Administração é de exatas ou humanas? Tire sua dúvida agora!

administração é de humanas

Você já teve dúvida se Administração é de exatas ou humanas? A área oferece diversas possibilidades de atuação, por isso, essa questão é muito comum entre os estudantes que desejam se tornar administradores.

O setor administrativo é um dos campos profissionais mais importantes para o mercado e para a estruturação da sociedade. Por isso, o curso de Administração está entre os mais procurados do Brasil. Junto com Direito e Pedagogia, corresponde a 27,4% das matrículas no ensino superior.

E então: Administração é de exatas ou de humanas? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Como é o curso de Administração?

A faculdade de Administração tem duração de 4 anos e forma profissionais preparados para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho. O curso pode ser realizado na modalidade presencial ou EAD.

O conhecimento adquirido durante a graduação permite ao estudante ter uma visão holística dos processos realizados dentro das empresas de diferentes portes, além de melhorar sua capacidade de analisar, identificar e solucionar os principais desafios do dia a dia das organizações.

Se você pretende cursar Administração em 2020, saiba que o curso da Anhanguera é moderno e está adaptado às necessidades atuais do mercado, além de ser alinhado às tendências de gestão atuais. O profissional se forma de acordo com as demandas e responsabilidades socioambientais.

Noções de matemática financeira, gestão, economia, marketing, administração de produção e comércio exterior são alguns dos assuntos estudados pelos alunos de Administração. Outras disciplinas comuns são as voltadas para o empreendedorismo.

É comum que os alunos tenham interesse pelos ambientes empresariais. Por isso, é importante ter perfil analítico e curioso, sendo motivado pela busca de soluções inovadoras para ambientes desafiadores.

Quais são as principais áreas de atuação para um administrador?

Conhecer as áreas de atuação do administrador é fundamental para ter uma dimensão mais real das possibilidades de trabalho, além de ser importante para ter certeza se o curso se encaixa no seu plano de carreira. Conheça algumas possibilidades a seguir.

Logística

O setor é caracterizado pela gestão dos processos relacionados ao estoque, à produção e ao transporte que são realizados dentro de uma empresa. O profissional que atua na área é responsável pela organização dos processos, compra de matéria-prima e manipulação adequada dos produtos até a efetiva conclusão de venda.

Para gerir todo o fluxo produtivo da organização, o administrador deve buscar a melhor relação custo-benefício, de forma a otimizar os procedimentos desenvolvidos. Com isso, é possível alcançar alto grau de eficiência com o mínimo de desperdício.

Outro ponto importante é garantir que os processos estejam de acordo com as regras de segurança e qualidade.

Planejamento estratégico

Essa área atua com diversos processos administrativos direcionados para a definição de metas, visando determinas as melhores ações para o trabalho com base em necessidades internas e externas. O planejamento estratégico é essencial para o crescimento da empresa, pois atua no esboço do que é necessário fazer para alcançar determinado objetivo.

Nesse setor, o administrador analisa criticamente o cenário do mercado em que a empresa se encontra, identificando elementos que estão relacionados com seu desempenho econômico e produtivo.

O profissional deve ficar atento aos resultados e revisar as metas, de acordo com a situação da organização e o cenário externo. Por isso, a capacidade de análise crítica é fundamental para que as ações pensadas estejam adequadas.

Consultoria

Abrir ou aumentar uma empresa exige cuidado e planejamento. Nesse sentido, uma consultoria capacitada é fundamental para ajudar com as ações que devem ser tomadas. O administrador direciona como utilizar os recursos financeiros, humanos e materiais da melhor forma, a fim de ampliar os resultados e aperfeiçoar os serviços.

O profissional também destaca como os projetos devem ser desenvolvidos e analisa a viabilidade de cada um deles, de acordo com a capacidade financeira da empresa e o público-alvo a ser atingido. O papel do consultor é fazer investimentos com mais inteligência e qualidade.

Gestão financeira

Quem trabalha com gestão financeira aplica conhecimentos e técnicas para gerenciar a receita de uma empresa. O profissional trabalha diretamente com os recursos financeiros da organização, administrando o dinheiro necessário para o correto funcionamento do negócio, no que se refere a gastos, custos e lucros.

O administrador é responsável por definir orçamentos e aplicar corretamente a receita. Para isso, é necessário analisar, identificar e acompanhar as variáveis financeiras e econômicas da empresa, oferecendo suporte à tomada de decisão.

O gestor financeiro orienta a equipe a analisar o valor dos gastos e as condições de pagamento. Esse trabalho é essencial para que os investimentos não comprometam a saúde financeira do negócio e garanta um retorno para os empreendedores.

Gestão de processos

Para realizar a gestão de processos, é necessário contar com um administrador capaz de utilizar as ferramentas adequadas para avaliar o desempenho dos serviços oferecidos e dos colaboradores. Ao mapear os gargalos, uma empresa tem mais condições de identificar erros e evitar prejuízos.

Dessa forma, é possível expandir a lucratividade e promover o avanço contínuo. A iniciativa deve ser feita de modo constante em qualquer organização. Do contrário, os concorrentes podem conquistar uma posição mais privilegiada diante dos clientes.

Afinal, a Administração é de exatas ou humanas?

Administração é de humanas. O administrador é o profissional responsável por melhorar o desempenho da empresa, coordenando equipes e definindo estratégias. As teorias da área são baseadas no comportamento humano, levando em consideração que as organizações são formadas por pessoas capazes de produzir produtos ou serviços.

O foco da carreira do administrador é manter o bom funcionamento da empresa, fazendo com que equipes de trabalho desempenhem suas funções da melhor forma possível, buscando atingir um objetivo comum. Para isso, o profissional busca um entrosamento entre recursos, pessoas e estruturas.

Embora a graduação apresente algumas disciplinas derivadas da Matemática — como Finanças, mas nada muito complexo — o curso de Administração não pertence à área das ciências exatas.

Confira algumas das unidades da Anhanguera que oferecem o curso de Administração:

Agora que você já sabe que Administração é de humanas e não de exatas, não pode deixar de pensar no curso como uma opção de graduação. A área oferece aos profissionais diversas possibilidades de atuação, o que é uma grande vantagem no mercado de trabalho atual.

Gostou do conteúdo? Então, complemente a leitura e tire suas dúvidas sobre o ensino superior!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.