Como desenvolver as habilidades do futuro?

cursos EAD a distância

O futuro está aqui. Todas as tecnologias que apareciam nos filmes e documentários e que pareciam tão distantes da realidade, agora fazem parte do dia a dia. Temas como big data e inteligência estão transformando a maneira como você trabalha, se diverte e faz buscas na internet.  

Com tantas inovações disponíveis, grandes empresas estão adotando essas tecnologias para oferecer novas experiências para os usuários, reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado. Comportamento que deve ser seguido por empresas menores, transformando profundamente os processos e atividades que conhecemos hoje. 

Nesse contexto, muito se discute sobre os efeitos das novas tecnologias no mercado de trabalho. Quais serão os conhecimentos e habilidades essenciais para esse novo mundo?  Como se destacar no mercado altamente tecnológico?

Quais as habilidades necessárias no novo mercado de trabalho?

O Fórum Econômico Mundial (WEF) divulgou o relatório anual que analisa os empregos e as habilidades necessárias para o futuro. De acordo com o estudo, cerca de metade dos trabalhadores precisarão atualizar seus conhecimentos nos próximos 5 anos para se manterem no mercado de trabalho e 40% das habilidades buscadas hoje serão extintas no futuro.

Entre as novas habilidades estão, pensamento analítico, aprendizagem ativa, capacidade de resolver problemas complexos, pensamento crítico e criatividade. Também aparece na pesquisa, a capacidade de liderar e influenciar, usar tecnologia no trabalho, resiliência e raciocínio voltado à resolução, pensamento crítico, capacidade de solucionar problemas, habilidades em autogestão, a aprendizagem ativa, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Todas estas habilidades e competências serão fundamentais nesse novo cenário e ajudará a distinguir a atuação humana das tecnologias e automatizações. Por isso é muito importante que você se dedique totalmente em desenvolver as estratégias que te ajudarão a desenvolver essas valiosas habilidades.

Como desenvolver as habilidades do futuro?

A atualização é essencial para desenvolver e aprimorar as habilidades do futuro e manter um perfil competitivo no mercado de trabalho. Para te ajudar nessa tarefa, identificamos alguns meios que vão te ajudar nesse processo. Confira abaixo, 3 formas de desenvolver as competências e habilidades que serão buscadas pelas empresas e recrutadores.

1 – Especialização

A pós-graduação é uma dos  principais meios de aprimorar o conhecimento e desenvolver novas habilidades e competências voltadas para a sua área de atuação. Durante as aulas, você terá a oportunidade de conhecer situações que fazem parte da rotina da área e aprenderá com profissionais com muitos anos de experiência no mercado. O networking com colegas e professores também será um importante meio de atuação e contextualização de situações vivenciadas por outros profissionais e, principalmente, como eles lidaram com problemas.

2 – Autoconhecimento

Habilidades como inteligência emocional e a capacidade de gerir pessoas estão muito conectadas. Nem todo mundo sabe, mas todos esses pontos podem ser trabalhados em conjunto em sessões de terapia.

Durante a terapia, o psicólogo irá conduzir a conversa para ajudar o paciente a refletir sobre questões como pensamentos, emoções e comportamentos.

Com o apoio de um profissional especializado, você poderá desenvolver várias habilidades socioemocionais citadas neste texto. A terapia é essencial para trabalhar emoções, reconhecê-las e aprender a lidar com elas. 

3 – Eventos e Palestras

Para se destacar é necessário estar sempre em busca de novos conhecimentos e atualizado quanto às novidades da sua área. Além disso, participar de eventos é uma maneira de estabelecer contato com colegas de profissão e empresas do setor. 

Por isso, participar de palestras e seminários que abordem temas relacionados ao mercado de trabalho pós-pandemia e habilidades do futuro é uma excelente forma de conseguir mais informações e referências sobre os desafios do futuro. 

Se você deseja sair na frente e se preparar para os desafios do futuro, confira a programação do Carreira em Pauta, evento online e gratuito que abordará temas como mercado de trabalho, home office, profissional do futuro e saúde mental. São mais de 10 horas de conteúdo com 12 palestrantes referência no mercado. Inscreva-se agora e garanta a sua vaga.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados