O que é preciso para passar no vestibular de Santa Catarina?

vestibular em santa catarina

Sabe por que o vestibular de Santa Catarina é muito concorrido? É que nesse estado estão localizadas faculdades com excelente qualidade de ensino. Além disso, o mercado de trabalho oferece um alto número de oportunidades. Só em 2019, Santa Catarina teve um total de 1.067.335 admissões.

Embora o mercado esteja muito aquecido, você precisa de uma boa formação para encontrar o seu espaço; afinal, aqueles que têm uma graduação conseguem as melhores vagas. Portanto, o primeiro passo é passar no vestibular de Santa Catarina e ingressar em uma boa instituição.

Nós da Anhanguera separamos alguns passos fundamentais:

  • pesquisar as opções de faculdade no estado;
  • inscrever-se no Enem e em vestibulares particulares;
  • estudar por meio de cursinhos e plataformas online;
  • ficar em dia com os estudos para as provas;
  • considerar faculdades com menor concorrência.

Quer aumentar a sua chance de ser aprovado no vestibular catarinense? Então, continue lendo, veja como colocar em prática todas essas ações e conquiste a sua vaga em uma boa faculdade!

Pesquise as opções de faculdade em Santa Catarina

Em Santa Catarina, existem mais de 90 instituições privadas de ensino superior espalhadas pelo estado. Cada uma delas apresenta a sua metodologia de ensino, oportunidades diferentes, tem uma concorrência distinta, entre outras características que podem ser mais ou menos favoráveis para você.

Por isso, antes de fazer a sua inscrição no vestibular de Santa Catarina, faça uma pesquisa sobre as opções de faculdade por ali, a fim de identificar aquela que melhor atende ao que você precisa. Analise aspectos como:

  • oferta do curso desejado;
  • valor da mensalidade;
  • disponibilidade de bolsas e de créditos estudantis;
  • alinhamento com o mercado de trabalho;
  • qualidade do ensino;
  • localização das unidades;
  • investimento em infraestrutura.

Outro aspecto muito importante são as modalidades de ensino dos cursos superiores disponíveis nessas faculdades. Confira se a instituição trabalha, além das graduações presenciais, com aquelas semipresenciais e online. Assim, caso aconteça alguma mudança enquanto você estiver em curso, pode optar por uma nova modalidade.

Fazendo essa pesquisa, você encontrará várias opções de faculdade e terá acesso a uma maior quantidade de vagas no vestibular de Santa Catarina. Isso aumentará suas chances de ser aprovado em uma das instituições que escolheu.

Inscreva-se no Enem e em vestibulares particulares

O vestibular é o processo seletivo tradicional para ingressar no ensino superior; por isso, é bastante comum vermos pessoas que tentam uma vaga apenas por meio dele. Mas você não pode esquecer que também existe a possibilidade de usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) como forma de ingresso.

Sendo assim, depois que você tiver pesquisado as faculdades, faça sua inscrição nos vestibulares particulares que cada uma delas oferece e, quando abrirem as inscrições do Enem, também participe dele. Assim, você vai ter mais de uma opção.

Entretanto, não se esqueça de verificar com cada uma das faculdades se elas oferecem essa possibilidade. Também confira se existe nota mínima no Enem para concorrer a uma das vagas disponibilizadas por elas.

Seguindo essa lógica, provavelmente você vai fazer a sua inscrição em diferentes processos seletivos. Então, também precisará organizar muito bem a sua agenda para que não haja conflito entre datas, e você acabe perdendo alguma oportunidade.

Por isso, é interessante informar-se sobre a oferta de diferentes modalidades de provas, que permitam fazer o agendamento de acordo com os melhores horários da sua rotina. Esse é o caso do vestibular online Anhanguera, realizado pela internet em data agendada pelo candidato.

Estude por meio de cursinhos e plataformas online

Não importa se você vai prestar o vestibular em Florianópolis, Blumenau, Balneário, Joinville ou qualquer outra cidade de Santa Catarina. Para conseguir ser aprovado, é fundamental estar muito bem preparado e estudar bastante.

Os cursinhos são uma excelente forma de ter contato com os conteúdos mais cobrados nos processos seletivos. Os professores preparam aulas e exercícios específicos para quem deseja conquistar a aprovação no vestibular; assim, você tem uma compreensão melhor da dinâmica das provas.

Fique em dia com os estudos para as provas

Outro fator muito importante para ser aprovado no vestibular de Santa Catarina é ficar em dia com os estudos. Estamos falando isso porque não é raro quem começa a estudar, depois para por alguns dias e retoma de novo — ou seja, não mantém uma regularidade.

O ideal é que você crie um bom roteiro, elabore um cronograma e dedique-se todos os dias pelo menos um pouco. Essa disciplina nos estudos é fundamental para estudar tudo aquilo que vai cair no vestibular e também ajuda a assimilar as informações, porque você estará constantemente reforçando os conteúdos.

Veja que, desse modo, não é necessário passar várias horas do dia estudando. Será menos exaustivo e muito mais proveitoso, porque você verá os resultados acontecendo e perceberá a sua evolução gradativa.

Considere faculdades com menor concorrência

É bastante comum vermos os estudantes fazendo planos de entrar em faculdades de grande renome ou com mensalidades mais altas, muitas vezes apenas em função do status, não necessariamente por causa da qualidade de ensino. Para que você consiga sua aprovação no vestibular em Santa Catarina, o melhor seria não se deixar levar por essas práticas.

Se o seu desejo é conquistar o diploma de ensino superior, então, deve adotar estratégias que permitam aumentar suas chances de chegar lá. O melhor seria considerar as faculdades com uma concorrência menor para encontrar maior número de vagas.

Uma boa alternativa é prestar o vestibular da Anhanguera em Santa Catarina no meio do ano. A Faculdade possui unidades e polos EAD nas cidades de Canoinhas, Itapema, Itapoã, Jaraguá do Sul, Joinville e São José. Isso porque, além de encontrar diversas vagas nessa faculdade, o processo seletivo do segundo semestre costuma ter uma procura menor. Assim, você poderá estudar em uma excelente instituição e ainda contar com facilidades como bolsas e crédito estudantis.

Lembre-se de que uma concorrência menor não significa que a faculdade tenha um ensino de má qualidade. Ela pode apenas estar localizada no interior, ter uma grande quantidade de vagas, várias modalidades de ensino, entre outros aspectos que facilitam o ingresso.

Para passar no vestibular de Santa Catarina, você precisa aproveitar todas as oportunidades que tem à sua disposição; depois, é só se dedicar ao preparo e ao estudo, alcançar um bom desempenho nos processos seletivos e dar início à sua graduação.

Pronto para mudar o seu futuro? Então, faça a inscrição no vestibular em Santa Catarina e comece hoje a se preparar para conquistar a sua vaga em uma boa faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados