O que faz um chef de cozinha? Veja as principais funções do profissional de Gastronomia!

O que faz um chef de cozinha

Para muitas pessoas, cozinhar é um hobby que acaba se tornando uma profissão — já que o amor pela cozinha as levam para a faculdade de Gastronomia.

Você se identifica com essa situação, mas não sabe exatamente o que se faz em Gastronomia e o que a área pode oferecer para quem decide investir nele?

Saiba que chegou ao lugar certo! Neste texto, vamos falar um pouco sobre algumas das possibilidades de atuação. Continue a leitura e fique sabendo o que se faz em Gastronomia!

O que faz um chef de cozinha em diferentes cargos e setores

Embora a maioria dos chefs de cozinha tenham alguma especialidade ou área de trabalho preferida, você vai ficar surpreso em ver tudo o que faz esta profissão, já que são dezenas de possibilidades de atuação.

Esta é uma boa opção de carreira profissional para aqueles que gostam de uma rotina desafiadora, agitada e nada convencional.

Atenção aos detalhes é importante, pois não basta seguir receitas. Muitos chefes devem acompanhar os suprimentos da cozinha, seus níveis de estoque e até mesmo questões administrativas dos estabelecimentos alimentícios.

Falando nisso, o local de trabalho pode ser muito diversificado — desde cozinhas de restaurantes e hotéis sofisticados até cozinhas particulares, de hospitais e de navios de cruzeiro.

As áreas da Gastronomia são encantadoras, fazendo com que o curso seja uma ótima opção para quem sabe o que quer fazer da vida, mas ainda não decidiu exatamente onde: possibilidades é o que não faltam! Veja as principais atribuições a seguir.

O que faz a área de Confeitaria

Confeitaria é a área da Gastronomia na qual o que um chef de cozinha faz gira em torno de pratos doces, como bolos, tortas e biscoitos.

Entre as atribuições dos confeiteiros, destacamos a decoração de bolos, permitindo que o profissional se especialize e trabalhe por conta própria projetando, modelando e estilizando bolos e docinhos.

Você pode se especializar em doces para ocasiões específicas, como casamentos e aniversários temáticos, aplicando elementos decorativos para personalizar os pedidos dos clientes.

Quanto mais diferenciados e originais forem seus produtos, sem esquecer do sabor, maiores serão as chances de se tornar uma autoridade nessa área da Gastronomia.

Quais as funções do profissional de Panificação

O que se faz na panificação se aproxima do trabalho da confeitaria. A diferença é que, além de doces, as funções também se aplicam ao preparo de salgados.

Neste ramo da Gastronomia, o profissional é como uma alquimista, já que a atenção vai muito além do preparo.

É necessário manter foco na quantidade de cada ingrediente, no tempo de descanso das massas e em outras exigências para que o alimento adquira as características desejadas de sabor e de maciez.

Vale destacar que tanto na panificação como na confeitaria, você pode trabalhar por conta própria ou em padarias, restaurantes, mercearias, hotéis, resorts, navios de cruzeiros, entre outros locais que exigem o preparo de pães e de bolos fresquinhos.

O que faz um Personal Chef

Acompanhando o embalo da possibilidade de trabalhar por conta própria na confeitaria ou na panificação, você também pode investir na profissão de personal chef.

O personal chef é um chefe de cozinha particular, que pode atuar em casas de família ou para um grupo de pessoas — seja em um evento, como uma reunião de negócios, seja uma ocasião especial, como um jantar de aniversário.

Entre as atribuições do personal chef, não está somente cozinhar, mas preparar os cardápios de acordo com as exigências das pessoas e suas particularidades.

Ora seguindo orientações nutricionais, como no caso das famílias, ora oferecendo uma boa comida para confraternizações, o personal chef sempre está preparado para surpreender e proporcionar bons momentos.

Quais as atribuições de quem trabalha com Segurança de alimentos

A grade curricular de Gastronomia prepara para ir além da cozinha. Na segurança de alimentos, você vai assumir a importante missão de garantir que os alimentos sejam seguros para consumo, evitando que as pessoas passem mal ou desenvolvam graves problemas de saúde.

No cargo, você deve adotar medidas para impedir as seguintes contaminações:

  • físicas — insetos, pedras, pelos e qualquer outro objeto que possa cair nos alimentos;
  • químicas — resíduos de produtos de limpeza, utilizados na higienização da cozinha;
  • biológicas — microrganismos.

O que faz o profissional em Cozinha criativa

Mencionamos anteriormente que os chefs de cozinha, na posição de padeiros, são verdadeiros alquimistas. Isso também acontece com quem se dedica a cozinha criativa, área em que o profissional deve oferecer uma experiência gastronômica diferenciada aos seus clientes.

A cozinha criativa utiliza técnicas de preparo diferenciadas para transformar os pratos em verdadeiras obras de arte no que diz respeito a cor, sabor, aroma e textura dos alimentos.

Se você já assistiu a programas de culinária e competições, possivelmente sabe do que estamos falando.

Na Gastronomia, quem se dedica a cozinha criativa utiliza a tecnologia — como maçaricos e resfriados — a fim de impulsionar técnicas diferenciadas e, assim, surpreender. A gastronomia molecular é um exemplo clássico de cozinha criativa.

O que faz o chef de cozinha em Desenvolvimento de produtos

Se você é uma pessoa curiosa e atenta a tudo o que é inovador, saiba que, na área de desenvolvimento de produtos, é possível unir gastronomia e inovação.

Neste cargo, você vai pesquisar e testar novos produtos, técnicas de preparo e outras condições que possam dar origem a novos produtos no mercado culinário e alimentício.

Nesse sentido, você pode:

  • criar um sabor para um produto já comercializado, como um novo molho pronto;
  • aderir a tecnologias e a formas de preparo de alimentos prontos, sem perder valor nutricional, como é o caso de alimentos orgânicos vendidos em supermercados;
  • estudar a interação dos ingredientes e seus métodos de conservação para oferecer alimentos mais saudáveis, como carnes e vegetais.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

Gostou de conhecer a área de Gastronomia e o que faz esse profissional, mas pagar por uma faculdade é um empecilho para você?

A Anhanguera te ajuda com isso! Embora o valor da faculdade de Gastronomia possa ser considerado acessível* em relação a outros cursos, há muitas possibilidades de bolsas e descontos para te aproximar do tão sonhado diploma. Para consultar mensalidades e ver qual bolsa ou desconto é o mais adequado para você, não deixe de consultar a página da Anhanguera!

Conte conosco para formação superior de qualidade!

Seja qual for a área da Gastronomia escolhida, aqui você vai aprender o que faz o profissional e obter a melhor formação. Conte com a Anhanguera para construir uma carreira de sucesso!

Faça sua inscrição no vestibular online agora mesmo e fique mais perto da realização do seu sonho.

* Sujeito a alteração sem aviso prévio

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados