Entenda a diferença entre os tipos de gastronomia

Você curte cozinhar e deseja se tornar um gastrônomo de sucesso? Então, vai ficar feliz em saber que existem vários tipos de Gastronomia em alta, o que se reflete em mais oportunidades de trabalho.

O mercado dessa área está em busca de inovação, e quem consegue pensar fora da caixa encontrará diversas oportunidades de trabalho pela frente. Por isso, vale a pena conhecer os principais tipos para escolher a opção que mais combina com o seu perfil.

Ficou interessado e quer conhecer os principais tipos de Gastronomia e as diferenças entre eles? Então, continue a leitura! ?

Quais são os principais tipos de Gastronomia e as diferenças entre eles?

De modo geral, existem vários tipos de Gastronomia e, quem decide seguir carreira nessa área, precisa conhecer a fundo os detalhes de cada um deles. Veja, a seguir, quais são eles e as suas principais diferenças!

Alta Gastronomia

A Alta Gastronomia tem esse nome, pois surge da noção de Gastronomia como arte. Aqui, cozinhar não é somente um conceito relacionado e elaborar um prato diferente, com sabor único e receita exclusiva. Nesse tipo, cada porção é planejada e estudada, com uma preparação visualmente distribuída, harmônica e bonita.

Também são utilizadas técnicas contemporâneas e tradicionais, mesclando conhecimentos históricos com descobertas e toques pessoais do chefe que cuida da preparação da receita. Outro critério é o uso de ingredientes de alta qualidade.

Para que um restaurante seja considerado de alta gastronomia, ele deve oferecer um serviço personalizado e um espaço diferenciado. Todo o cardápio é fruto de um estudo aprofundado de evolução de conceitos da culinária. ?

Baixa Gastronomia

A Baixa Gastronomia é um tipo usado para se referir aos pratos que não apresentam elementos de sofisticação e glamour que caracterizam a Alta Gastronomia. Portanto, ela pode ser entendida como a cozinha de boteco ou aquelas de food trucks.

Em muitos casos, as características da Baixa Gastronomia também envolvem outros aspectos que vão além dos pratos servidos, como o bom humor no ambiente com música, brincadeiras, conversas, risos, etc. ?

Na Baixa Gastronomia, leva-se em conta a regionalidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, existem os tradicionais petiscos de boteco, já na Bahia, podemos destacar os quitutes e acarajés.

Gastronomia Sustentável

A Gastronomia Sustentável é o processo de cozinhar que tem como foco a origem dos ingredientes, como os alimentos são cultivados e a maneira que chegam ao prato dos consumidores e ao mercado. Aqui, o objetivo é optar por alimentos saudáveis não apenas para o corpo, mas ao meio ambiente em toda a cadeia produtiva.

A Gastronomia Sustentável conta com ingredientes tecnológicos, inovadores e eficientes. Os donos de restaurantes podem adotar vários princípios desse tipo de Gastronomia em sua rotina de trabalho.

É possível adquirir os ingredientes com produtores locais, proibir plásticos descartáveis, implementar cardápios que minimizem o meio ambiente, estabelecer parcerias com outras empresas, etc.

Gastronomia Vegana

A Gastronomia Vegana tem a missão de cozinhar apenas ingredientes de origem vegetal, ou seja, excluem-se da preparação quaisquer outros tipos de alimentos, como peixe, frango, carne bovina, mel, ovos, leite e seus derivados.

Assim, é possível elaborar pratos que substituem tudo que vem de origem animal, como hambúrguer, almôndega, bifes, etc. Além disso, nesse tipo de Gastronomia, consegue-se preparar leites e queijos vegetais à base de sementes, grãos e castanhas, como castanhas, aveia, macadâmia, amêndoas, entre outros.

Quais são os tipos com maior tendência de crescimento no mercado?

De modo geral, a Gastronomia Vegana é uma das que mais apresenta tendência de crescimento. De acordo com dados divulgados pelo Vegan Business, no Brasil, há cerca de 30 milhões de pessoas que se declaram veganas ou vegetarianas.

Assim, esse mercado é uma verdadeira aposta, principalmente para quem deseja abrir um negócio no ramo, como restaurante, cafeteria, lanchonete etc. Outro tipo de Gastronomia em alta é a Sustentável, pois cada vez mais pessoas se preocupam com a saúde e o meio ambiente.

Logo, se você deseja seguir carreira em Gastronomia, vale a pena pesquisar sobre os principais tipos e quais são as tendências de crescimento. Com isso, é possível se tornar um profissional de sucesso e atualizado. ?

Como escolher um deles para se especializar após a graduação?

Após a conquista do tão sonhado diploma, você poderá se especializar em várias áreas da Gastronomia, como Panificação, Confeitaria, Cozinha Vegana, Desenvolvimento de Produtos, etc. Para escolher a melhor opção, lembre-se de considerar o seu perfil e a sua afinidade com cada ramo.

Na hora de decidir, enumere quais especializações você acredita que poderá se dar bem e quais deseja atuar em sua rotina de trabalho. Independentemente da alternativa escolhida, é fundamental investir na formação superior, estudando em uma faculdade conceituada e renomada.

Na Anhanguera, você poderá fazer o curso de Gastronomia nas modalidades presencial e 100% a distância. Assim, na primeira opção, é necessário comparecer ao campus durante os 5 dias da semana para assistir às aulas e fazer provas.

Já no formato EAD, as aulas, conteúdos, atividades e avaliações ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Por lá, você encontrará vários materiais e terá o auxílio de tutores para tirar todas as suas dúvidas.

Nas duas modalidades de ensino, você contará com o suporte de um corpo docente preparado e experiente, além de estudar com uma grade curricular atualizada. Se tem dúvidas sobre o que se estuda em Gastronomia, saiba que o curso é dividido em áreas do conhecimento. Confira as principais matérias:

  • História da Alimentação e da Gastronomia Brasileira;
  • Excelência em Serviços de Alimentação e Bebidas;
  • Administração Aplicada à Gastronomia;
  • Planejamento de Cardápio;
  • Técnicas Básicas de Cozinha;
  • Panificação;
  • Confeitaria.

Pensa que acabou por aí? Além dessas vantagens, os alunos ainda têm acesso a diferenciais exclusivos. Veja quais são eles: ?

  • infraestrutura completa e de ponta;
  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade;
  • formas de ingresso facilitadas.

Agora é com você!

Agora que já conhece os principais tipos de Gastronomia, saiba que essa profissão está em alta e conta com excelentes oportunidades. Por isso, para se destacar na carreira, lembre-se de estudar em uma instituição de ensino conceituada!

Não perca mais tempo e estude em uma faculdade de excelência. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados