Veja como funciona a Faculdade de Gastronomia EAD!

curso de Gastronomia EAD

Nos últimos anos, uma profissão que tem chamado muita atenção do público é a de chef de cozinha. Antigamente, os programas matutinos de televisão já contavam com a presença de pratos sendo preparados ao vivo, mas, nos últimos anos, com o surgimento de reality shows especializados em competições culinárias, a Gastronomia tornou-se pauta nas redes sociais e páginas da internet.

Essa abordagem trouxe para a profissão um olhar mais atrativo e evidenciou as diversas possibilidades que a faculdade de Gastronomia traz. Gostaria de ser um profissional da área? Veja um pouco mais sobre o curso de Gastronomia online!

Entenda como funciona a Faculdade de Gastronomia EAD

O curso de Gastronomia online busca formar profissionais estratégicos e qualificados para idealizar, administrar e executar receitas da culinária e para trabalhar nos variados setores e serviços de alimentação, levando em conta as particularidades culturais, econômicas e sociais.

Durante os 4 semestres (2 anos) que compõem o curso, os alunos terão disciplinas práticas permitindo o contato e a troca de experiências com os demais alunos da turma, inclusive professores.

Por isso o curso é qualificado como semipresencial, um dos tipos de curso online EAD: você estuda online, mas vai para a faculdade algumas vezes por semana para cumprir com a carga horária presencial e realizar atividades práticas.

Os conteúdos trabalhados na grade curricular de Gastronomia possibilitam saber a história dos alimentos e a cultura alimentar de várias sociedade além da química dos ingredientes.

Você sai da faculdade de Gastronomia a distância capacitado para produzir pratos que vão do simples aos mais complexos e de alta gastronomia.

Além disso, compreende os processos de segurança alimentar, bem como a programação e a execução de cardápios de hotéis, bufês, empresas, hospitais e lanchonetes — sejam nacionais, sejam internacionais.

Faculdade de Gastronomia semipresencial

O curso de Gastronomia da Anhanguera é oferecido na modalidade semipresencial para atender pessoas que, devido a outros compromissos, não conseguem participar das aulas presenciais todos os dias.

O aluno pode cursar a faculdade de Gastronomia a distância por meio de uma plataforma online de ensino, chamada Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), cujos detalhes veremos mais à frente.

Nessa plataforma, o aluno encontra vídeos, texto, lives, áudios e atividades interativas além das aulas ministradas por professores da área. Inclusive, poderá interagir com a equipe de docentes, mediadores e demais alunos por meio de fóruns e canais específicos para tirar dúvidas.

Pode ser que no início o aluno se sinta inseguro, mas saiba que essa metodologia é aprovada pelo MEC (Ministério da Educação) e apresenta extrema qualidade, visando proporcionar uma experiência única de aprendizagem inovadora.

A carreira proporciona ao bacharel em Gastronomia uma diversidade de oportunidades:

  • tornar-se chefe de um restaurante;
  • empreender abrindo o próprio negócio voltado à alimentação;
  • trabalhar na cozinha de cruzeiros e viajar pelo mundo;
  • ser professor acadêmico, caso se especialize para dar aulas no ensino superior;
  • atuar em outras áreas da Gastronomia que despertarem o seu interesse.

Saiba as diferenças entre Gastronomia semipresencial e 100% a distância

Está interessado em cursar Gastronomia, mas está com dúvidas entre a diferença do curso na modalidade 100% online EAD e semipresencial?

Não se preocupe, vamos explicar como essas duas modalidades funcionam e se vale a pena o desafio!

A modalidade EAD é dividida em dois tipos: o 100% online e semipresencial. Em ambos os casos, acontece a utilização do portal AVA para acessar as disciplinas e seus conteúdos.

Essa modalidade é ideal para alunos que apresentam uma rotina com muitos compromissos como trabalho, afazeres domésticos e filhos, pois ela permite que o aluno tenha mais liberdade com relação ao horário em que estuda, assim como o ambiente de estudo.

O curso semipresencial permite que o aluno, ao mesmo tempo, assista a quantas vezes quiser os conteúdos das aulas e mantenha contato presencial com os colegas de turma. Assim, consegue fazer networking ou tirar dúvidas em sala diretamente com o professor e tutores durante os encontros presenciais — que ocorrem de 1 a 3 vezes na semana.

Já o curso de Gastronomia 100% online garante a mesma qualidade de ensino do presencial e do semipresencial, e as aulas também acontecem por meio do AVA. Com isso, é possível tirar dúvidas, conviver e fazer networking online, ter acesso ao material e biblioteca digital etc.

A diferença é que, no 100% EAD, não existem aulas presenciais. Nessa modalidade, tudo é realizado online. Porém, pode ser necessário ir ao polo de ensino mais próximo para fazer as provas durante o semestre.

Conheça o AVA e o Portal do Aluno da Anhanguera

O aluno tem acesso à plataforma AVA por meio do Portal Digital do Aluno Anhanguera.

O objetivo da plataforma é garantir um ambiente que proporcione a aprendizagem por meio das atividades educacionais, realizadas com a utilização de Tecnologia de Informação e Comunicação, proporcionando a interação entre alunos e professores.

O aluno também tem acesso a ferramentas complementares que auxiliam na sua jornada acadêmica: biblioteca digital, suporte pedagógico, informações sobre o desempenho acadêmico, solicitação de documentação e de boletos de mensalidades, entre outras funções do quotidiano universitário.

O AVA também é um ambiente que possibilita a comunicação entre os alunos e professores. Ao ingressar em fóruns, chats e grupos de discussão, é possível tirar dúvidas com os tutores a distância e muito mais.

A Anhanguera te ajuda a realizar o sonho da faculdade!

A Anhanguera disponibiliza a todos os acadêmicos uma educação de qualidade e inclusiva, com suporte personalizado aos estudantes durante a jornada acadêmica, bem como valorização das etapas de aprendizado por meio da Avaliação Continuada.

Corpo docente atualizado e preparado, formas de ingresso facilitadas, juntamente ao Canal Conecta — portal de empregabilidade que conecta você a oportunidades de estágios e empregos em grandes empresas — certamente ajudam você a se tornar o próximo Masterchef.

Se o valor da faculdade de Gastronomia preocupa, pode ir com tranquilidade. O preço inicial do nosso curso é de R$ 149,00*, um excelente custo-benefício. Além disso, a Anhanguera trabalha com diversas opções de bolsas e descontos para deixar as parcelas ainda menores.

Que tal estudar com a gente?

O curso de Gastronomia online é a porta que você estava esperando se abrir para um futuro profissional de sucesso. Conte com nosso profissionalismo e apoio para se tornar um excelente chef de cozinha.

Aproveite que está aqui e faça a inscrição online no vestibular Anhanguera. É rápido, prático e fácil!

* Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados