A diferença entre faculdade e universidade envolve diversos aspectos, como:
- quantidade de cursos;
- grau de autonomia;
- exigência ou não da produção de pesquisas;
- nível de formação do corpo docente;
- foco da instituição.
Isso costuma gerar dúvidas em quem deseja uma realizar uma graduação no Ensino Superior. Afinal, qual dos modelos de instituição é mais eficiente ou confiável? A escolha por uma ou outra pode ter um grande impacto na minha vida?
[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]
Como o assunto é importante, para ajudar você nessa questão, produzimos este artigo esclarecedor. Continue na leitura e entenda melhor!
O que é uma faculdade?
Existem faculdades públicas e particulares. Em geral, elas costumam ser especializadas em determinada área de conhecimento, por exemplo, podemos ter uma Faculdade de Ciências da Saúde, em que os cursos sejam: Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem — com isso, elas tendem a oferecer uma quantidade menor de cursos, porém, isso não é uma regra. O corpo docente é formado de, ao menos, um terço de especialistas, ou seja, com pós-graduação lato sensu.
Para criarem um novo curso, as faculdades sempre precisam da autorização prévia do MEC. A princípio, essa característica parece desfavorável, certo? Porém, a verdade é que isso torna a formação bastante confiável, uma vez que o curso precisa passar pelos critérios do Ministério da Educação, antes de ser aprovado.
A regra vale para os cursos a distância ofertados pelas instituições cadastradas. Aliás, essa modalidade cresceu tanto, que tiveram 196,6% de alunos a mais nesse modelo educacional, nos últimos 10 anos, segundo o Censo da Educação Superior.
As faculdades não têm obrigação de produzir pesquisas. Ainda, podem oferecer cursos de pós-graduação nos níveis de especialização, mestrado e doutorado, mas isso não é uma exigência. Por fim, têm foco em capacitar os alunos para a vida profissional.
O que é uma universidade?
Toda universidade já foi faculdade um dia, então, podemos dizer que universidade é o degrau máximo. Assim como as faculdades, também existem universidades públicas e particulares.
Via de regra, oferecem maior quantidade de cursos e não são especializadas em uma área de conhecimento, pois são compostas por diversas pequenas faculdades.
Por exemplo, dentro de uma universidade podem existir a faculdade de Direito, faculdade de Engenharia, faculdade de Psicologia, entre outras.
O corpo docente é formado de, no mínimo, um terço de mestres e doutores. As universidades têm autonomia e, por isso, não precisam de autorização do MEC para criar um outro curso.
? Universidades devem produzir pesquisas científicas, intelectuais e culturais. Também, devem disponibilizar, pelo menos, 4 pós-graduações stricto sensu, sendo, ao menos uma delas, de doutorado.
Por fim, uma das grandes diferenças entre faculdade e universidade é que esta última tem foco em capacitar os estudantes para a vida acadêmica. De modo geral, isso envolve dar aulas e realizar pesquisas, mas ela também pode preparar para o mercado de trabalho.
Qual a melhor opção?
Agora, você deve estar se perguntando: “o que eu devo escolher?”. Primeiro, é importante você se certificar de uma coisa importante: a instituição deve estar credenciada e ser reconhecida pelo MEC. Depois, é preciso ter em mente que o fato de a universidade ter um degrau maior, não significa que ela capacite melhor. A qualidade do curso depende de inúmeros fatores, e o principal é a dedicação do estudante.
Por fim, o diploma de ambas as instituições têm o mesmo valor. Para decidir a melhor opção, é preciso analisar quais os seus objetivos com a graduação. Se a intenção for se preparar para o mercado de trabalho e ter um currículo competitivo, tirar o bacharelado em uma faculdade é o caminho ideal!
Afinal, a Anhanguera é universidade ou faculdade?
A Anhanguera é: TUDO!
Sim, pessoal! ? Calma, vamos explicar! A Anhanguera Educacional é mantenedora de várias Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas pelo Brasil. Sendo assim, essas IES podem ser classificadas como Faculdades, Centros Universitários ou Universidades, a depender da Organização Acadêmica atuante naquela localidade/unidade.
Para exemplificar, a Anhanguera em Brasília/DF é uma Faculdade: Faculdade Anhanguera de Brasília. Em Campo Grande/MS, é um Centro Universitário. Já em São Paulo/SP, se trata de uma Universidade, a Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN).
Bem, depois de ter entendido qual a diferença entre faculdade e universidade, você já tem mais ferramentas para fazer sua escolha. Invista na sua graduação, pois ela é a porta de entrada para muitas oportunidades futuras. A Anhanguera é credenciada ao MEC e oferece uma gama de cursos que preparam você diretamente para o mercado!
Que tal conferir os cursos oferecidos pela Faculdade Anhanguera? Com certeza, com um deles você se identificará!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 61
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?