Pesquisar

Tudo sobre a carreira em Empreendedorismo!

Inscrição Vestibular de Medicina 2025 Anhanguera

Você sonha em ter o seu próprio negócio e ter a chance de estar lado a lado com nomes gigantes como Mark Zuckerberg, Steve Jobs, entre outros que fizeram história nas suas áreas de atuação? Se a resposta é “sim”, é fundamental se preparar para a carreira em Empreendedorismo.

Com um mercado cada vez mais favorável para quem deseja abrir seu próprio negócio, esse é o timing certo para começar a planejar seu caminho e conquistar o sonhado sucesso. Uma das formas para isso é conhecendo os detalhes dessa carreira.

Então, vem com a gente! Nós separamos todas as informações necessárias para ajudá-lo nessa jornada e criar um negócio que impactará o mercado. Vamos nessa!

Conheça a carreira no Empreendedorismo

O empreendedorismo é uma área que tem crescido muito no mundo. É uma carreira voltada para quem deseja inovar, liderar e criar soluções próprias para resolver problemas que afetam o público.

Seja com a criação de uma startup ou desenvolvimento de outros modelos de negócios próprios, quem decide empreender assume riscos para transformar suas ideias em realidade.

Vamos entender melhor sobre essa área e os principais nomes que podem influenciar sua carreira. Confira a seguir!

O que é empreendedorismo?

O empreendedorismo pode ser definido como o conjunto de processos que identificam oportunidades de negócios. Envolve o desenvolvimento de soluções inovadoras e transformar essas ideias em empreendimentos lucrativos.

Ou seja, os empreendedores atuam na linha de frente da inovação do mercado. Eles criam produtos, serviços ou soluções que atendem demandas atuais ou, então, proporcionam mudanças que podem revolucionar uma área.

A criação de um empreendimento envolve várias etapas, desde a concepção do produto à definição do modelo de negócios, passando pela captação de recursos para viabilizar o negócio, gerenciamento de pessoas, formação de parcerias, entre outras questões.

Existem diferentes tipos de empreendedorismo. Estão entre os principais deles:

  • Empreendedorismo digital: ele é focado na criação de negócios e soluções tecnológicas. Geralmente envolve desenvolvimento de aplicativos ou plataformas online;
  • Empreendedorismo social: é focado na resolução de problemas sociais e ambientais e, ao mesmo tempo, conseguir bons resultados financeiros. Ou seja, une lucratividade e impacto positivo na sociedade;
  • Empreendedorismo corporativo: é um modelo que incentiva novas oportunidades de empreender dentro das organizações, facilitando processos de melhoria contínua e conseguindo manter-se competitivo no mercado. 

Por que muitas pessoas decidem empreender?

Uma das principais razões pelas quais mais pessoas estão empreendendo é o desejo de ter autonomia profissional, ou seja, a possibilidade de ser o seu próprio chefe e controlar seu destino pessoal. Outro é o desejo de criar algo inovador e disruptivo, como grandes nomes do mercado.

barbeiro sorrindo e segurando máquina de cortar cabelo
As pessoas buscam autonomia profissional ao empreender

Mas não é só isso que motiva as pessoas a empreenderem! Outras razões que motivam esse sonho são:

  • Sede por inovação: muitos empreendedores têm como princípio de vida serem responsáveis por mudanças essenciais para o mundo, trazendo novidades para o mercado;
  • Flexibilidade: poder gerenciar o próprio tempo e ter um maior controle sobre a própria rotina é um dos motivos pelos quais muitas pessoas decidem abrir seu negócio;
  • Crescimento escalável: startups e negócios inovadores possuem um enorme potencial de crescimento, especialmente com o apoio de investimentos para viabilizar a escalabilidade do negócio.
  • Realização pessoal: a oportunidade de ver sua ideia ganhando forma e mudando mercados pode ser uma grande realização pessoal.

Quais são os grandes nomes do empreendedorismo atual?

Há diversas histórias de sucesso na área de empreendedorismo. Nomes como Steve Jobs, Elon Musk, Jeff Bezos, entre outros. Conhecer mais sobre eles pode ajudar a inspirá-lo. 

Vamos conhecer mais sobre cada um desses personagens a seguir!

  • Bill Gates: co-fundador da Microsoft, uma das maiores big techs do mundo, ele mudou a forma como o mundo utiliza os computadores pessoais. Por muitos anos, isso o levou a ser uma das pessoas mais ricas do mundo. Também é uma inspiração pela sua dedicação à filantropia, inspirando empreendedores a usarem o seu sucesso para causar impacto social;
  • Elon Musk: fundador da Tesla e da SpaceX, sendo considerado um dos grandes visionários da área de tecnologia. Ele é conhecido pela sua capacidade de transformar diversas indústrias com soluções inovadoras, como o setor automobilístico, mídias sociais, aeroespacial, entre outros;
  • Jeff Bezos: criador da Amazon, ele revolucionou o comércio eletrônico e a área de logística mundial. Hoje ela é uma das maiores empresas do mundo, oferecendo uma plataforma global para negócios de diferentes tamanhos;
  • Oprah Winfrey: além de ser uma das maiores personalidades da mídia, ela construiu um império empresarial na área de mídia e impacto social. Ela é uma grande inspiração sobre autonomia profissional e liderança;
  • Richard Branson: ele é fundador do Virgin Group, conhecido pela diversificação de negócios, com atuações na área de música, aviação e telecomunicações. Além disso, ele também é mundialmente famoso pelo seu estilo de liderança ousado;
  • Reid Hoffman: ele é um dos co-fundadores do LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo. Além disso, ele também é considerado um dos maiores empreendedores digitais e investidores do Vale do Silício, tendo ajudado na criação de diversas outras empresas de sucesso.

Esses nomes mostram como é possível transformar ideias em negócios globais, quando se tem foco em inovação, planejamento estratégico e coragem para enfrentar riscos. 

Outro ponto de inspiração de todos esses nomes é como eles demonstraram a importância de estarem atualizados, identificando as tendências e demandas atuais do mercado. 

Quais as perspectivas para o mercado empreendedor?

O mercado para Empreendedorismo está altamente promissor. As mudanças aceleradas do mercado, com surgimento de novas tecnologias e a globalização, ficou mais fácil alcançar sucesso em todo o mundo.

mulher em ateliê falando ao celular ao lado de caixas em cima de mesa
As novas tecnologias ajudam o empreendedor a ter sucesso em outros países

Cada vez mais vemos profissionais de diferentes áreas buscando abrir seus próprios negócios, criar startups ou inovar dentro de empresas que já estão consolidadas. Além disso, programas de aceleração e incubadoras também têm dado o suporte necessário para quem está começando nessa área.

Vamos entender mais a seguir sobre o cenário atual e as tendências para o futuro!

Mercado atual

O cenário atual é marcado por uma forte expansão de startups, especialmente em áreas disruptivas, como tecnologia, e-commerce, finanças e influência digital. Além disso, mais pessoas estão buscando sua autonomia financeira, com um aumento expressivo no número de Microempreendedores Individuais (MEIs) nos últimos anos.

Vamos a alguns dados que mostram a força do cenário atual:

Além disso, outras tendências também que fortalecem o Empreendedorismo no Brasil são:

  • Empreendedorismo digital: esse é um dos maiores destaques do mercado. Os negócios que exploram plataformas online e aplicativos. Alguns dos principais exemplos de sucesso são o Uber e Airbnb. Isso abre caminho para novos modelos de negócios, permitindo que empreendedores utilizem a internet como base para seus negócios;
  • Apoio institucional: há um aumento nas iniciativas governamentais e, também, privadas, para facilitar a abertura de novos negócios. Instituições como Sebrae, BNDES, Google for Startups e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) proporcionam suporte financeiro, técnico, mentorias, facilita o networking e proporciona orientação estratégica para quem está começando;
  • Expansão da globalização: com a crescente internacionalização das startups e a facilidade de acesso a mercados globais, empreendedores podem expandir suas operações para outros países. 

Tendências futuras

O futuro do Empreendedorismo aponta um cenário ainda mais dinâmico e promissor. O avanço das tecnologias e mudança nos hábitos de consumo estão expandindo as possibilidades para inovar em áreas que ainda não estão sendo tão bem exploradas.

Vamos conhecer mais sobre o que esperar para o futuro de quem deseja empreender.

Inovação em tecnologia e digitalização

Tecnologias como inteligência artificial, análise de dados e aprendizado de máquina vão continuar sendo fundamentais para o desenvolvimento de novos negócios. Isso vale tanto para escolher os produtos e serviços do negócio quanto, também, para ajudar nas estratégias de crescimento.

Por exemplo, o uso dessas tecnologias nas rotinas de uma nova empresa permite otimizar processos, reduzir custos e criar produtos personalizados. Com isso, você consegue encantar o seu cliente.

Além disso, as startups que investirem em inovação tecnológica, especialmente no campo da automação, big data e realidade aumentada, estarão na vanguarda dessa transformação.

Sustentabilidade e negócios verdes

Com crises climáticas cada vez mais presentes nas rotinas, a sociedade tem buscado empresas que estão comprometidas com os cuidados com o meio ambiente, mostrando que possuem responsabilidade social e comprometimento com o futuro.

moça cortando papel em loja
As pessoas buscam mais empresas comprometidas com o meio ambiente

Startups focadas em sustentabilidade, energia renovável e economia circular estão, inclusive, ganhando mais atenção. Isso acontece tanto pelos consumidores quanto, também, de investidores, especialmente internacionais, já que há uma preocupação mundial com o assunto.

Mesmo que o negócio não tenha foco em questões ambientais, se o modelo é sustentável, ele ganha uma maior visibilidade e conquista a fidelização do público. 

Economia colaborativa e compartilhada

Modelos de negócios baseados em economia colaborativa, como Uber, Airbnb, entre outros, continuam crescendo consideravelmente no mercado. O compartilhamento de recursos está alinhado, também, com uma perspectiva mais sustentável e ajuda na democratização do acesso a produtos e serviços.

Expansão do e-commerce e do marketing digital

O comércio eletrônico já era uma forte tendência antes da pandemia. Após esse momento, ele ganhou ainda mais força, a partir da digitalização acelerada devido ao isolamento social.

Por isso, o futuro do empreendedorismo será ainda mais digital, com uma expansão ainda maior do e-commerce e do marketing digital. Eles, inclusive, estarão entre os pilares fundamentais para o crescimento dos negócios, com o uso das estratégias de marketing digital para impulsionar a comercialização de produtos ou serviços.

Crescimento das fintechs e empreendimento financeiro

O setor de fintechs (empresas de tecnologia financeira) continua se destacando no mercado. Cada vez mais o público busca a criação de soluções que facilitam transações financeiras e facilitam as rotinas das pessoas.

Bancos digitais, empresas que concedem empréstimos e realizam pagamentos digitais ganham cada vez mais popularidade. Por isso, essa é uma área que pode ganhar sua atenção, se desejar ter seu próprio negócio.

Crescimento das startups

O investimento em startups continuará no centro do Empreendedorismo. Por isso, se você deseja começar um negócio e possui uma ideia disruptiva, que pode revolucionar uma área, optar por esse modelo poderá ser uma excelente opção.

Principais cargos dentro da carreira em Empreendedorismo

Uma carreira no campo do Empreendedorismo pode ir além de abrir o próprio negócio. Há possibilidades de atuação, até mesmo, no setor privado, como consultor ou mentor de negócios.

Vamos conhecer mais a seguir sobre as principais possibilidades de atuação nessa carreira e aproveite para descobrir qual delas é mais alinhada com seus objetivos.

A carreira de Empreendedorismo no setor privado

O setor privado consegue absorver diversos profissionais especializados em Empreendedorismo. Eles podem trabalhar, justamente, como consultores ou mentores para quem está em busca de abrir sua empresa.

Vamos conhecer mais sobre essas funções a seguir!

Gestor de inovação

O gestor de inovação é o profissional responsável por pesquisar, indicar, planejar e gerenciar inovações em empresas. Ele pode ser um profissional alocado internamente ou, então, atuar em uma empresa de consultoria voltada para este fim.

Ele é especializado em otimização de processos, introdução de novos produtos e serviços e, também, em promover uma cultura de inovação internamente. Muitas empresas estão em áreas nas quais é necessário incentivar criações constantes. Nesse caso, o gestor de inovações tem um papel essencial e estratégico.

homem em reunião explicando dados em quadro para colegas
O gestor de inovação atua com a introdução de novos produtos

Consultor de investimentos

O consultor de investimentos pode ser alocado em empresas que investem em outros negócios. Ele é responsável, justamente, por fazer a avaliação, em conjunto com o setor financeiro, sobre quais são as ideias com potencial de sucesso e indicar quais merecem injeção de capital da organização.

Esse é um papel de muita responsabilidade, já que uma escolha ruim pode gerar perdas financeiras para a empresa. Porém, se você gosta de ajudar outros negócios a expandir, pode trazer muita recompensa pessoal exercer essa atividade.

Consultor empresarial

Os consultores empresariais ajudam as empresas a identificarem as oportunidades de crescimento, melhorar a eficiência e desenvolver estratégias que ajudarão a alcançar os resultados de um negócio.

Nessa função, o profissional pode atuar em empresas especializadas em consultoria ou, então, em associações que prestam este tipo de serviço. Por exemplo, o Sebrae contrata profissionais para realizar esse tipo de serviço para futuros empreendedores.

Algumas Organizações Não-Governamentais (ONGs), inclusive, contratam esses profissionais para fortalecer as ideias de pessoas em situações de vulnerabilidade, que desejam ter a oportunidade de criar o seu próprio negócio.

A carreira de Empreendedorismo no setor público

Os objetivos do Empreendedorismo, geralmente, entram em choque com o setor público. Isso porque esse segundo é voltado para melhorar a gestão pública e implementação de políticas em órgãos governamentais. Já o empreendedor busca inovação e a maximização de lucros.

Porém, isso não significa que não tenha caminho para esses profissionais no setor público. Caso você se destaque no mercado pode, até mesmo, ser indicado para cargos de liderança em empresas públicas (que são feitos por nomeações), devido à sua bagagem e sucesso.

A carreira de Empreendedorismo para quem é empreendedor

Empreender é a principal possibilidade para quem quer entrar nessa área. Afinal, é a oportunidade de ter autonomia profissional, independência financeira e diversos outros benefícios de investir na realização do seu sonho.

Mas afinal, como saber se essa é uma área que vale a pena investir? Estão entre alguns dos principais pontos que ajudará nessa decisão:

  • Autonomia profissional: os empreendedores têm a liberdade de criar e gerenciar seus próprios negócios. Isso pode ser ótimo para quem gosta de maior independência, mas também é bastante desafiador. Afinal, diferentemente de quem atua contratado, há uma maior incerteza financeira, bem como também há uma maior responsabilidade, já que o sucesso ou o fracasso do negócio dependerá das suas ações;
  • Networking e colaboração: essa é uma área que se fortalece com uma rede sólida de contatos. Por isso, fará parte da sua rotina participar de eventos, conferências e grupos focados para networking. Isso ajudará a abrir portas e oferecer oportunidades interessantes para oportunidades e parcerias valiosas;
  • Educação e capacitação: você precisará dominar os assuntos tanto da sua área específica quanto, também, de questões relacionadas com empreendedorismo. Por isso, participar de especializações, workshops e mentorias para se manter atualizados sobre as últimas tendências de mercado e aprimorar suas habilidades será necessário para seu sucesso;
  • Inovação e adaptabilidade: o mundo dos negócios está sempre em transformação. Os melhores empreendedores são aqueles que conseguem se adaptar rapidamente às mudanças e conseguem trazer inovações para lidar com esses desafios. Isso pode envolver desde a adoção de novas tecnologias a, até mesmo, reformulação completa das estratégias;
  • Busca por financiamento: esse é um dos desafios mais constantes, pois ter acesso a capital para conseguir realizar as atividades da empresa. Por isso, você precisará estar em constante contato com investidores ou contar com linhas de créditos e programas de incentivo para empreendedores.
homem apresentando dados gráficos em reunião
A capacitação constante é essencial para o empreendedor

A carreira em empreendedorismo é repleta de desafios, mas também oferece inúmeras recompensas. Empreendedores que estão dispostos a aprender, se adaptar e inovar têm grandes chances de sucesso em um mercado em constante evolução.

Os salários e benefícios de quem está na área de Empreendedorismo

Quem empreende, diferentemente das carreiras tradicionais, geralmente não possui um salário fixo. Nesse caso, a pessoa recebe proporcional ao rendimento do negócio, que pode variar conforme o estágio do negócio, área de atuação e sucesso da empresa no mercado.

Porém, em alguns casos, é possível tirar o pró-labore, que é uma espécie de “remuneração” pelos serviços prestados para a empresa. Esse valor pode mudar conforme a média de rendimento da empresa. 

Em geral, os ganhos no primeiro ano são modestos. Afinal, o retorno, geralmente, deve ser para o desenvolvimento da empresa e reinvestimento dos lucros. Porém, com o tempo, a tendência é poder ter um rendimento maior. Em alguns casos, o primeiro ano pode ter uma remuneração menor do que o valor de mercado para cargos equivalentes.

Porém, conforme seu negócio se tornar mais maduro, os rendimentos podem aumentar exponencialmente. Também, chega um ponto no qual é possível receber participações nos lucros e bônus ao longo do ano.

Porém, isso será proporcional aos ganhos da sua empresa em um determinado período. Portanto, quanto mais se dedicar para fazer o negócio crescer, mais rapidamente terá acesso a esses benefícios.

Ainda que essas variações possam mudar bastante ao longo do tempo, os potenciais ganhos podem ser bastante altos e incentivar você a empreender. Além disso, não é apenas o salário que pode ser atrativo.

Afinal, você terá maior autonomia e flexibilidade em seu dia a dia, além das oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Por isso, coloque na ponta do lápis os desafios e as recompensas e avalie se é uma carreira atraente e gratificante para você.

Cultura e dia a dia da carreira em Empreendedorismo

O Empreendedorismo é uma carreira marcada por desafios constantes, inovações, alta pressão e necessidade de tomar decisões rápidas. O cotidiano desses profissionais envolve diversas atividades complexas, mas, ao mesmo tempo, pode ser uma área muito gratificante.

homem em empresa fazendo cálculo com calculadora
O cotidiano do empreendedor envolve muitas atividades

A seguir, vamos conhecer mais sobre o dia a dia dos empreendedores!

Ambiente de trabalho dinâmico e flexível

O mundo do empreendedorismo é voltado para quem não gosta de lidar com rotinas. Diferentemente das carreiras tradicionais, que possuem um dia a dia mais rígido, os empreendedores trabalham em horários variáveis e, em muitas vezes os planos podem mudar radicalmente.

Ainda que, especialmente os autônomos individuais possam ter maior liberdade para definir seus próprios cronogramas, muitas vezes problemas inesperados podem exigir que você precise ficar mais tempo no trabalho.

Por isso, essa é uma área muito marcada pela imprevisibilidade. Também, é importante ter disciplina para lidar com essa flexibilidade, para não se perder em prazos e deixar o crescimento do seu negócio de lado.

Outro ponto é que esses profissionais podem escolher qual será o modelo de ambiente trabalho adotado no negócio. Atualmente, está em alta aqueles que incentivam o trabalho colaborativo e horizontal, com hierarquias menos rígidas e uma comunicação mais aberta. 

Pressão por tomada de decisões rápidas e solução de problemas

Ser empreendedor é, muitas vezes, apagar incêndios todos os dias. Um dos principais desafios que faz parte da rotina é tomar decisões importantes constantemente e, também, solucionar problemas que surjam no dia a dia da melhor forma.

Isso vale desde o gerenciamento de finanças a, até mesmo, escolha de estratégias de marketing e lançamento de produtos e serviços. Por isso, os empreendedores precisam ter um pensamento ágil e, ao mesmo tempo, ter todas as informações em mãos, para tomar decisões com a base mais sólida possível.

Especialmente em cenários de crise, cada minuto importa para contornar eventuais prejuízos. Por isso, é importante desenvolver habilidades de resiliência e inteligência emocional para saber como lidar com essas questões.

Cultura de inovação e crescimento

A inovação empresarial é um pilar central da cultura empreendedora. Isso pode ser o diferencial para moldar o sucesso de um negócio. Por isso, os empreendedores precisam ter uma mentalidade voltada para a melhoria contínua de produtos, processos e serviços.

Pense nas principais empresas do momento: Amazon, Tesla, Meta, Apple, Microsoft, entre outras, estão sempre trazendo novidades para o seu público. Eles estão sempre à frente das tendências e prontos para se adaptar rapidamente a diferentes cenários.

Ao mesmo tempo, também é fundamental saber identificar quais são as inovações que realmente valem a pena e quais podem ser deixadas para depois ou, ainda, não compensam o investimento.

[A inovação] surge quando você diz ‘não’ para mil coisas (…). Estamos sempre pensando em novos mercados em que podemos ingressar, mas é só ao dizer ‘não’ que você pode se concentrar nas coisas que são realmente importantes — Steve Jobs, criador da Apple.

Networking e construção de relacionamentos

O networking ajuda a criar redes sólidas, que ajudam a fortalecer os envolvidos e o mercado como um todo. Construir e nutrir esses contatos com outros empreendedores, investidores, mentores e potenciais clientes é essencial para o crescimento dos negócios. 

pessoas conversando em salão
Nutrir contatos com outros empreendedores e investidores é bom para o crescimento do negócio

Por isso, faz parte da rotina desse profissional participar de eventos como conferências, workshops e feiras. Além disso, usar as redes sociais profissionais, como LinkedIn, pode ajudar, também, nessa aproximação.

Gestão de equipes e liderança

Os empreendedores estão em uma posição estratégica de liderança e que, ao mesmo tempo, pode ser um ponto crítico. Esse profissional precisa gerenciar não só suas próprias atividades, mas suas equipes e criar uma cultura empresarial positiva.

Inclusive, grandes nomes que podem inspirar sua carreira, como Oprah Winfrey e Richard Branson, são conhecidos pelas suas habilidades de liderança inspiradora, que ajudam a criar um ambiente de trabalho produtivo e inovador.

