O curso de Tecnologia em Produção Cervejeira é ideal para quem gosta de inovação e quer se tornar um empreendedor na área. Quem se forma nessa graduação pode atuar em indústrias, em associações e em demais empresas, prestando serviços de manutenção, planejamento, controle e supervisão de produção.
Na faculdade de Produção Cervejeira, o aluno conta com uma formação completa, estando apto para realizar atividades ou, até mesmo, ser o gestor do seu próprio negócio. Com o diploma em mãos, o profissional vai ter total domínio sobre conhecimentos, condutas e competências necessários para ser um produtor de cervejas artesanais.
Acompanhe a seguir e saiba se o curso de Produção Cervejeira vale mesmo a pena!
Quais são as vantagens de fazer o curso de Produção Cervejeira?
A graduação em Produção Cervejeira é ideal para quem deseja entrar no mercado de trabalho e ser um profissional diferenciado. Isso porque a área está em alta e, por ser um curso inovador, o aluno acaba apresentando um currículo mais impactante e valorizado diante dos empregadores.
Na faculdade, o estudante de Produção Cervejeira conta com uma matriz curricular que auxilia na gestão do negócio e na criação de cervejas. As disciplinas ofertadas são fundamentais para o desenvolvimento de competências e para aprimorar as habilidades do futuro.
Veja, a seguir, quais são os principais temas discutidos no curso:
- matérias-primas e adjuntos utilizados na produção cervejeira;
- metodologias de produção cervejeira;
- tecnologias necessárias na produção cervejeira;
- produção cervejeira como modelo de negócio;
- processos de produção industrial sustentáveis;
- gerenciamento de resíduos.
Uma das grandes vantagens da faculdade em Produção Cervejeira é que o aluno pode optar pela modalidade 100% online, tendo mais flexibilidade e acesso a conteúdos práticos, adaptados especialmente para a obtenção do diploma EAD. Além de tudo, a graduação online tem duração de 3 semestres, sendo ideal para quem deseja realizar a formação acadêmica em um prazo curto.
Se você ainda está se perguntando se vale a pena fazer um segundo curso, saiba que grande parte das empresas busca por profissionais com múltiplos talentos. Assim, mesmo que você já tenha uma faculdade no currículo, o seu perfil pode ser valorizado e chamar ainda mais a atenção dos empregadores.
Como é o mercado de trabalho para a área de Produção Cervejeira?
Hoje em dia, grande parte das causas do desemprego no país são geradas por fatores externos, mas também por falta de mão de obra qualificada. Quem se forma no curso de Tecnologia em Produção Cervejeira, por exemplo, pode atender a uma área que oferece diversas vagas e oportunidades para colaboradores especializados no assunto.
Como a formação nesse setor é consideravelmente rápida, o profissional pode ingressar antecipadamente no mercado de trabalho e garantir um cargo promissor em alguma empresa do ramo. Além disso, há a possibilidade de empreender e abrir um negócio próprio, produzindo cervejas artesanais para serem revendidas.
O setor está em amplo crescimento e oferece vagas para as funções de mestre-cervejeiro, sommelier de cervejas e administrador de negócios cervejeiros. Como a quantidade de cervejarias dobrou nos últimos anos no país, muitos empregos são gerados para profissionais qualificados no ramo.
Portanto, o mercado é altamente aquecido e promete boas perspectivas para quem se forma em Produção Cervejeira. Com uma formação acadêmica de ponta, será possível ingressar na área e conquistar um cargo com remuneração atraente de forma rápida, logo após obter o diploma de ensino superior.
Quem se forma em Produção Cervejeira pode atuar onde?
Quem conquista o diploma em Produção Cervejeira pode trabalhar em indústrias, distribuidores de bebidas, empresas e associações cervejeiras. O profissional geralmente realiza atividades de manutenção, planejamento, controle e supervisão de produção, além de cuidar dos fatores de qualidade e otimização.
Outra opção é empreender e abrir um negócio próprio de cervejas artesanais, podendo comercializar o produto em cervejarias e em indústrias de médio e grande porte. Com isso, o profissional atua desde a seleção das matérias-primas até o estágio de engarrafamento das cervejas.
Também existem oportunidades de trabalho como consultor e administrador de empresas do ramo. Para isso, é necessário conhecer de forma aprofundada sobre o mercado e seus consumidores, permitindo o aumento das vendas e o desenvolvimento de estratégias de produtividade.
Ainda é possível atuar em hotéis, restaurantes, bares, adegas, entre outros estabelecimentos que exigem especialistas na bebida. O profissional, nesse caso, deve indicar a cerveja ideal para harmonizar com alimentos e pratos variados. Independentemente do local de atuação, quem se qualifica para essa profissão tem inúmeras possibilidades de cargos no mercado de trabalho.
Qual é a média de remuneração do profissional formado em Produção Cervejeira?
Atualmente, um cervejeiro qualificado ganha em média R$ 5.036,39*, considerando uma jornada de trabalho de 43 horas semanais. No entanto, o salário pode aumentar, caso o profissional atue em uma grande empresa do ramo ou ofereça serviços de consultoria para indústrias e cervejarias.
Um dos aspectos que mais contribuem para ter um currículo diferenciado e valorizado enquanto cervejeiro é a qualidade da instituição de ensino escolhida para a formação acadêmica. Tendo uma faculdade de excelência como referência, o profissional pode elevar seus rendimentos significativamente e ser requisitado entre os principais empregadores do setor.
Aqui na Anhanguera, oferecemos o curso de Tecnologia em Produção Cervejeira, com disciplinas e conteúdos atualizados. Com isso, os alunos têm a chance de desenvolver as competências necessárias para atuar no mercado de trabalho e ser um cervejeiro qualificado.
Um dos diferenciais aqui na Anhanguera é a matriz curricular, composta por matérias que auxiliam o futuro cervejeiro a empreender e a realizar uma boa gestão de negócios. Além disso, os graduandos ainda têm acesso exclusivo às Trilhas de Carreira, compostas por atividades extracurriculares que potencializam o currículo com certificados digitais.
Prepare-se para se tornar um cervejeiro profissional!
Antes de escolher uma faculdade para realizar o curso de Produção Cervejeira, é importante estar atento ao que a graduação oferece. É fundamental que a instituição de ensino conte com uma boa infraestrutura e material didático de qualidade, além de um corpo docente qualificado e experiente.
Gostou do conteúdo? Aproveite e inscreva-se no vestibular da Anhanguera para garantir agora mesmo a sua vaga no ensino superior!
* Sujeito a alteração.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?