Afinal, o que um bacharel em Direito pode fazer?

bacharel em direito

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que o bacharel em Direito realmente pode fazer. Afinal, o curso de Direito abre diversas áreas de atuação para o graduado, e algumas delas exigem o atendimento de critérios específicos, como aprovação em concurso público e exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Na prática, a faculdade aborda os principais ramos jurídicos e constrói a base para que você possa estudar os campos mais específicos. Por isso, o Bacharelado é chamado de curso generalista para diferenciá-lo de cursos mais focados em uma ou poucas áreas de atuação.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d268a024-9671-4cc6-af8b-7cdfa49524fd]

Logo abaixo, explicamos o que faz um bacharel em Direito e indicamos as principais opções de carreira. Continue e tire suas dúvidas!

Conheça a carreira de bacharel em Direito

O bacharel em Direito é o profissional com conhecimentos sobre as principais leis, as decisões judiciais e as teorias jurídicas aplicáveis no Brasil. Para isso, obteve o principal requisito para exercer a advocacia e fazer concursos jurídicos: o diploma superior em curso jurídico.

Mas o bacharel em Direito pode fazer o que exatamente? O diploma, em si, permite que você atue em qualquer função não exclusiva de advogado:

  • analista jurídico — trabalham com avaliação e processamento de demandas jurídicas, em tribunais ou em escritórios;
  • escrivão — realizam os atos formais e a parte burocrática em cartórios, delegacias e tribunais;
  • assistente jurídico — atuam na execução das rotinas administrativas específicas do escritório de advocacia;
  • paralegal — dão suporte aos advogados na elaboração de medidas legais, busca de provas, atendimento ao cliente etc.

O mais comum, no entanto, é realizar a prova da OAB. Assim, você pode abrir o próprio escritório de advocacia, buscar uma vaga de emprego em escritório já existente ou atuar nos departamentos jurídicos das empresas. E, na prática, existe uma especialidade da advocacia para cada área do Direito.

De acordo com Mário da Costa, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, o bacharel em Direito encontra uma grande possibilidade de atuação. Segundo ele, “o leque de possibilidades é enorme e os desafios correspondem a todas essas possibilidades. Uma vez formado, ele poderá optar por um concurso público nas mais diversas carreiras, como delegado, promotor, magistrado, ou também na área privada, onde temos todas as situações em que se demanda o auxílio de um bacharel.

Não digo nem advogado, mas bacharel porque ele pode nem mesmo prestar o Exame de Ordem para desempenhar certas funções. O bacharel pode inclusive atuar como paralegal, tem muitos bacharéis que atuam como excelentes paralegais, de modo que de fato o leque de atuação é enorme”.

Além disso, “o advogado é aquele que dá voz a quem não tem voz e representa o seu cliente – quer no contencioso perante o judiciário ou tribunais administrativos, quer no consultivo. Ele orienta o cliente acerca de uma ciência que aquele cliente desconhece”, complementa Mário.

Concurso público

Já nos concursos públicos, além das funções de bacharel em Direito citadas, encontramos vagas que podem exigir até 3 anos de experiência em função de bacharel em direito:

  • delegado de polícia;
  • magistrado;
  • promotor de justiça;
  • defensor público;
  • advogado geral da União;
  • procurador de estado ou município.

Também vale ressaltar a possibilidade de o bacharel em Direito dar aula em faculdades, cursos preparatórios, treinamentos empresariais etc. Normalmente, a oportunidade nasce com as pós-graduações, como especialização, mestrado e doutorado.

As características da carreira jurídica se refletem em quanto tempo dura a faculdade de Direito. Para permitir que você se adapte a qualquer das atividades e funções possíveis, a graduação tem previsão de 5 anos (10 semestres) para ser concluída.

Entenda o que faz um bacharel em Direito

Nas diferentes carreiras disponíveis, o bacharel em Direito pode atuar principalmente nas seguintes áreas:

  • Direito Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Tributário;
  • Direito Ambiental.

O que muda em cada uma delas é a abordagem. No Direito Penal, por exemplo, o juiz quer resolver a disputa entre as partes; o advogado quer defender o acusado; o promotor deseja a condenação, e o delegado de polícia coleta as provas. Logo, os mesmos conhecimentos sobre a lei têm usos diferentes.

Direito Civil

O Direito Civil aborda as relações das pessoas em sociedade, buscando a convivência pacífica entre os indivíduos. Seus temas principais são propriedade, obrigações (deveres legais, contratos etc.), família e sucessões (herança, testamento etc.).

Direito Empresarial

O Direito Empresarial regula as atividades empresariais. Assim, aborda os tipos de sociedade comercial, os títulos de crédito (cheques, notas promissórias, duplicatas etc.) usados nas transações, a falência, os livros e os registros das atividades, entre outros temas.

Direito Penal

O Direito Penal ou Direito Criminal define quais são as condutas mais prejudiciais para a sociedade e quais são os passos necessários para punir as pessoas que as praticam. Isso porque o objetivo é proteger bens relevantes, como vida, liberdade, honra e honestidade da administração pública.

Direito do Trabalho

O Direito do Trabalho aborda a prestação de serviço remunerado sob a direção e comando de outra pessoa. Assim, abrange as relações entre empregado e empregador, estágios, sindicatos etc.

Direito Tributário

O Direito Tributário define os passos que o Poder Público precisa seguir para coletar recursos junto ao cidadão de forma obrigatória. Portanto, fixa quais são os impostos, quem pode cobrá-los, o que fazer em caso de dívidas e assim por diante.

Direito Ambiental

Por fim, o Direito Ambiental estabelece como deve ser a relação das pessoas com o ambiente em que vivemos. Com isso, ele define os recursos que podem ser explorados, quais são os cuidados necessários, o que deve ser preservado, quais são as punições para infrações etc.

Vale ressaltar que a carreira em Direito é bastante promissora. Um advogado generalista, por exemplo, recebe em média R$ 4.494,25*. Além disso, você pode realizar especializações e concursos públicos para ter ganhos superiores.

Escolha uma graduação de alta qualidade

Para aproveitar as oportunidades de bacharel em Direito e advogado, faça um curso de Direito de alta qualidade. Os objetivos da carreira jurídica têm seus próprios requisitos, e uma boa faculdade trará conteúdos e benefícios para facilitar o seu caminho em cada um deles.

Aqui na Anhanguera, investimos em um curso docente qualificado. Além de especialistas, mestres e doutores, contamos com profissionais com experiência nas carreiras jurídicas. Logo, os alunos adquirem um ótimo entendimento da prática e do mercado de trabalho.

O curso também conta com a parceria com a Saraiva Educação. Com isso, os alunos recebem acesso ao Vade Mecum Digital Saraiva e ao curso Saraiva Aprova para OAB, facilitando o caminho para estudar com eficiência e conquistar a aprovação no exame da ordem.

Igualmente, a infraestrutura traz biblioteca atualizada, núcleos de prática jurídica, laboratórios de informática e outros serviços indispensáveis para uma boa qualificação. Portanto, o futuro bacharel em Direito consegue reduzir despesas com livros e materiais didáticos, além de aliar teoria e prática na faculdade.

O curso de Direito da Anhanguera também traz a oportunidade de estudar com os autores de livros jurídicos de referência. Esses especialistas participam da Aula Destaque, que é um projeto inovador, no qual os alunos participam de encontros online com profissionais conceituados da área.

Torne-se um bacharel em Direito de sucesso!  

Por isso, a graduação da Anhanguera é o melhor caminho para explorar as oportunidades mais promissoras do bacharel em Direito. Aqui, você terá acesso à educação de qualidade com excelente custo-benefício, adquirindo o conhecimento necessário para mudar de vida. Inscreva-se agora mesmo no vestibular online e estude com a gente!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 118

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados