O que é Administração Pública e como trabalhar na área?

profissionais de administração pública

A carreira na Administração Pública está entre as mais bem pagas do Brasil, além de oferecer maior estabilidade no emprego. Não à toa, muitas pessoas têm interesse em trabalhar na área e buscam uma formação adequada para superar os desafios da profissão.

Nesse sentido, ao lado dos cursos de Direito e de Administração, existe a formação específica em Gestão Pública. O Tecnólogo oferece a vantagem de ser concluído em dois anos, com diploma de nível superior, e permitir a participação nos concursos públicos que exigem essa qualificação.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=df2481fa-c625-4bca-a64e-2f0d30c1c4bf]

Neste post, abordamos o que é a Administração no setor público e como se qualificar para trabalhar na área. Então, se você quer planejar o seu futuro profissional e escolher um excelente segmento de carreira, não deixe de conferir a resposta às seguintes perguntas:

O que faz um administrador público?

O administrador público é o profissional qualificado para gerir recursos financeiros, tecnologia, insumos e pessoas nas entidades estatais. É um desdobramento das Ciências da Administração, que tem características específicas para justificar a criação de um Tecnólogo.

A principal característica é a obediência aos procedimentos previstos em lei. Por exemplo, para contratar um fornecedor, não basta fazer como na empresa privada e pesquisar o melhor profissional. É preciso seguir um procedimento chamado licitação, que abre a concorrência em pé de igualdade para todos que desejam contribuir com o setor público.

Essas restrições à autonomia ocorrem em praticamente todas as atividades, como contratar pessoas, definir as prioridades do órgão, escolher os produtos e serviços prestados, fixar preços e tarifas etc. Assim, diferentemente do administrador privado, o profissional deve conhecer profundamente a lei e saber como gerar resultados dentro dessa margem mais restrita de atuação.

Áreas de atuação

A atuação pode ocorrer em órgãos públicos, autarquias, fundações públicas, empresas estatais e delegatárias de serviços públicos. Achou confuso? Bem, vejamos caso a caso.

Órgãos públicos

Os órgãos públicos são as divisões internas dos municípios, estados, Distrito Federal e União. Essas unidades têm atribuições específicas, como cuidar da segurança, saúde, educação, transporte público etc. É o caso, por exemplo, das secretarias de governo, das escolas, dos hospitais, das câmaras municipais etc.

Autarquias

As autarquias são entidades criadas pela legislação com o objetivo de serem administradas de maneira destacada dos governos. É o caso, por exemplo, do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), que, embora tenha a atribuição pública para Seguridade Social, é uma pessoa jurídica própria, ainda que vinculada ao governo federal.

Fundações públicas

Já as fundações públicas apresentam algumas diferenças em relação à forma como são criadas, embora sigam uma lógica parecida com a das autarquias. Aqui, o ente público destaca uma quantidade de bens e de capital financeiro e, a partir desses recursos, cria-se uma organização com finalidade específica. É o caso da Fundação Biblioteca Nacional.

Empresas estatais

As empresas estatais geralmente estão ligadas às atividades econômicas realizadas pelo Estado, embora também possam prestar serviços públicos. É o caso do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, da Petrobras, dos Correios etc.

Delegatárias de serviços públicos

Por sua vez, as delegatárias são as organizações privadas que recebem o direito de explorar uma propriedade do estado ou de prestar serviço público. São exemplos as organizações da sociedade civil de interesse público (OCIPs), que normalmente atuam na saúde, e as empresas que administram pedágios.

Qual é a importância da Administração Pública?

A Administração Pública, enquanto atividade, corresponde à gestão de serviços públicos, atividades de fomento e poder de polícia. Os primeiros são prestações voltadas para necessidades comuns; os segundos, programas de incentivos; e os terceiros, atividades de restrição à liberdade ou propriedade em benefício coletivo.

Um modelo desse último caso são os órgãos de fiscalização. Quando a Defesa Civil retira as pessoas de locais com construção irregular ocorre a restrição da propriedade, a fim de atender à segurança, que é um bem comum, por exemplo.

Percebe-se, portanto, que o gestor público exerce grande influência na qualidade de vida da população e no desenvolvimento local. É ele quem cuidará, sob a orientação do que foi decidido democraticamente e previsto na lei, das questões essenciais à coletividade. 

Não por acaso, o administrador exerce grande responsabilidade e tem muita visibilidade em suas funções. Os benefícios também são interessantes, pois os ganhos do gestor público são compatíveis e, em alguns casos, superiores ao salário de Administração.

É preciso ser concursado para ser administrador público?

O acesso a um cargo de Administração Pública ocorre por diferentes vias, preponderando aquelas relacionadas à aprovação no serviço público. Em geral, podemos citar três caminhos:

  • concurso público — classificação em processo seletivo público, com a aplicação de provas de conhecimento e consideração de títulos acadêmicos;
  • livre nomeação — cargos em que o governante pode indicar pessoas sem a necessidade de concurso público;
  • contratação pela iniciativa privada — cargos nas organizações privadas que exercem atividades de Administração Pública.

Além disso, dentro do setor público, convivem dois regimes de contratação. No estatutário, mais comum em órgãos públicos, existem benefícios e regras diferentes das previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), especialmente a estabilidade, que protege contra demissão. Já no celetista, o regime é o mesmo da iniciativa privada com alguns poucos ajustes, como a exigência de justificar as demissões.

O que estudar para a carreira de Administração Pública?

É muito importante que os interessados na carreira realizem o curso superior. É que os melhores concursos públicos exigem o diploma, o que restringe as possibilidades de quem não é formado. Sem contar que uma qualificação adequada é essencial para realizar um trabalho de excelência na Administração Pública.

O caminho mais indicado é o curso de Administração ou o curso de Gestão Pública da Anhanguera. Temos disciplinas divididas em dois núcleos. A primeira parte é mais generalista e concede conhecimentos em Teoria Geral da Administração, Gestão, Matemática Financeira, Contabilidade etc. Já na segunda, o foco estará nos desafios e nas questões específicas da gestão na Administração Pública.

Vantagens do curso Tecnólogo em Gestão Pública da Anhanguera

Além disso, os alunos aqui da Anhanguera contam com benefícios exclusivos, como a parceria com a rede de ensino LFG. Nesse caso, é possível obter descontos e realizar cursos preparatórios específicos para os concursos públicos do interesse do aluno.

Um segundo benefício é o acesso ao Canal Conecta. No portal da empregabilidade, empresas e órgãos públicos parceiros disponibilizam oportunidades de trabalho e de estágio. Assim, o aluno pode aliar teoria e prática, bem como adquirir experiência profissional.

Uma terceira vantagem são as modalidades de ensino disponíveis. Na opção de curso 100% online, você conta com total flexibilidade de horários, sendo ideal para quem tem dificuldades de conciliar trabalho e estudo. Já no semipresencial, os alunos frequentam o polo de ensino uma ou duas vezes por semana, realizando a interação de sala de aula.

Sendo assim, se você gostou da Administração Pública e quer construir uma carreira de gestão, aproveite as vantagens do curso superior da Anhanguera e obtenha um diploma reconhecido nos setores públicos e privados da sociedade.

Para entender um pouco mais sobre as áreas da Administração e tirar dúvidas sobre qual o melhor caminho, leia nosso conteúdo específico sobre o tema!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 134

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados