O que se estuda em Gastronomia? Veja o que esperar desse curso superior!

estudantes de gastronomia

Já pensou em trabalhar com alimentos e tudo o que envolve o universo da degustação? Essa atividade está sempre em alta por atender a uma necessidade básica das pessoas: alimentação. Por isso, se a sua resposta é sim, precisa saber o que se estuda em Gastronomia.

A formação profissional fornece todos os conhecimentos necessários para que você desempenhe as tarefas com bastante qualidade. E como a faculdade de Gastronomia está disponível em vários formatos e estruturas, vale a pena dar uma conferida nas disciplinas disponibilizadas pela instituição de ensino.

Se quer saber o que se estuda em Gastronomia de acordo com os eixos de formação, não perca o post. Boa leitura!

Saiba o que se estuda em Gastronomia:

O curso de Gastronomia pode ser dividido em três áreas de estudo: formação essencial, formação gerencial e formação tecnológica. Abaixo, você vai conhecer as características e o que se estuda em cada um deles. Confira!

Formação essencial

Nessa área de estudo, os alunos entram em contato com os elementos históricos da alimentação no Brasil e no mundo, além de desenvolver projetos acadêmicos científicos em Gastronomia. 

Alguns dos tópicos abordados incluem fundamentos nutricionais e de segurança alimentar, história da alimentação e origem dos alimentos e como chegam até as pessoas.

Veja algumas das matérias estudadas:

  • História da Alimentação e da Gastronomia Brasileira;
  • Projeto Integrado em Gastronomia;
  • Cozinha Nutricional;
  • Excelência em Serviços de Alimentos e Bebidas;
  • Antropologia e História da Alimentação.

Formação gerencial

A graduação em Gastronomia prepara os alunos para empreender no mercado de restaurantes. As possibilidades de atuação são muitas e possibilitam uma boa renda para quem curte esse ramo.

Para isso, é importante que os profissionais saibam analisar o mercado, planejar o cardápio, identificar as oportunidades, calcular os custos e dimensionar as instalações para que tudo trabalhe em harmonia e gere lucros.

Alguns conteúdos estudados são:

  • Administração Aplicada à Gastronomia;
  • Planejamento Funcional de Cozinhas e Restaurantes;
  • Comportamento Organizacional e Negociação;
  • Planejamento de Cardápio.

Formação Tecnológica

Sendo uma faculdade de Gastronomia, os conteúdos práticos não poderiam ser deixados de lado: cerca de 50% da carga horária se desenvolve nas cozinhas, ao longo dos quatro semestres, abordando os fundamentos, as técnicas e os pratos das cozinhas mais tradicionais do Brasil e do mundo.

As disciplinas estudadas nessa área de formação são:

  • Técnicas Básicas de Cozinha;
  • Cozinha Asiática;
  • Cozinha Brasileira;
  • Cozinha Fria;
  • Cozinha Internacional;
  • Bases da Enologia;
  • Confeitaria;
  • Panificação.

A Anhanguera ajuda você a conquistar o sonho da faculdade

A Anhanguera é uma instituição de ensino conceituada que está presente no mercado há mais de 20 anos, sendo reconhecida por oferecer um ensino de excelência

Aqui, além de um corpo docente experiente, você ainda poderá concorrer a várias bolsas de estudos para Gastronomia que dão um alívio para o bolso.

Falando nisso, o valor da faculdade de Gastronomia é bem acessível, viu? Para conferir o preço das mensalidades completo, basta acessar o nosso site. Ainda temos formas de ingresso facilitadas e infraestrutura de ponta com cozinhas bem-equipadas.

Após a conclusão do curso, você estará preparado para atuar em restaurantes, confeitarias e padarias e receber ótimas remunerações. O salário do profissional de Gastronomia é de R$ 2.508,36*.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que se estuda em Gastronomia, não perca mais tempo. Venha para a Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do post e quer cursar Gastronomia? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados