O que faz um professor da educação infantil? Conheça 5 funções!

O que é Pedagogia

A área da Pedagogia é, sem dúvidas, uma das mais importantes para o desenvolvimento da sociedade. Isso ocorre porque é função do Professor de Educação Infantil formar, educar e ensinar valores, tais como respeito, empatia, solidariedade e gentileza aos cidadãos do futuro.  

Neste post, nós vamos te contar tudo o que faz um Professor de Educação Infantil, por que essa profissão é tão importante na sociedade e como a Anhanguera pode te ajudar a ingressar nesse mercado. Acompanhe!

Atender as necessidades básicas da criança 

A área de Pedagogia que mais tem contato com bebês e crianças é com certeza a de Professor de Educação Infantil. 

Por isso, é sua obrigação cuidar bem das crianças, as alimentando, higienizando, controlando o tempo de repouso e brincadeiras, entre outras atividades essenciais para o bem estar dos pequenos. 

Participar do planejamento e execução das atividades pedagógicas

Também é função do Professor de Educação Infantil auxiliar em atividades recreativas para estimular e desenvolver os talentos e inclinações de cada um

Além do mais, é preciso que o ambiente seja favorável ao desenvolvimento biológico e cognitivo da criança, com muitos brinquedos e espaço para que possam brincar e se divertir.   

Ensinar valores e estimular o aprendizado

A formação pedagógica tem como um de seus objetivos ensinar como atuar em sala de aula e transmitir conhecimentos de uma forma que o aluno absorva aquele ensinamento e o leve para a vida. 

Todo tipo de conhecimento é importante para o pleno desenvolvimento das crianças. Por isso, é função do Professor de Educação Infantil estimular o cérebro da criança com brincadeiras e atividades, ensinar valores éticos, respeito, além de criar hábitos saudáveis e de conscientização ambiental.  

Acompanhar o desenvolvimento das crianças

O Professor de Educação Infantil deve organizar atividades em que o bebê ou a criança possa desenvolver habilidades e competências, tais como imaginação, capacidade de expressão, linguagem corporal, curiosidade, música, escrita entre outras.  

Além do mais, o ambiente deve ser aconchegante e acolhedor, visando a construção da identidade e o sentimento de pertencimento. Com isso, o ambiente deve ser livre de preconceitos e precisa valorizar a diversidade étnica e cultural do Brasil.

Orientar as crianças individualmente

Nem todas as crianças se desenvolvem da mesma forma e ao mesmo tempo. 

Por isso, o Professor de Educação Infantil deve estar atento às diferenças e, se necessário, dar uma atenção maior e tentar ajudar quem possui mais dificuldades de aprendizado ou de socialização.

Venha para a Anhanguera e dê o primeiro passo!

Agora que você já sabe o que faz um professor de Educação Infantil está esperando o quê para iniciar nessa carreira hoje mesmo? Se você gosta de criança e se vê trabalhando nessa área, o primeiro passo é iniciar uma graduação na área de Pedagogia. 

Vale ressaltar que, por essa ser uma carreira que está em ascensão, a média salarial de um profissional da Pedagogia pode ser bastante atrativa, tanto no setor público quanto no privado. 

E aí? Curtiu as atribuições de um Professor de Educação Infantil? Então não perca tempo e inscreva-se no vestibular online da Anhanguera para realizar o sonho da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados