Descubra quantos anos dura a faculdade de Direito

quantos anos é a faculdade de direito

Uma das profissões que traz boas oportunidades de carreira é a advocacia. Além de advogar, o profissional pode fazer concursos para promotor, juiz, entre outras funções importantes ao andamento da sociedade. Nesse contexto, entre as primeiras dúvidas que surgem, temos: quantos anos é a faculdade de Direito?

New call-to-action

Algumas pessoas acreditam que existe um perfil para se estudar Direito, mas muito do que garante o sucesso de um advogado está relacionado com a dedicação que ele teve durante esse tempo do Bacharelado. Para isso, as habilidades e competências adquiridas também dependem de uma instituição reconhecida.

A faculdade de Direito ideal e os detalhes do curso são o tema deste artigo, já que, antes de fazê-lo, é fundamental conhecer alguns aspectos para não ter surpresas no decorrer da jornada. Para saber mais, continue com a gente e descubra quanto tempo dura, o que você vai aprender nesse período e quais as vagas mais cobiçadas do mercado de trabalho.

Afinal, quantos anos dura a faculdade de Direito?

A média de duração da faculdade de Direito é de 5 anos, ou seja, são 10 semestres necessários para se formar advogado. Para atuar, também é exigida a aprovação no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que pode ser realizado pelo estudante no último período ou pelo egresso, depois de formado.

Aqui na Anhanguera, você encontra esse Bacharelado no formato presencial. O tempo máximo para se formar é duas vezes o período regular estipulado pelo MEC (Ministério da Educação).

Enfim, sabemos que 5 anos é quanto tempo dura a faculdade de Direito, mas entendemos também que existem possíveis imprevistos que atrapalham a jornada, e o estudante pode precisar interrompê-la. Mas não se preocupe: é permitido fazer o trancamento da matrícula e retomar os estudos posteriormente sem prejuízo de tempo.

O que é ensinado na duração do curso de Direito?

Aqui na Anhanguera, temos turmas diurnas e noturnas, em várias regiões do Brasil. Dividimos as 3.700 horas estipuladas pelo MEC de maneira a permitir que você se forme dentro do prazo, adquira conhecimentos teóricos e práticos e saia pronto para o mercado de trabalho.

Na carreira do Direito, a dedicação aos estudos é essencial, mas não precisa se preocupar: tudo vai acontecendo aos poucos durante o curso. Em cada ano de estudo, é ensinado algo que vai guiar sua caminhada profissional.

Algumas disciplinas são mais teóricas, com leituras constantes e apoio de livros com a descrição de leis, como o Vade Mecum. A partir de estudos de casos, por exemplo, os estudantes vão compreender como é a realidade da profissão, buscando soluções ou conhecendo situações reais em que a competência do advogado foi indispensável.

Aliás, o advogado tem uma importância grande no exercício de sua profissão. Segundo Mário da Costa, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, os profissionais da área dão voz às pessoas.

De acordo com ele, “o advogado é aquele que dá voz a quem não tem voz e representa o seu cliente – quer no contencioso perante o judiciário ou tribunais administrativos, quer no consultivo. Ele orienta o cliente acerca de uma ciência que aquele cliente desconhece. Eu costumo dizer que o direito regula as regras da vida, e o advogado é quem orienta o cliente a como proceder nessas regras da vida. A importância é enorme”.

A autonomia é uma característica importante e pode ser desenvolvida na faculdade. Manter-se atualizado é responsabilidade do profissional que quer crescer e que, além disso, faz parte de um mercado em que leis e regras surgem ou são renovadas a todo momento.

Algumas habilidades desenvolvidas durante os anos de duração do Bacharelado em Direito estão relacionadas com a comunicação. O trabalho jurídico se baseia no contato com outros profissionais; por isso, aproveite a faculdade para fazer bons contatos, com colegas e professores.

Qual é a grade curricular do curso de Direito?

Como a duração do curso de Direito tem uma carga horária consideravelmente extensa, todos os ramos da área são abordados, entre eles:

  • Direito Civil;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Penal;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Individual
  • Direito do Constitucional;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Administrativo;
  • Direitos Humanos, de Inclusão e do Idoso etc.

A média de carga horária das disciplinas é bem dividida, principalmente, dentro das Ciências Humanas, com matérias sobre Psicologia, Filosofia, Ética, Sociologia, entre outras. Para quem quiser se especializar após a graduação, existem especializações nessas mesmas áreas, nas quais o recém-formado pode aprofundar os conhecimentos e estender sua formação.

Uma grande vantagem de escolher a Anhanguera é a parceria com o Saraiva Aprova, que prepara os alunos do último período para a prova da OAB com um curso preparatório para as duas fases. Além disso, na Aula Destaque, você vai conhecer as experiências e dicas de professores prestigiados no mercado de Direito.

Ao vermos a amplitude da formação, temos uma noção da necessidade desse período longo de curso, não é mesmo? As matérias mais gerais são vistas no começo e preparam o estudante para ampliar sua visão do meio ao final da graduação.

Aqui na Anhanguera, a grade curricular é dividida em “bases para o Direito” e “preparando para o futuro”. Na primeira, são estudados os fundamentos históricos, sociais e filosóficos; na preparação para o futuro, intercala-se a base com teorias jurídicas e legislação.

A execução das tarefas que fazem parte da rotina do advogado é muito valorizada ainda durante a graduação, e isso é possível com a participação em núcleos de prática jurídica dentro da faculdade. Nesses espaços, você vai ver como acontecem os processos, ver audiências, redigir e analisar documentações etc.

O estágio faz parte da duração da faculdade de Direito?

Uma etapa importante da faculdade de Direito relacionada com a prática da profissão é o estágio obrigatório. A boa notícia é que você pode buscar por essas vagas desde o início do curso. Na parceria da Anhanguera com o Canal Conecta, você fica por dentro das melhores chances, que são exclusivas para nossos alunos.

O estágio pode ser remunerado ou não, e as possibilidades de atuação da profissão abrangem desde escritórios especializados até departamentos jurídicos de diferentes empresas.

Como você vai saber tudo sobre Direito, ao receber o diploma, os concursos também serão boas oportunidades, com vagas na Magistratura, Promotoria, Polícia Federal e muito mais.

Existe um perfil para o profissional de direito?

Segundo Mário da Costa, é difícil falar em um perfil ideal para ser advogado. De acordo com ele, “o bacharelado abre um leque de oportunidades enorme. Eu costumo dizer que o direito deveria ser obrigatório para uma série de outras profissões também, mesmo aquelas que já tem algumas matérias jurídicas na sua grade. O curso de direito sempre será útil – a pessoa pode jamais exercer a advocacia ou outra profissão jurídica, mas só o que ela tiver aprendido no curso já lhe será útil para sempre.

Especificamente para o exercício da advocacia, me parece que deve haver um perfil de busca, não só a busca pela justiça, que é um conceito mais amplo, mas de defesa dos direitos de alguém. Afinal de contas, é isso que um advogado faz. Muitas vezes quando me perguntam o que eu faço ou o que eu sou, ao invés de dizer que sou advogado, eu brinco que sou um pedinte.

Sou um pedinte, afinal de contas eu peço ao julgador, eu peço ao juiz que reconheça o direito do meu cliente. Sou um pedinte representando uma outra pessoa – eu não peço para mim, mas para o outro. Então o perfil que um advogado deva ter se for um advogado de contencioso é nesse sentido, de estar realmente consciente da importância da profissão em que ele irá pedir em nome de outrem; ou se for um advogado consultivo, a consciência de que ele precisará estar muito bem preparado para bem orientar seu cliente a respeito do que for consultado”.

Conheça a Anhanguera!

Como adiantamos, a escolha da faculdade ideal contribui para o sucesso da carreira em Direito. É fundamental estudar em um ambiente estruturado e de qualidade, pois, assim, você evita imprevistos que poderiam ser comuns caso optasse com base em achismos. Para ter certeza de que está fazendo a escolha certa, busque um curso reconhecido no mercado, em que os anos da faculdade de Direito valerão a pena!

Agora que você já sabe quantos anos é a faculdade de Direito, não perca mais tempo e já comece a sua graduação na Anhanguera agora!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 185

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.