Para liderar equipes, é preciso combinar um conjunto de habilidades técnicas (hard skills) e comportamentais (soft skills), como boas habilidades de comunicação, inteligência emocional, resiliência e capacidade de delegar responsabilidades. 

Além disso, é importante promover uma cultura de aprendizado e crescimento dentro da empresa, onde os membros da equipe se sintam valorizados e engajados. Instituir uma abertura de feedback, para ouvir seus colaboradores, pode ajudar bastante nesses processos.

Sindicatos e associações profissionais

Os empreendedores, geralmente, não contam com sindicatos tradicionais, como em outras carreiras estruturadas no mercado de trabalho. Afinal, esses são profissionais que podem trabalhar de forma autônoma ou, então, são eles os empregadores.

No entanto, é possível contar com diversas associações e organizações que são, justamente, criadas para quem está começando a criar o seu negócio, ou para quem já tem tempo de estrada, mas deseja expandir suas atividades.

Essas entidades podem ser fundamentais para alcançar seus objetivos, dando o suporte necessário com mentorias, consultorias, acesso à investidores e a um ecossistema de aceleração.

Vamos conhecer mais sobre as principais associações a seguir!

Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)

O Sebrae é uma das maiores e mais tradicionais instituições no Brasil de apoio aos empreendedores. Ele surgiu, justamente, como uma forma de prestar serviços e consultorias para quem está desenvolvendo pequenos e médios negócios.

Ele disponibiliza cursos que ajudarão a aumentar seus conhecimentos sobre o mercado, consultorias para avaliar a situação da sua empresa e indicar caminhos a serem seguidos. Também pode ajudar com programas específicos para sua área de atuação.

ABStartups (Associação Brasileira de Startups)

A ABStartups é uma organização criada, justamente, para dar todo o suporte a criação e crescimento das startups. Ela fornece formas de potencializar o seu networking, cria eventos que ajudam a compreender o cenário atual e oportunidades importantes, além de fornecer programas de aceleração.

Google for Startups

O Google for Startups é voltado para apoiar os empreendedores do setor de tecnologia. Ele oferece, também, programas de aceleração, recursos e suporte técnico e networking global, ajudando o negócio a se consolidar e crescer nesse momento inicial. Com isso, fica mais fácil escalar seus produtos ou serviços.

placa do Google for Startups
O Google for Startups apoia empresas tecnológicas

Endeavor

A Endeavor é uma organização global de alto impacto, criada para ajudar a fortalecer o empreendedorismo em diversos países do mundo. Eles fornecem mentoria, acesso a capital e ferramentas para ajudar negócios a crescerem de forma acelerada e sustentável.

Regulamentações e ética profissional

O Empreendedorismo é regido pelas principais legislações sobre abertura e funcionamento de empresas, bem como também deve seguir as regras relacionadas com questões fiscais, para evitar problemas com a Receita Federal. 

Ainda, há as regras específicas da área de atuação (por exemplo, normas da Anvisa para quem trabalha com alimentos). Por isso, os empreendedores devem ter um suporte de um corpo jurídico específico para a área empresarial, para garantir que todas as atividades estão de acordo com as regulamentações e leis existentes em todas as partes.

Vamos conhecer mais sobre os principais pontos que você deve estar atento a seguir.

Legislação fiscal e tributária

Os empreendedores devem seguir as determinações previstas na legislação fiscal, especialmente no momento inicial. Nessa fase, você deve estar atento para os cuidados com a abertura da empresa e registro, além da escolha do regime tributário.

Além disso, é fundamental conhecer as obrigações fiscais específicas de sua área de atuação, como o pagamento de ISS (Imposto Sobre Serviços), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), entre outros.

Alguns impostos variam de acordo com o estado ou município em que a empresa foi registrada. Por isso, é importante ter o suporte de especialistas na área tributária e contadores de confiança ao seu lado desde o começo da empresa.

Regulamentações trabalhistas

Se você não trabalhar como autônomo individual (MEI), então contratará pessoas para fazerem parte da sua empresa. Os empregadores precisam seguir as leis trabalhistas brasileiras, como a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Isso inclui o cumprimento de obrigações como o registro de funcionários, pagamento de salários, contribuições para a Previdência social, além dos cuidados com segurança (como disponibilizar Equipamentos de Proteção Individual, quando a lei exigir).

Lei de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Hoje dificilmente há empresas que não trabalham, em alguma medida, com captura de dados dos clientes. Nesse caso, será preciso atuar de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). 

Ela traz as diretrizes voltadas para como as informações pessoais podem ser coletadas, armazenadas e utilizadas. É importante estar atento para isso, com o suporte de advogados e especialistas em tecnologia que dominam esse assunto.

Direitos de propriedade intelectual

Um ponto sensível e importante de observar são as questões voltadas com a propriedade intelectual. Se você está desenvolvendo uma marca, produtos ou serviços inovadores, deverá fazer o registro de patente, marca e cuidar dos direitos autorais.

A proteção legal garante que o empreendedor tenha exclusividade sobre suas criações, prevenindo cópias ou o uso indevido de suas ideias por terceiros. Também evita problemas com plágio por parte de concorrentes.

homem com mãos em torno da letra c
O registro de patente protege a marca
Atuação ética

O Empreendedorismo não tem um código de ética formal, como outras áreas (Psicologia, Medicina, Farmácia, entre outros). Porém, ainda assim, os profissionais precisam adotar práticas éticas em suas operações.

Estão entre alguns dos princípios que devem ser adotados:

  • Atuar com transparência;
  • Respeitar contratos com clientes e parceiros;
  • Tratar os colaboradores de forma justa;
  • Garantir que suas práticas e negócios não causem danos sociais ou ambientais.

Desafios e perspectivas futuras

Empreender leva a diversos desafios, especialmente, por essa ser uma área cheia de incertezas. Além disso, mudanças tecnológicas, cenários econômicos e sociais podem influenciar fortemente o mundo dos negócios.

Vamos conhecer mais a seguir sobre o que você poderá enfrentar nessa área e as tendências para o futuro. Confira!

Acompanhamento das mudanças tecnológicas

Um dos maiores desafios para os empreendedores modernos é conseguir manter-se atualizado em relação a evolução tecnológica. Afinal, as mudanças estão cada vez mais rápidas e pode ser difícil acompanhar todas elas.

Tecnologias como Inteligência Artificial, Blockchain e Internet das Coisas (IoT) estão mudando e moldando o futuro de muitos setores. Quem não conseguir se adaptar a esse novo cenário poderá ser engolido pelos concorrentes.

Ou, então, não conseguir passar pelo temido “Vale da Morte”. Esse é um conceito baseado no dado de que boa parte das empresas não consegue sobreviver aos dois primeiros anos e fecham nesse período. Por isso, se você quer superar esse marco, precisa estar atento para as mudanças tecnológicas do momento.

Para o futuro, é importante estar atento para as tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial, automação feita por aprendizado de máquina, entre outros. Elas podem ajudar a otimizar processos empresariais, reduzir erros e melhorar a experiência do cliente.

Além disso, criar soluções para o mercado que seja baseado nessas tecnologias poderá colocá-lo um passo a frente de potenciais concorrentes. Então, esse é um ótimo momento para pensar em novos produtos ou serviços baseados nelas.

Acesso a capital e financiamento

Levantar o capital necessário para o funcionamento da empresa é um dos desafios mais delicados para os empreendedores. Especialmente para quem está em fase inicial e precisa “provar a que veio”, esse pode ser um ponto difícil.

Para crescer e escalar operações, muitas empresas novas, especialmente aquelas que são criadas em modelo de startup, dependem de investidores-anjo, venture capital, ou financiamento de instituições como o BNDES. 

Contudo, o acesso a esses recursos nem sempre é fácil, exigindo que os empreendedores saibam como negociar e apresentar suas ideias com clareza.

Para o futuro, veremos ainda a importância desses agentes e das associações profissionais que ajudam a ligar investidores com empresas. Além disso, o crowdfunding (financiamento coletivo) continuará sendo uma saída importante nesse contexto.

homem segurando saco de dinheiro em cima de grupo de bonecos de madeira
O crowdfunding é uma forma de obter recursos para empreender

Adaptação às mudanças econômicas globais

O cenário global está passando por fortes mudanças atualmente, e isso pode afetar diretamente o sucesso das empresas, tanto potencializando eles quanto, também, criando maiores desafios.

Por exemplo, para quem trabalha com comercialização de serviços, hoje é mais fácil conseguir clientes internacionais, que podem ter a prestação do trabalho à distância, por meio das conexões de alta velocidade.

Ao mesmo tempo, quem depende de insumos que estão em áreas com crises financeiras ou, então, enfrentando cenários de guerra, pode ver o valor da sua matéria-prima aumentar e prejudicar seus investimentos para fazer o negócio funcionar.

Os empreendedores devem estar atentos a essas variações e saber o que fazer para contornar cenários de crise. Alguns pontos que podem impactar tanto o crescimento quanto a sobrevivência de novos negócios são:

  • Crises financeiras;
  • Oscilações no câmbio;
  • Mudanças nas políticas comerciais, entre outros.

Para o futuro, esse aprendizado continuará sendo importante. Os empreendedores precisarão aprender sobre resiliência e adaptação rápida para lidar com crises econômicas futuras. Uma dica interessante pode ser ter estratégias direcionadas para diversificação de mercado, de forma que uma das áreas compense outra que esteja em crise.

A competição global

Da mesma forma que a globalização trouxe oportunidades de investir em mercados internacionais, isso também acirrou a competição. Afinal, não são apenas as empresas locais que podem ameaçar seu sucesso.

O ambiente globalizado faz com que você precise buscar inovação constante para se manter competitivo e não ficar para trás em comparação com parceiros internacionais.

Contudo, também abre possibilidade de parcerias com agentes globais, que podem abrir portas para você com outros potenciais clientes. Saber explorar isso poderá ajudar a se destacar em sua área.

Desenvolvimento de competências e capacitação

O aumento do ritmo do mercado faz com que os empreendedores precisem estar constantemente se atualizando. Isso vale tanto para as habilidades técnicas quanto, também, para as comportamentais.

Grandes líderes que se destacam como empreendedores são pessoas com inteligência emocional, resolutivas e que sabem fazer uma excelente gestão de equipes. Isso é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, independentemente da área de atuação.

Porém, tanto nas questões técnicas quanto, também, em conhecimento sobre gestão empresarial, tem sido cada vez mais necessário estar atualizado. Por isso, é preciso saber trazer o aprendizado contínuo, equilibrado com suas responsabilidades diárias.

Contudo, com as possibilidades de realizar cursos online em plataformas específicas, isso fica mais fácil de ser conciliado, já que você não precisará mexer em sua agenda para isso. Além disso, pode ser interessante contar com a mentoria empresarial como aliada para isso.

duas mulheres sorridentes analisando algo em computador
A mentoria empresarial ajuda o empreendedor a se manter capacitado

Como ingressar na carreira de Empreendedorismo

Para começar a empreender, você pode seguir diversos caminhos. Porém, é preciso muito mais do que simplesmente ter uma ideia de negócio. Para isso, é preciso estar preparado para o mercado, desenvolver habilidades específicas e se destacar no mercado.

