O que um administrador faz em seu dia a dia profissional?

o que faz um administrador

A graduação em Administração é uma das mais buscadas pelas pessoas que desejam seguir carreira na área gerencial. O curso é muito versátil e proporciona conhecimento para que os administradores atuem em diversos setores do mercado.

De forma geral, o curso de Administração é focado no gerenciamento dos recursos materiais, financeiros e humanos de uma empresa. O graduado na área é um profissional fundamental, que tem o objetivo de gerenciar a rotina e planejar estratégias na organização na qual atua.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você entender o que faz o profissional de Administração na prática. Confira!

Quais são as principais áreas de atuação de um administrador?

O profissional de Administração tem muita relevância para o mercado, o que pode ser percebido com as diversas áreas de atuação. Por sua demanda de trabalho e abrangência, todas estão em alta no mundo corporativo. Veja quais são a seguir.

Gestão financeira

O administrador com experiência profissional em gestão financeira é responsável pela execução estratégica da receita da empresa, definindo orçamentos para todos os setores e realizando pagamentos de salários de colaboradores, impostos, serviços terceirizados e fornecedores.

Gestão de marketing

Na gestão de marketing, o profissional se dedica a realizar pesquisas de mercado, propor melhorias nos produtos e processos oferecidos pela organização, definir o perfil dos clientes e criar estratégias de interação.

Logística

Na logística, o bacharel em Administração é responsável por gerenciar todo o fluxo produtivo de uma empresa. Ele deve fazer isso com o objetivo de obter a melhor relação custo-benefício possível, de forma a otimizar os processos elaborados, conquistando alto grau de eficiência com baixo desperdício.

Recursos Humanos

Nesse setor, o graduado em Administração deve realizar ações que objetivam a manutenção do quadro de colaboradores da empresa em conformidade com seus valores e suas políticas.

Comércio exterior

Essa é uma das carreiras de Administração na qual o profissional trabalha com diversas atividades financeiras e organizacionais, como:

  • avaliar as tendências de mercado, de forma a identificar as necessidades das organizações envolvidas nos negócios;
  • elaborar estratégias de marketing, com objetivo de maximizar o lucro;
  • definir a logística relativa ao transporte usado para efetuar a transação.

Consultoria

Na consultoria, o administrador define como utilizar recursos financeiros, humanos e materiais da melhor forma, de modo a aperfeiçoar os serviços e maximizar os resultados. Ele também define como desenvolver os projetos e avalia a viabilidade de cada um deles, de acordo com o público-alvo e a capacidade financeira da empresa.

Auditoria

O auditor orienta a organização a adotar práticas que impeçam qualquer atividade ilícita. Afinal, se a empresa se envolver em sonegação de impostos ou em escândalos de corrupção, perderá a credibilidade.

Planejamento estratégico

Aqui, o administrador analisa cuidadosamente o contexto mercadológico em que a empresa está inserida, localizando as condições que estão envolvidas em seu desempenho econômico e produtivo.

Carreira acadêmica

O profissional de Administração também pode atuar em instituições particulares e públicas de ensino superior, como pesquisador ou professor. Quem tem cursos de pós-graduação, como mestrado ou doutorado, tem grandes chances de atuar nesse setor.

Quais são as atividades mais comuns no dia a dia de um administrador?

O dia a dia de um administrador varia de acordo com sua especialização e sua área de trabalho (tática, estratégica e operacional). Dependendo do local e do tipo de atuação, suas funções e responsabilidades terão diferentes significados.

Os profissionais que atuam na esfera operacional, por exemplo, lidam com funções mais práticas, que precisam de mais atenção no momento de serem realizadas. Também existe o planejamento operacional, em que são definidas formas de realizar as atividades práticas da empresa por todas as suas equipes, buscando produtividade e alcance de objetivos corporativos.

Administradores que trabalham como supervisores e gerentes nas organizações participam de questões táticas e são responsáveis por gerenciar e por coordenar atividades de colaboradores, visando colocar em prática as estratégias.

O planejamento tático abrange o desenvolvimento de condições e de atividades para que os setores possam trabalhar satisfatoriamente e alcançar metas empresariais. Já a parte estratégica é uma área em que os profissionais definem estratégias e ações para toda a organização, as quais serão melhoradas pelo nível tático e colocadas em prática pelo operacional.

Muitos administradores que atuam como diretores ou empreendedores tendem a trabalhar diretamente no setor operacional, sendo responsáveis pelos caminhos das empresas. Afinal, aqui na Anhanguera, o curso de Administração EAD ou presencial oferece uma boa base para quem quer abrir seu próprio negócio.

De forma simples, as principais atividades da rotina de um administrador estão relacionadas com:

  • relacionamento com clientes, fornecedores e equipe interna;
  • gestão de pessoas;
  • gestão de projetos;
  • implementação de processos;
  • atividades analíticas;
  • apresentações de relatórios;
  • entre outras.

Como se tornar um profissional diferenciado?

Agora que você entendeu o que faz um administrador, é importante saber como se tornar um profissional diferenciado, especialmente devido à alta competitividade do mercado. Conheça as principais características do profissional de Administração.

Ser organizado

Conseguir se organizar é fundamental para definir seus objetivos e determinar suas próprias prioridades. Sem manter o foco no que realmente importa, você dificilmente realizará o que é importante.

Desenvolver capacidade de liderar

Todas as equipes precisam de um profissional que seja capaz de conduzir todos os membros. Por isso, contar com um administrador com perfil de liderança é uma necessidade para qualquer empresa, pois é improvável que a organização se desenvolva sem um líder que a leve para um caminho de sucesso.

Ter senso crítico

Manter uma postura crítica não significa encontrar defeitos ou censurar. O senso crítico é uma atividade que envolve análises, julgamentos e estabelecimento de relações a partir da sua avaliação — o que é fundamental para o administrador no ambiente de trabalho.

Ser seguro de si

Todo profissional de Administração bem-sucedido deve ser seguro de si para conseguir tomar as decisões corretas. Isso se relaciona com a capacidade de decidir acertadamente, mesmo em situações complexas e que exigem grandes análises.

Com um curso tão amplo e com grande diversidade de disciplinas, é de se esperar que o administrador tenha muitas opções de trabalho. Além disso, após a graduação, é possível iniciar seu próprio negócio, por meio dos conhecimentos alcançados na área de gestão. Também existem oportunidades no setor público e em empresas privadas para quem não quer empreender e deseja se colocar no mercado.

Quer fazer Administração em uma instituição de qualidade e reconhecida pelo mercado? Então, entre em contato conosco e conheça nosso curso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.