Vale a pena fazer faculdade de Farmácia?

Você curte a área da Saúde e tem interesse em estudar os medicamentos e seus efeitos? Então, provavelmente já pensou em fazer o curso de Farmácia, certo? Essa graduação tem se tornado um grande destaque.

Quem se forma nessa especialidade tem, ainda, uma vasta gama de possíveis áreas de atuação para escolher. Mas será que vale a pena fazer faculdade de Farmácia? A resposta é sim! Essa é uma das carreiras mais interessantes, com excelentes oportunidades de trabalho e boa remuneração. Se quer conhecer as vantagens de escolher o curso de Farmácia, continue a leitura! 🧐

Como funciona a faculdade de Farmácia?

O curso de Farmácia é do tipo Bacharelado e dura cerca de 5 anos (10 semestres). O objetivo da faculdade é habilitar os futuros profissionais a realizar algumas atividades relacionadas aos processos produtivos de medicamentos e cosméticos.

Os estudantes também são aptos para atuar na fiscalização de produtos da indústria farmacêutica e na administração de setores. Para isso, você cursará várias disciplinas voltadas à distribuição, à pesquisa, à preparação, ao registro técnico e ao gerenciamento de qualidade desses itens.

Ao longo dos períodos, você estudará assuntos das áreas das Ciências Biológicas e Exatas. Algumas das principais matérias da grade curricular de Farmácia são: 📗

  • Tecnologia Farmacêutica;
  • Assistência Farmacêutica;
  • Psicologia Aplicada à Saúde;
  • Farmácia e Profissão;
  • Citopatologia Oncótica.

Para conquistar o tão sonhado diploma, é essencial fazer estágios obrigatórios e elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na área do seu interesse.

Vale a pena fazer faculdade de Farmácia hoje?

A faculdade de Farmácia é uma das mais procuradas e completas da área da Saúde, pois, por meio dela, os alunos podem atuar nos mais diferentes campos de atuação, que vão desde a pesquisa acadêmica até a manipulação de medicamentos. 💊

Diante das várias oportunidades, do reconhecimento profissional, das demandas já existentes e dos salários obtidos, é possível se tornar um farmacêutico de sucesso.

Isso porque, além dos campos exclusivos de atuação, existem outros que podem ser executados pelo farmacêutico, como controle de pragas urbanas, análise de doping, cosmética, etc.

Outra razão para seguir carreira em Farmácia é a pesquisa acadêmica, em que os alunos podem contribuir para a melhoria de cuidados aos pacientes e desenvolver estratégias de diagnóstico mais específicas.

Para isso, assim como em outras profissões, é essencial se dedicar às disciplinas do ciclo básico para entender os fundamentos das matérias aplicadas.

Quais são as principais vantagens?

Sabia que existem várias vantagens de cursar Farmácia? Pois é! Abaixo, você vai conhecer quais são elas. Confira!

Empregabilidade

Um dos motivos pelos quais vale muito a pena seguir carreira em Farmácia é o constante aquecimento do mercado de trabalho. Dentre os cursos da área da Saúde, essa graduação é um destaque como uma posição emergente, que tem tudo para absorver novos profissionais para vagas em todo o país.

Bons cargos e salários

Quem decide fazer o curso de Farmácia encontrará diversas possibilidades de atuação. Assim, fica fácil perceber que existem muitas vagas para o profissional, certo?

Além disso, o salário é igualmente vantajoso. Os profissionais recém-formados podem vir a receber R$ 3.630,63* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. E os valores podem aumentar de acordo com especializações e experiência!

Profissão indispensável

A área da Saúde propicia status social por conta da grande relevância para a sociedade. Portanto, quem escolher a graduação em Farmácia certamente desempenhará um papel social fundamental.

Os farmacêuticos são importantes para o consumo racional dos medicamentos prescritos, além desempenhar funções em pesquisas e laboratórios, assim como em hospitais e outras áreas. 👩‍🔬

Quais são as principais desvantagens?

O mercado de trabalho em Farmácia é bastante concorrido e, para se destacar na área, é importante se atualizar constantemente. Além disso, os estudantes precisam ter conhecimentos avançados em bioquímica, química, biologia e matemática.

Assim, você verá um pouco daquilo que estudou durante o ensino médio e se aprofundará em outras questões decorrentes dessas disciplinas. Por isso, caso não tenha muita intimidade com esses conteúdos, saiba que poderá ter um pouco de dificuldade para acompanhar as aulas durante o curso.

No entanto, com esforço, dedicação e a escolha de uma boa instituição de ensino fazem com que você aprenda mais fácil, deixando as dificuldades da graduação de lado!

Como está o mercado de trabalho hoje?

Por conta da valorização dos farmacêuticos nos últimos anos, da obrigatoriedade dos profissionais em alguns setores e da fixação do piso salarial para várias categorias, podemos dizer que o mercado de trabalho dessa profissão está aquecido.

Além disso, serviços que geralmente empregavam somente um farmacêutico estão redefinindo as funções e contratando novos profissionais da área por conta da complexidade das atividades demandadas.

Esse é um exemplo do campo Hospitalar, que emprega mais farmacêuticos para atuar na parte clínica e de gerenciamento. 🏥 Assim como nas indústrias farmacêuticas e nos laboratórios clínicos, que necessitam de graduados mais engajados.🧪

Para ter sucesso na carreira e conquistar as melhores vagas de emprego, é fundamental estudar em uma faculdade de grande conceito no mercado, que tenha corpo docente experiente e programas de estágio.

Na Anhanguera, temos um serviço inovador para todos os alunos. Trata-se de um apoio personalizado, que identifica as limitações dos estudantes por meio de um atendimento individual, ajudando a definir seus objetivos profissionais. 🤩

Além disso, temos infraestrutura de ponta, com laboratórios com todos os materiais necessários para as aulas práticas. Sem contar as formas de ingresso facilitadas e as diversas opções de bolsas de estudos que ajudam a diminuir o valor das mensalidades.

YouTube video

Quais são as áreas mais promissoras?

Ao escolher a faculdade de Farmácia, você encontrará várias possibilidades de trabalho após a conclusão do curso. Veja as áreas mais promissoras:

  • Farmácia Oncológica;
  • Indústria Farmacêutica;
  • Farmácia Comunitária;
  • Nutrição Parenteral;
  • Análises Toxicológicas;
  • Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde.

Agora é com você!

Agora que já sabe que vale a pena fazer faculdade de Farmácia, saiba que a área está em alta e conta com ótimas possibilidades de trabalho. Por isso, invista no seu futuro e venha estudar na Anhanguera!

Gostou do post e quer fazer o curso de Farmácia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.