Como montar um cronograma de estudos para Direito?

cronograma de estudos direito

Se você cursa Direito, sabe que a rotina de estudos do curso demanda bastante do aluno. É claro que todo esse esforço será compensado em forma de uma carreira de sucesso, no entanto, para isso, é necessário ter bastante disciplina durante a graduação. O cronograma de estudos para Direito vai ser o seu principal aliado nessa trajetória, pois ajudará tanto na absorção do conteúdo quanto na criação do hábito de estudar.

Esse cronograma também será útil para que você se dê bem na profissão futuramente. Isso porque profissional da área precisa primeiramente passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para atuar. Sem falar nas possibilidades de concurso — que também demandam uma rotina intensa de preparação.

Foi justamente pensando nisso que, neste post, ajudaremos você a montar o seu e a ter sucesso nos estudos durante a graduação em Direito. Vamos lá?

Entenda sua rotina e crie um cronograma que se encaixe nela

Manter uma rotina consistente é o melhor caminho para ter produtividade e bons resultados. Mas, diante da correria do dia a dia, como conciliar os estudos, o trabalho e os demais afazeres? Parece até mesmo impossível, em meio a tudo isso, incluir um cronograma de estudos, não é mesmo? No entanto, a dica que temos aqui é utilizar o tempo que você tem disponível a seu favor.

Comece estabelecendo os seus horários livres durante a semana e divida os conteúdos em um cronograma que corresponda à sua rotina. É essencial não criar cronogramas impossíveis de serem cumpridos. Isso só deixará você sobrecarregado e até mesmo desanimado por não conseguir alcançar o proposto.

Planeje o que vai estudar com antecedência

Quem é estudante de Direito sabe que os conteúdos de cada disciplina são bem extensos e envolvem bastante leitura. Por isso mesmo, é importante que você detalhe o seu cronograma de estudos ao longo do semestre.

O que queremos dizer é que, no dia específico para estudar determinada matéria, o ideal é já saber quais tópicos precisam ser cobertos. Dessa forma, é possível otimizar o tempo separado para estudar.

Essa pode até parecer uma dica corriqueira, no entanto, ela agilizará a rotina e potencializará o rendimento. Afinal de contas, se você cursa Direito, sabe que organização e planejamento para lidar com tantas informações são palavras-chave, certo?

Tenha um ambiente de estudos

O local em que você se senta para estudar interfere diretamente em seus resultados. Tendo isso em mente, é crucial escolher e manter um espaço bem organizado, apropriado para os estudos. Lembre-se de que ambientes bagunçados e com objetos acumulados são um convite às famosas distrações.

Outra dica de ouro é escolher um espaço bem iluminado, de preferência com a luz solar durante o dia. Além disso, tome cuidado com barulhos internos e externos. Caso o silêncio seja impossível em seu cantinho de estudos, experimente utilizar protetores auriculares, que abafam o som.

Estabeleça um método para estudar

Para garantir a eficácia do aprendizado, existem alguns métodos de ensino bastante utilizados, tanto por quem está na faculdade quanto por pessoas que querem fazer carreira em concursos de Direito, como os listados na LFG.

A seguir, conheça algumas técnicas de estudo para fixar o conteúdo:

  • revisões: grande parte dos estudantes tem bons rendimentos ao estudar por meio de revisões (ou fichamentos). Ao ler um conteúdo, separe aquelas informações de maior relevância e reescreva-as usando suas próprias palavras, de preferência, à mão;
  • mapas mentais: quem tem o aprendizado mais visual consegue se dar muito bem utilizando os mapas mentais. Trata-se de esquemas baseados em um conceito-chave, ramificados com outras informações importantes. Para absorver melhor o conteúdo, utilize diferentes cores e traços ao montar os mapas;
  • exercícios e simulados: tão importante quanto ler o conteúdo é testar o seu aprendizado. Assim, você consegue identificar melhor os pontos positivos e aqueles que precisam ser melhorados.

Tenha comprometimento e regularidade

Do mesmo modo em que é necessário ter comprometimento e regularidade no curso de Direito, é importante manter essa atitude em relação ao seu cronograma de estudos.

Sabemos que é muito fácil começar o hábito de estudar e, em meio a tantos outros afazeres, parar aos poucos. Saiba, no entanto, que esse é um caminho que dificilmente tem volta.

Atenha-se ao seu cronograma de estudos para Direito e esteja preparado para imprevistos. Caso não possa realmente cumprir com algum horário do cronograma, encontre um dia para repor o tempo perdido. Estar preparado para imprevistos do tipo é fundamental.

Tire um tempo para descanso e lazer

Especialmente naquelas semanas mais intensas, de provas e de projetos, é normal querer dar uma esticada na rotina de estudos para focar a absorção e a fixação completa dos conteúdos.

No entanto, precisamos falar de algo que afeta negativamente os resultados: a sobrecarga. Com ela, vêm também o estresse, a ansiedade, o nervosismo e uma série de outros estados que interferem no funcionamento do corpo e da mente.

Por isso mesmo, os momentos de descanso e de lazer também são de grande importância. Estudar por horas e horas sem pausas raramente é algo benéfico. Além de ser desgastante, a atitude pode prejudicar (e muito!) o rendimento.

Sendo assim, no cronograma de estudos para Direito, não se esqueça de incluir pausas entre um conteúdo e outro e, sempre que puder, descanse o corpo e a mente fazendo aquilo que gosta.

Essas foram as nossas dicas para os estudantes e vestibulandos de Direito. Montando o cronograma de estudos, atendo-se a ele e tendo bastante disciplina e responsabilidade, você tem tudo para brilhar nas provas e nos projetos do curso.

As dicas do post também valem para quem pretende fazer o vestibular em Direito, já que a rotina de preparação exige o mesmo foco, combinado? Nesse caso, uma dica extra é utilizar os simulados da Trilha do Enem para potencializar os estudos.

Faça Direito na Anhanguera!

Por fim, é muito importante escolher uma faculdade de Direito de qualidade e credibilidade, que fará valer a pena todo o esforço de montar e colocar em prática um cronograma de estudos em Direito. Sendo assim, que tal vir estudar com a gente na Anhanguera!?

Agora é com você! Aproveite que está aqui e faça agora mesmo a sua inscrição para o vestibular de Direito!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.