Vem com a gente conhecer mais sobre como ter a melhor trajetória para conquistar o sucesso nessa área!

Preparação para o mercado 

Além de uma boa ideia, é fundamental que o futuro empreendedor esteja preparado para lidar com os desafios do mercado. Para isso, é importante desenvolver algumas habilidades técnicas e competências comportamentais.

Veja a seguir alguns pontos que devem ter sua atenção e que ajudarão você a chegar preparadíssimo para se tornar o próximo nome de sucesso.

Educação e capacitação

Apesar de termos histórias de empreendedores de sucesso que não seguiram caminhos tradicionais de formação (como Bill Gates e Steve Jobs), é muito importante investir na educação formal e capacitação. 

Cursos como o tecnólogo em Empreendedorismo ou, então, a graduação em Administração, Marketing, Finanças e Inovação Empresarial ajudarão a prepará-lo para lidar com as demandas do mercado. 

Além disso, vale a pena investir em capacitações livres, oferecidas pelo Sebrae, Google for Startups, entre outros. Com isso, você tira suas dúvidas sobre questões essenciais e chega mais seguro para dar o primeiro passo para abertura da sua própria empresa.

Experiência profissional

Você pode investir em ganhar experiência no mercado, seja trabalhando em uma startup ou em empresas tradicionais. Essa é uma excelente maneira de aprender sobre operações empresariais e mercado. Trabalhar ao lado de empreendedores experientes oferece uma visão prática sobre como gerir um negócio.

Mentoria

Os consultores e mentores empresariais podem acompanhar o processo de abertura do negócio, desde a sua concepção até o planejamento, execução e monitoramento. Ele, inclusive, indica caminhos de cursos que podem ser interessantes para sua área.

Estratégias de networking

O networking empresarial é uma ferramenta poderosa no empreendedorismo. Construir uma rede de contatos sólida pode abrir portas para novas oportunidades de negócio, parcerias e até financiamento.

Inclusive, começar esse processo desde antes de abrir sua empresa pode ajudá-lo, até mesmo, a encontrar sócios experientes, que ajudarão nesse momento tão desafiador. Mas afinal, como fazer isso?

Algumas dicas para isso são:

  • Participe de eventos e conferências: esses espaços são indicados, justamente, para unir potenciais parceiros na área de empreendedorismo e startups. Nesses eventos, você pode, inclusive, conhecer investidores-anjo, potenciais parceiros e outros empreendedores que poderão colaborar, com sua experiência, com insights valiosos;
  • Grupos e comunidades de empreendedores: as comunidades online ajudam, também, a expandir sua rede de contatos, inclusive, conhecendo potenciais parceiros internacionais. Plataformas como LinkedIn podem ser aliadas nisso.
pessoa mexendo em cadastro de Linkedin
O LinkedIn é uma ótima ferramenta para fazer networking empresarial

Preparando um pitch de sucesso e vendendo sua ideia

O pitch de negócios é uma ferramenta valiosa para os empreendedores. Esse é um texto que ajuda a apresentar sua ideia de forma clara, concisa para potenciais investidores e parceiros, ajudando no sucesso do seu empreendimento.

Para isso, veja a seguir algumas dicas que serão fundamentais para criar um pitch de sucesso e que separamos para você, caso decida entrar nessa área.

Estruturação do pitch

Um pitch de sucesso consegue ser direto e comunicar, direto ao ponto, o que seu produto ou serviço consegue fazer e como se destaca da concorrência. Para criá-lo, uma possibilidade é fazer a seguinte divisão de seções:

  • Problema: mostre o que você encontrou no mercado de questão. Por exemplo, um ponto que as soluções atuais não resolvem, uma falha, desperdício de tempo em uma operação, entre outras possibilidades;
  • Solução: descreva seu produto ou serviço e como ele resolve esse problema. Lembre-se que esse ponto precisa estar conectado com o ponto anterior;
  • Mercado e concorrência: explique o tamanho do mercado e como você se diferencia da concorrência;
  • Modelo de negócio: apresente como você pensou em estruturar sua empresa, como ela vai gerar receita e crescer ao longo do tempo;
  • Equipe: destaque as qualificações do seu time e como eles estão preparados para contribuir para o negócio;
  • Plano de crescimento: mostre os próximos passos e como pretende escalar o negócio a médio e longo prazo.

Apresentação do pitch

A apresentação é feita, geralmente, em uma reunião com potenciais parceiros e investidores e ajuda a mostrar sua segurança e confiança no que está criando. Por isso, é fundamental praticar o pitch várias vezes, para estar confortável com a apresentação.

Além disso, evite dar voltas no assunto. Seja objetivo e direto ao ponto. Lembre-se que esse é um gesto bem-visto pelos seus interlocutores, mostrando que respeita o tempo deles.

Venda da ideia

Seu pitch não deve apenas informar, mas também convencer. Mostre paixão pela sua ideia e os motivos pelos quais vale a pena investir nela. Isso ajuda a mostrar sua confiança no projeto e que possui um plano claro para o sucesso. 

Criando seu próprio negócio

É hora de colocar a mão na massa e começar a estruturar o seu próprio negócio. Para isso, seguir um passo a passo, desde o desenvolvimento do plano de negócios até a inauguração, permitirá evitar falhas que podem prejudicar a abertura do seu negócio.

Vamos conferir a seguir alguns passos fundamentais que ajudarão nesse momento!

Desenvolvimento do plano de negócios

O plano de negócios deve detalhar sua proposta de valor, mercado-alvo, análise da concorrência, plano financeiro e estratégia de marketing. Esse documento ajuda você a ter uma maior clareza sobre o que está fazendo. Ele, também, é uma exigência por parte dos investidores e fundos de venture capital para analisar seu pedido de investimento. 

mulher digitando em escritório
O plano de negócios é exigido para análise de investidores

Legalização e estruturação jurídica

Esse é o momento de formalizar a empresa. Para isso, escolha o regime jurídico adequado e pesquise todas as questões legais (como registro de marca e pagamento de impostos). Para isso, é importante ter um profissional especializado ao seu lado. O Sebrae, por exemplo, possui especialistas nesse tipo de ação.

Lançamento do produto ou serviço

Após estruturar a parte legal e o planejamento, é o momento de lançar seu produto no mercado. Esse é um processo gradual que envolve formar os times, pensar na ação de inauguração, definir a identidade da sua marca, entre outros pontos.

Aproveite esse momento, pois isso poderá gerar boas memórias para o futuro!

Formação necessária para começar uma carreira no Empreendedorismo

Via de regra, não é obrigatório ter uma formação específica para ter uma carreira de sucesso no Empreendedorismo. As formações também podem ser variadas, de acordo com os interesses e conhecimento do profissional. Porém, uma base sólida em conteúdos voltados para a área ajuda na hora de estruturar a empresa.

Por exemplo, uma formação em Empreendedorismo pode ajudar a desenvolver habilidades de gestão, inovação e estratégia empresarial. Vamos entender melhor sobre essa trajetória educacional a seguir!

Graduação

Uma possibilidade de graduação para quem deseja abrir o seu negócio é o tecnólogo em Empreendedorismo. Esse é um curso de curta duração (em média, entre 2 a 3 anos), direcionado para a parte prática e focado em habilidades para gestão e criação de novos negócios.

Nele, você verá questões relacionadas com:

  • Administração de empresas;
  • Gestão de projetos;
  • Planejamento estratégico; 
  • Marketing digital.

Você poderá trocar ideias com professores experientes na área, que poderão dar direcionamentos importantes para abrir o seu negócio. E, também, conhecer parceiros de área e eventuais novos sócios. Interessante, não é mesmo?

Outras graduações comuns entre empreendedores incluem administração, economia, e marketing, já que esses cursos também fornecem uma base sólida em gestão de negócios.

Pós-graduação

A pós-graduação pode ajudar os empreendedores a aprimorarem suas habilidades em áreas específicas e potencializar seus resultados. Um dos formatos mais procurados é o de MBA (Master in Business Administration), que são reconhecidos, justamente, por trazer questões práticas para a administração e gestão de negócios.

Os cursos de pós-graduação ajudam a atualizar seus conhecimentos no mercado, especialmente para quem já se formou há algum tempo. Além disso, a qualificação também mostra solidez e maturidade para seus parceiros e investidores.

Algumas possibilidades de cursos de pós-graduação para quem deseja empreender são:

  • MBA em Empreendedorismo e Inovação;
  • MBA em Gestão de Startups e Inovação.

Cursos Livres

Os cursos livres oferecem uma atualização rápida, acessível e direcionada para alguma área específica do Empreendedorismo. Muitas vezes, eles são oferecidos online e possuem duração de poucas horas.

Por serem direcionados, eles podem cobrir algum ponto específico que faz parte das rotinas dos empreendedores. Por exemplo, pode abordar o Marketing para Empreendedores, Planejamento Estratégico, Finança para Empreendedores, entre outras possibilidades.

Você encontra diversos cursos que ajudarão em sua formação em plataformas como Coursera, Udemy e LinkedIn Learning. Assim, já pode começar a dar seus primeiros passos para chegar preparado no mercado.

Veja também: confira como criar e vender infoprodutos!

Play video Play video

Principais áreas de estudo e habilidades necessárias

Ser um empreendedor completo envolve dominar diversas habilidades em diferentes áreas de conhecimento. Com isso, fica mais fácil ser bem-sucedido no mercado e se destacar dos concorrentes. 

Estão entre algumas das principais áreas que você deve dominar:

  • Gestão de Negócios: entenda os conceitos fundamentais de administração, finanças, e planejamento estratégico. Isso ajudará ao estruturar o seu negócio, evitando falhas e desperdícios que podem comprometer seu negócio no futuro e garantir a sustentabilidade a longo prazo;
  • Marketing Digital e Vendas: bons empreendedores precisam saber promover e vender seus produtos ou serviços e, inclusive, suas próprias ideias e a si mesmo! Por isso, quem sabe aplicar os conceitos de marketing tende a ter maior sucesso, por exemplo, na hora de apresentar o seu pitch para investidores;
  • Finanças Empresariais: essa área ajuda a entender como gerenciar o caixa da empresa, planejar o orçamento, e tomar decisões financeiras estratégicas são habilidades indispensáveis para qualquer empreendedor. Mesmo que você tenha especialistas para isso, é essencial ter um conhecimento nessa área;
  • Liderança e Gestão de Pessoas: saber motivar colaboradores, delegar tarefas e criar um ambiente produtivo são habilidades essenciais para o crescimento sustentável e ter uma imagem de um negócio ético e interessante para trabalhar. Isso ajudará, também, a conquistar os melhores talentos para o seu negócio!

Torne-se o melhor empreendedor com a formação da Anhanguera!

Começar seu negócio pode ser um desafio grande, mas com o tecnólogo em Empreendedorismo da Anhanguera, você saberá tudo sobre essa área e chegar preparado para começar a conquistar o seu sucesso.

Aprenda tudo sobre essa área com professores experts na área de negócios, que ajudarão você a estruturar sua empresa e ter toda a estrutura necessária para ter o melhor processo de aprendizado.

Faça sua inscrição na Anhanguera e comece já seu tecnólogo em Empreendedorismo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Banner "Pod Universitário" o novo podcast da Anhanguera.