-pago.
Abrangência nas áreas de atuação
Quem se forma em Comércio Exterior ainda conta com uma abrangência de áreas para atuar profissionalmente. Por conta de o Brasil ter uma legislação aduaneira complexa, existe uma série de cargos e de vagas disponíveis para os recém-formados no mercado de trabalho, o que representa uma excelente chance de obter crescimento e sucesso na carreira.
Rotina de trabalho dinâmica
A rotina de trabalho dinâmica também é outro fator que faz com que muitas pessoas invistam na profissão. Com frequência, o profissional é solicitado a fazer viagens e conhecer outras culturas e fronteiras diferentes da sua. Assim, é possível ter um melhor entendimento da política e da legislação de outros países, além de desenvolver uma visão ampla de como funciona o mercado de outros lugares no exterior.
Desenvolvimento de novas habilidades
Os indivíduos formados desenvolvem uma série de novas habilidades, sendo que muitas delas são exigências e requisitos da própria profissão. Aprender a liderar e ter espírito de equipe, criatividade, boa comunicação e iniciativa para resolver problemas, por exemplo, são competências esperadas de quem se forma em Comércio Exterior.
Valorização profissional
Devido à alta responsabilidade que a carreira exige, os profissionais têm sido cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Para ter uma ideia, atualmente faltam pessoas qualificadas e que tenham os conhecimentos técnicos adequados às vagas, o que acaba garantindo que quem obtém aperfeiçoamento e apresenta um bom desempenho tem mais chances de conseguir uma vaga de emprego.
Acesso a oportunidades fora do país
Por conta do avanço da globalização e da internacionalização dos serviços, o setor oferece uma série de oportunidades para quem deseja atuar fora do país. Isso porque o Comércio Exterior lida fundamentalmente com a compra e a venda de produtos entre empresas e governos de diferentes locais do mundo. Assim, o papel do profissional é, justamente, identificar as necessidades dos clientes e as possibilidades de expansão dos negócios.
Curta duração do curso
A graduação tecnológica em Comércio Exterior tem a duração de apenas dois anos. Esse tipo de grau acadêmico é ideal para quem deseja aprender rapidamente as competências específicas e técnicas do setor e ingressar no mercado de trabalho assim que concluir a formação.
Agora que você já sabe por que Comércio Exterior é um bom curso, busque por uma faculdade de excelência para começar quanto antes os estudos no ensino superior. Dessa forma, você investirá no seu futuro profissional e terá mais chances de alcançar os seus maiores objetivos!
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e inscreva-se agora mesmo no vestibular online da Anhanguera para iniciar a sua trajetória acadêmica com o pé direito!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 32
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?