BNCC e Educação Física: entenda a relação

bncc educação física

Se você chegou até aqui é porque quer compreender qual é a relação entre BNCC e Educação Física, certo? Ao longo do texto, vamos deixar isso mais claro, mas, primeiramente, vamos abordar o que é esse conjunto de normas e quais são seus objetivos na área da educação. 

Assim como você, muitos jovens têm o objetivo de se formar em Educação Física. As possibilidades de atuação para pessoas com essa profissão são amplas, e grande parte das oportunidades estão nas escolas ?. Sendo assim, além de atuar em uma carreira de seu interesse, você poderá participar ativamente da formação integral dos futuros cidadãos do nosso país. Leia este post com atenção e entenda qual é a importância da BNCC na Educação Física

O que é BNCC? 

BNCC é a sigla que se refere à Base Nacional Comum Curricular, um documento normativo ?que tem o propósito de ser ferramenta balizadora da qualidade da Educação Básica. As normas apresentadas pela BNCC devem ser seguidas por todas as escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do Brasil, da rede pública e particular. 

Além de orientar a elaboração de conteúdos educacionais para promover o desenvolvimento educacional de crianças e adolescentes, a BNCC respalda a formação de professores e estabelece os critérios para que as unidades escolares tenham a infraestrutura adequada para as práticas de ensino e aprendizagem. 

Assim, os fundamentos pedagógicos da BNCC estão relacionados ao compromisso com a educação integral com foco no desenvolvimento de habilidades e competências, as quais contribuem para a aquisição de: 

  • conhecimentos teóricos (conceitos) e práticos (procedimentos); 
  • habilidades práticas, cognitivas e socioemocionais; 
  • atitudes e valores para ir além do conteúdo didático, aprendendo a lidar com situações complexas na vida cotidiana e nas práticas de cidadania.  

Em síntese, a BNCC se baseia na afirmativa de que a educação é a base. Sendo assim, os conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes desenvolverem ao longo da Educação Básica devem contribuir para sua formação integral, refletindo, futuramente, em uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática. 

Como as normas da BNCC são aplicadas nas escolas? 

A aplicação da BNCC nas escolas possibilita que os alunos cruzem a linha dos conhecimentos tradicionais em sala de aula, previstos no currículo escolar. Assim, crianças e jovens aprendem não somente o conteúdo das disciplinas, mas também desenvolvem competências socioemocionais, éticas e técnicas para lidar com os desafios da vida contemporânea. 

O propósito abrange, ainda, o preparo dos educadores e gestores, que também precisam ter suas habilidades estimuladas para colocar em prática as normas da BNCC. Assim, entrelaçando as competências de professores e alunos, é possível formatar os cidadãos do novo século. 

Na prática, os conhecimentos devem ser motivados de forma que os estudantes consigam assimilá-los com a realidade, fazer escolhas com autonomia e assumir uma postura colaborativa enquanto seres sociais. 

As normas da BNCC são aplicadas na escola a partir do desenvolvimento de 10 competências. Veja quais são elas: 

  • conhecimento; 
  • pensamento científico, crítico e criativo; 
  • repertório cultural; 
  • comunicação; 
  • cultura digital; 
  • trabalho e projeto de vida; 
  • argumentação; 
  • autoconhecimento e autocuidado; 
  • empatia e cooperação; 
  • responsabilidade e cidadania. 

Quais foram as mudanças mais recentes na BNCC? 

As atualizações da BNCC trazem um novo olhar sobre as práticas pedagógicas. Um dos pilares é o protagonismo do aluno, que deve ser estimulado a fim de formar pessoas com mais autonomia e compreensão das repercussões de suas escolhas. 

Para ajudar os estudantes a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem, os educadores devem lançar mão de metodologias ativas, como:

  • sala de aula invertida;
  • gamificação;
  • apresentação de seminários e debates.

A BNCC também reforça o uso de tecnologias ? para auxiliar o ensino. Os estudantes devem aprender a ter contato com os recursos digitais de forma crítica e reflexiva, para fins de comunicação, produção de conhecimento e disseminação de informações. 

Para a gestão escolar, a nova BNCC propõe mudanças no Projeto Político Pedagógico (PPP), considerando as necessidades e a realidade dos estudantes da nova geração. Os formatos de avaliação também devem ser inovados, assim como todo o material didático. Ele deve estar adequado às normas da base nacional curricular. 

BNCC e Educação Física: como as aulas dessa disciplina foram influenciadas?  

Quem faz faculdade de Educação Física assume funções para atender às necessidades sociais a partir do incentivo a um estilo de vida mais ativo e saudável. Sendo assim, essa se torna uma disciplina obrigatória na Educação Básica. 

Profissionais de Educação Física têm profundo conhecimento técnico e pedagógico em relação à motricidade humana, adquiridos durante o ensino superior. Entre suas atribuições, estão orientações e prescrições de atividades físicas para recreação, treinamento desportivo e promoção de saúde ?. 

Nas escolas, os professores dessa disciplina ministram, planejam, implementam, supervisionam e avaliam os conhecimentos teóricos e práticos dos estudantes em relação às atividades físicas. Como área de conhecimento, a Educação Física faz parte das Linguagens, assim como Artes, Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 

Segundo a BNCC, a Educação Física aborda a forma como os alunos se expressam por meio de atividades corporais. Não se trata somente de movimentos físicos, mas também das vivências emotivas, lúdicas e sociais que são possibilitadas por eles. 

São 3 elementos fundamentais que integram as práticas corporais: organização interna, movimento corporal e produto cultural. Partindo disso, BNCC e Educação Física consideram as atividades corporais divididas em 6 temas: 

  • brincadeiras e jogos; 
  • esportes ⚽; 
  • ginásticas ?; 
  • danças?? ; 
  • lutas?; 
  • aventura. 

Algo mudou na formação dos profissionais de Educação Física? 

A metodologia e os objetivos da Educação Física passaram por muitas mudanças nas últimas décadas. Se, antigamente, o foco era em atividades práticas e os alunos mais habilidosos eram privilegiados, hoje, essa disciplina está democratizada, solidária e com forte influência teórica. 

Assim, a formação em Educação Física considera as práticas pedagógicas, não se limitando aos conteúdos exclusivamente práticos. Para isso, você, como futuro educador, terá acesso ao longo do curso a uma ampla gama de conhecimentos, os quais vão ajudar no desenvolvimento integral dos estudantes. 

Além da formação que alia um vasto repertório teórico e prático, o acesso dos futuros educadores à formação superior também mudou. Hoje, você pode fazer a graduação em Educação Física EAD (Educação a Distância), sem que isso comprometa a aquisição dos conhecimentos práticos. 

É hora de apostar na sua carreira! 

Agora que você compreendeu a importância da BNCC na Educação Física, avance mais um degrau em seu plano de carreira: comece a graduação e seja um profissional que pode atuar na formação de crianças e jovens que, em breve, farão diferença na sociedade. 

Vá até a página da Anhanguera e faça a inscrição no vestibular online

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados