O que é Administração Pública e como trabalhar na área?

profissionais de administração pública

A carreira na Administração Pública está entre as mais bem pagas do Brasil, além de oferecer maior estabilidade no emprego. Não à toa, muitas pessoas têm interesse em trabalhar na área e buscam uma formação adequada para superar os desafios da profissão.

Nesse sentido, ao lado dos cursos de Direito e de Administração, existe a formação específica em Gestão Pública. O Tecnólogo oferece a vantagem de ser concluído em dois anos, com diploma de nível superior, e permitir a participação nos concursos públicos que exigem essa qualificação.

New call-to-action

Neste post, abordamos o que é a Administração no setor público e como se qualificar para trabalhar na área. Então, se você quer planejar o seu futuro profissional e escolher um excelente segmento de carreira, não deixe de conferir a resposta às seguintes perguntas:

O que faz um administrador público?

O administrador público é o profissional qualificado para gerir recursos financeiros, tecnologia, insumos e pessoas nas entidades estatais. É um desdobramento das Ciências da Administração, que tem características específicas para justificar a criação de um Tecnólogo.

A principal característica é a obediência aos procedimentos previstos em lei. Por exemplo, para contratar um fornecedor, não basta fazer como na empresa privada e pesquisar o melhor profissional. É preciso seguir um procedimento chamado licitação, que abre a concorrência em pé de igualdade para todos que desejam contribuir com o setor público.

Essas restrições à autonomia ocorrem em praticamente todas as atividades, como contratar pessoas, definir as prioridades do órgão, escolher os produtos e serviços prestados, fixar preços e tarifas etc. Assim, diferentemente do administrador privado, o profissional deve conhecer profundamente a lei e saber como gerar resultados dentro dessa margem mais restrita de atuação.

Áreas de atuação

A atuação pode ocorrer em órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas estatais e delegatárias de serviços públicos. Achou confuso? Bem, vejamos caso a caso.

Órgãos públicos

Os órgãos públicos são as divisões internas dos municípios, estados, Distrito Federal e União. Essas unidades têm atribuições específicas, como cuidar da segurança, saúde, educação, transporte público etc. É o caso, por exemplo, das secretarias de governo, das escolas, dos hospitais, das câmaras municipais etc.

Autarquias

As autarquias são entidades criadas pela legislação com o objetivo de serem administradas de maneira destacada dos governos. É o caso, por exemplo, do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), que, embora tenha a atribuição pública para Seguridade Social, é uma pessoa jurídica própria, ainda que vinculada ao governo federal.

Fundações públicas

Já as fundações públicas apresentam algumas diferenças em relação à forma como são criadas, embora sigam uma lógica parecida com a das autarquias. Aqui, o ente público destaca uma quantidade de bens e de capital financeiro e, a partir desses recursos, cria-se uma organização com finalidade específica. É o caso da Fundação Biblioteca Nacional.

Empresas estatais

As empresas estatais geralmente estão ligadas às atividades econômicas realizadas pelo Estado, embora também possam prestar serviços públicos. É o caso do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Petrobras, dos Correios etc.

Delegatárias de serviços públicos

Por sua vez, as delegatárias são as organizações privadas que recebem o direito de explorar uma propriedade do estado ou de prestar serviço público. São exemplos as organizações da sociedade civil de interesse público (OCIPs), que normalmente atuam na saúde, e as empresas que administram pedágios.

Qual é a importância da Administração Pública?

A Administração Pública, enquanto atividade, corresponde à gestão de serviços públicos, atividades de fomento e poder de polícia. Os primeiros são prestações voltadas para necessidades comuns; os segundos, programas de incentivos; e os terceiros, atividades de restrição à liberdade ou propriedade em benefício coletivo.

Um modelo desse último caso são os órgãos de fiscalização. Quando a Defesa Civil retira as pessoas de locais com construção irregular ocorre a restrição da propriedade, a fim de atender à segurança, que é um bem comum, por exemplo.

Percebe-se, portanto, que o gestor público exerce grande influência na qualidade de vida da população e no desenvolvimento local. É ele quem cuidará, sob a orientação do que foi decidido democraticamente e previsto na lei, das questões essenciais à coletividade. 

Não por acaso, o administrador exerce grande responsabilidade e tem muita visibilidade em suas funções. Os benefícios também são interessantes, pois os ganhos do gestor público são compatíveis e, em alguns casos, superiores ao salário de Administração.

É preciso ser concursado para ser administrador público?

O acesso a um cargo de Administração Pública ocorre por diferentes vias, preponderando aquelas relacionadas à aprovação no serviço público. Em geral, podemos citar três caminhos:

  • concurso público — classificação em processo seletivo público, com a aplicação de provas de conhecimento e consideração de títulos acadêmicos;
  • livre nomeação — cargos em que o governante pode indicar pessoas sem a necessidade de concurso público;
  • contratação pela iniciativa privada — cargos nas organizações privadas que exercem atividades de Administração Pública.

Além disso, dentro do setor público, convivem dois regimes de contratação. No estatutário, mais comum em órgãos públicos, existem benefícios e regras diferentes das previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), especialmente a estabilidade, que protege contra demissão. Já no celetista, o regime é o mesmo da iniciativa privada com alguns poucos ajustes, como a exigência de justificar as demissões.

O que estudar para a carreira de Administração Pública?

É muito importante que os interessados na carreira realizem o curso superior. É que os melhores concursos públicos exigem o diploma, o que restringe as possibilidades de quem não é formado. Sem contar que uma qualificação adequada é essencial para realizar um trabalho de excelência na Administração Pública.

O caminho mais indicado é o curso de Administração ou o curso de Gestão Pública da Anhanguera. Temos disciplinas divididas em dois núcleos. A primeira parte é mais generalista e concede conhecimentos em Teoria Geral da Administração, Gestão, Matemática Financeira, Contabilidade etc. Já na segunda, o foco estará nos desafios e nas questões específicas da gestão na Administração Pública.

YouTube video

Vantagens do curso Tecnólogo em Gestão Pública da Anhanguera

Além disso, os alunos aqui da Anhanguera contam com benefícios exclusivos, como a parceria com a rede de ensino LFG. Nesse caso, é possível obter descontos e realizar cursos preparatórios específicos para os concursos públicos do interesse do aluno.

Um segundo benefício é o acesso ao Canal Conecta. No portal da empregabilidade, empresas e órgãos públicos parceiros disponibilizam oportunidades de trabalho e de estágio. Assim, o aluno pode aliar teoria e prática, bem como adquirir experiência profissional.

Uma terceira vantagem são as modalidades de ensino disponíveis. Na opção de curso 100% online, você conta com total flexibilidade de horários, sendo ideal para quem tem dificuldades de conciliar trabalho e estudo. Já no semipresencial, os alunos frequentam o polo de ensino uma ou duas vezes por semana, realizando a interação de sala de aula.

Sendo assim, se você gostou da Administração Pública e quer construir uma carreira de gestão, aproveite as vantagens do curso superior da Anhanguera e obtenha um diploma reconhecido nos setores públicos e privados da sociedade.

Para entender um pouco mais sobre as áreas da Administração e tirar dúvidas sobre qual o melhor caminho, leia nosso conteúdo específico sobre o tema!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 98

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.