O que esperar da carreira de Administração em 2020?

oqueesperardacarreiradeadministracaoem2020

Todo mundo que quer fazer uma faculdade precisa se atentar para as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, não é mesmo? Algumas áreas, no entanto, são mais abrangentes e estão em constante inovação, como é o caso do curso de Administração em 2020.

Isso acontece porque o profissional da área de Administração pode atuar em diversos cargos e setores. Mas para ter um bom desempenho, precisa ter uma formação alinhada com as novidades de cada um deles, certo?

Como fazer essa avaliação? Neste post, trazemos algumas tendências e perspectivas da carreira na área de Administração para 2020. Confira.

Panorama do curso de Administração

O curso de formação em Administração pode ser realizado em diversos formatos, mas a qualidade do ensino e a absorção dos conteúdos não podem ser comprometidos.

Por isso, é preciso entender o funcionamento, e, principalmente, escolher um modelo e instituição que entreguem valor no desenvolvimento educacional. Em outras palavras, não se trata apenas de um título acadêmico, mas uma formação profissional diferenciada.

Funcionamento

Aqui na Anhanguera, o curso de Bacharelado em Administração pode ter diferentes tipos de graduação.

É possível seguir uma graduação presencial, valorizando a interação entre professores e alunos; semipresencial, com uma porcentagem de aulas no ambiente virtual; combinação personalizada, com aulas em ambiente digital e encontros na faculdade algumas vezes na semana, e 100% digital EAD, quando apenas as provas são realizadas em algum polo da faculdade.

Todos esses modelos entregam a mesma qualidade de ensino, o único diferencial será a forma de dedicação do aluno, presencial ou a distância.

Principais conteúdos

Um profissional formado em Administração pode atuar em diversos setores de uma empresa. Por isso, é essencial que ele estude conteúdos amplos e diversificados que tenham relação com a gestão organizacional. Assim, entre as principais matérias, temos:

  • marketing;
  • recursos humanos;
  • processos;
  • logísticas;
  • metologia do trabalho científico;
  • meio ambiente;
  • inovação;
  • qualidade;
  • gestão mercadológica e organizacional.

Tendências e expectativas para a carreira em Administração 2020

O curso de Administração foi regulamentado no Brasil em 1965 com a Lei nº 4.769, no dia 9 de setembro, data em que também é celebrado o Dia do Administrador.

O contexto histórico, apesar de conturbado na política, também foi marcado pela forte industrialização e pelo desenvolvimento econômico, o que exigia profissionais aptos a gerenciar eficientemente as empresas e os negócios.

De lá para cá, o curso de Administração continuou se adaptando e se modernizando de acordo com as demandas do mercado. Na atualidade, novas tendências e elementos influenciam sua configuração.

Transformação Digital

A Transformação Digital, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é marcada pela digitalização dos processos e pelo uso das tecnologias para a resolução de problemas e aumento da eficiência.

Nesse cenário, funções operacionais são realizadas por robôs programados com inteligência artificial — inclusive, para tomar algumas decisões, como interromper uma produção ou notificar a necessidade de manutenção.

Nesse cenário, o administrador deve saber fazer bom uso das informações que essa tecnologia oferece, ser um gestor de pessoas que engaja sua equipe, ter ótimas conexões profissionais e uma visão estratégia apurada para definir estratégias de posicionamento e de crescimento por meio dela.

Sustentabilidade

Outro elemento que influencia o mercado positivamente é a valorização das ações de sustentabilidade, não apenas para a prevenção do meio ambiente, mas também porque tal posicionamento pode gerar economias para o negócio e uma boa imagem junto ao seu público.

A partir dessa tendência, os administradores têm estudado soluções de sustentabilidade para as empresas, formas de compensar crédito de carbono para as indústrias, e, claro, meios para promover sua imagem em prol da preservação da natureza.

Gestão da qualidade

A gestão da qualidade tem diversos focos na administração, passando pela liderança, processos e recursos humanos. Por isso, existem muitas ferramentas e estratégias que demandam um profissional dedicado e pronto para alinhar todas as áreas.

Benchmarking

Fazer benchmarketing é uma estratégia comum na área da Administração, mas considerando a globalização e o acesso à informação, para que ele seja realmente valioso, precisa produzir dados estratégicos e diferenciados à organização.

Dessa forma, os administradores deverão mesclar diversas estratégias, fontes, e, claro, conexões com outras empresas parceiras, a fim de produzir informações e dados que ajudem na tomada de decisão.

O benchmarketing também pode ser conduzido internamente nas organizações. Nesse caso, o administrador será o responsável por conduzir o processo de forma a enriquecer as filiais ou as áreas envolvidas.

Novas carreiras e influências das novas gerações nas empresas

Com as novas demandas e perspectivas do mercado, é possível perceber o surgimento de novas carreiras e áreas na Administração.

Alguns administradores estão se especializando no campo da sustentabilidade, com atuações em:

  • consultoria e gestão da cadeia de fornecedores, para priorizar parceiros que gerem menor impacto no meio ambiente e estejam alinhados com o posicionamento da empresa;
  • administração de insumos, buscando soluções para a redução do uso de papel, economia de energia, reaproveitamento de água etc.

Também podemos apontar novas carreiras nas áreas de vendas e marketing, como:

  • gestão do sucesso do cliente, com ênfase no prolongamento do relacionamento comercial;
  • gestão do crescimento e expansão, na qual os administradores avaliam novos mercados com base no estudo de dados, estudam suas necessidades e validam o investimento da empresa de forma mais eficiente;
  • gestão de marketing digital, já que as ferramentas online de divulgação e relacionamento são modernizadas regularmente e exigem uma administração para atingir o máximo de suas performances.

Na área de gestão de recursos humanos, na qual os administradores também têm forte atuação, têm destaque as oportunidades que surgem na área de treinamento e desenvolvimento de talentos.

Gestão do conflito de gerações

É preciso lembrar que, no mercado de trabalho, diferentes gerações se encontram e precisam trabalhar unidas para um resultado comum. Isso pode gerar choques comportamentais e tensões capazes de comprometer o ambiente organizacional.

Além disso, cada profissional tem uma necessidade diferente. Essa questão pode estar relacionada à sua geração ou não, mas o administrador deve saber identificar cada uma dessas características e descobrir como desenvolvê-las para atingir o máximo da performance de cada colaborador da sua empresa.

É preciso entender que tanto a Administração em 2020 e aquela que foi formalizada em 1965 no Brasil têm características em comum, e não apenas o fato de estar em constante evolução. Essa é uma formação estratégica para os negócios, pois, mesmo com suas mudanças, continua atenta à relação de sucesso entre pessoas, processos e infraestrutura.

No vídeo abaixo, você pode conferir mais detalhes a respeito do curso de Administração EAD na Anhanguera:

Confira algumas das unidades da Anhanguera em que há disponibilidade do curso de Administração em 2020:

Então, já tem motivos suficientes para fazer o curso de Administração em 2020? Então, saiba mais neste post quais são as principais formas de ingressar na faculdade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.