Entenda os valores cobrados nas faculdades particulares

dinheiro representando valor pago nas faculdades particulares

Na hora de escolher uma faculdade, muitas pessoas acabam ficando em dúvida quanto às diferenças entre faculdade pública ou particular. A primeira tem ensino gratuito, enquanto, na segunda, é preciso pagar mensalidades.

Essas características são as principais diferenças entre as duas, mas os detalhes mais importantes das públicas são a baixa oferta de vagas e a alta concorrência. Geralmente, pessoas que as conquistam tiveram a ajuda de um cursinho preparatório e tempo para estudar para as provas.

Por isso, se você quer entrar no ensino superior logo e sem ter que investir em cursinhos preparatórios, vale a pena optar pelas faculdades particulares.

Se já pensou que não tem dinheiro para isso, vamos explicar neste artigo como funciona uma faculdade particular, o que é preciso pagar e por que pode ser uma boa ideia para você! Acompanhe!

Como funcionam as faculdades particulares?

Como foi visto, uma das principais diferenças entre as duas categorias de instituição de ensino superior é o fato de as particulares cobrarem um valor de mensalidade, que varia entre cursos, localização e modalidades de ensino

É com esse dinheiro que a faculdade mantém o quadro de funcionários, incluindo os professores, assim como garante uma boa infraestrutura e a oferta dos materiais necessários ao bom funcionamento do curso. Ou seja, o valor da faculdade privada deve ser utilizado pela instituição para garantir suporte ao aluno.

Aqui na Anhanguera, é possível notar a qualidade em laboratórios, computadores, softwares e muitos outros detalhes, resultado de uma boa gestão financeira a partir da mensalidade dos alunos.

Outra grande diferença é a concorrência e a oferta de vagas. Por terem muito mais polos e campi, as instituições particulares conseguem oferecer mais vagas. Assim, mesmo para cursos bem competitivos, como Direito, é possível ver uma concorrência bem mais baixa.

Para conseguir a vaga, entretanto, as formas são bem semelhantes: geralmente, é aplicada uma prova para medir o conhecimento do candidato. A partir da pontuação, o estudante pode conseguir uma vaga no curso e ainda ter descontos nas mensalidades.

O que é cobrado dos alunos?

A mensalidade do curso é a principal fonte de financiamento de uma faculdade particular. Entretanto, podem existir outros custos que o estudante precisa pagar durante a graduação.

Esses valores contribuem para a qualidade de ensino da faculdade e variam de acordo com a instituição. Os mais conhecidos são:

  • matrícula: ao se tornar aluno da faculdade, é comum cobrar um valor de matrícula, mas existem diversas promoções e facilidades que diminuem o preço a ser pago;
  • rematrícula: quando iniciar um novo semestre do curso, também é bastante comum que o aluno tenha que pagar uma taxa de rematrícula. Isso porque ocorrem mudanças nos sistemas, ou maior tempo de uso de laboratórios, entre outros detalhes, que aumentam os custos da faculdade;
  • materiais didáticos específicos: isso vale apenas para alguns cursos que precisam de ferramentas, como Odontologia. Entretanto, outros cursos mais teóricos podem solicitar livros ou acessórios para aprendizado, o que também têm um custo;
  • disciplinas optativas: quando um estudante deseja fazer uma matéria optativa, o valor é acrescentado em sua mensalidade. No caso de quem tem financiamento, muitas vezes ela pode ser inclusa no valor custeado, dependendo do contrato;
  • dependências: quando o aluno não passa na disciplina, não tem jeito… é preciso pagar por ela novamente na hora de refazê-la;
  • burocracias: a parte administrativa também exige uma grande quantidade de funcionários, por isso algumas questões, como documentação, podem ser cobradas.

Qual é o custo-benefício?

Mas com tudo isso a ser pago, vale a pena mesmo fazer uma faculdade particular? A resposta é… depende!

Se você pode pagar por um cursinho e dedicar-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares, talvez valha a pena tentar. Mas, se você tem urgência de realizar o sonho de ter um diploma de ensino superior, as faculdades particulares são uma ótima pedida.

A menor concorrência e a maior quantidade de vagas garantem uma entrada mais tranquila no curso desejado e a construção mais rápida da sua carreira. Se a prioridade está voltada para isso no momento, vale a pena considerar uma faculdade particular!

Quais são as facilidades oferecidas?

Sabendo quanto custa uma faculdade particular e tudo o que precisa ser pago, é normal que muitas pessoas pensem que essa realidade não é para elas. Porém, estão enganadas!

Isso porque é possível conseguir facilidades de pagamento que ajudam muito o estudante a fazer um curso superior sem prejudicar financeiramente a renda familiar. É possível conseguir descontos, financiamentos e até bolsas de 100%.

Algumas formas de diminuir os valores das mensalidades são:

  • Prouni (Programa Universidade para Todos): é uma bolsa de estudo oferecida pelo governo para que o estudante consiga descontos no valor da mensalidade, que podem chegar a 100%. Para conseguir, é preciso realizar a prova do Enem e concorrer às vagas dentro do período estipulado;
  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): é o financiamento estudantil também do governo federal. Com ele, o aluno consegue custear parte do valor do curso, o que diminui as mensalidades. O valor acordado no FIES começa a ser pago apenas depois que o profissional estiver formado;
  • bolsas, benefícios e convênios: é comum que instituições particulares ofereçam essas facilidades. Aqui na Anhanguera, servidores públicos e militares têm desconto na mensalidade, assim como aqueles que a pagam com antecedência ou que tenham mais de um membro da família estudando na instituição;
  • Bolsas de estudo pelo Enem: muitas instituições também utilizam a nota do Enem para calcular bolsas de estudo. Assim, é possível ganhar um bom desconto na mensalidade sem ter que fazer uma nova prova;
  • Bolsa por Vestibular da faculdade: mas, se você não fez o Enem ou foi mal na prova, é possível conquistar um bom desconto ao realizar o vestibular da própria faculdade. Aqui na Anhanguera, o aluno pode fazer até mesmo o vestibular online!

Fazer uma faculdade particular pode ser um desafio financeiro para muitos. Por isso, antes de investir seu dinheiro no futuro, lembre-se de escolher bem a instituição para que o diploma seja reconhecido pelo mercado de trabalho.

A Anhanguera é uma instituição particular bem-avaliada pelos empregadores, que oferece ensino de qualidade, infraestrutura e professores com conhecimento teórico e prático. Isso sem contar nas inúmeras facilidades de pagamento do valor da mensalidade, como as citadas acima.

Se estava com medo de saber mais sobre as faculdades particulares, deu para ver que não é nada impossível, e o sonho do diploma de nível superior pode estar bem perto. Inscreva-se no Vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados