O que é preciso para trabalhar com secretariado executivo?

secretária executiva

Em um mundo cada vez mais complexo, com uma grande quantidade de informações e compromissos que se acumulam no dia a dia de líderes, a área de secretariado executivo conquista espaço e destaca-se entre carreiras promissoras.

Em linhas gerais, esse profissional é essencial não só para organizar a rotina de um executivo, mas também para muni-lo de informações relevantes à tomada de decisões e a outras atividades da sua rotina de trabalho.

Há cursos específicos que ensinam como ser secretário executivo. No entanto, para conquistar as melhores vagas, o ideal é investir em um curso mais completo que, além de aumentar o nível de conhecimento adquirido, ainda amplia suas possibilidades de atuação.

Tem interesse em conseguir uma vaga de secretariado executivo? Então, siga com a gente neste post, em que vamos abordar tudo sobre a área. Entenda o cotidiano do profissional e o que você precisa para atuar nessa área ligada à Administração. Tudo por meio da leitura dos seguintes tópicos:

O que faz um secretário executivo?

Foi-se o tempo em que a função de secretário executivo se resumia a cuidar da agenda de executivos e a fazer atas de reuniões. Em alguns casos, essas continuam, sim, a ser algumas das atribuições do profissional de secretariado executivo. No entanto, a atuação desse profissional cresceu muito ao longo dos anos, conquistando uma importância estratégica.

De forma geral, as funções do secretário executivo estão alinhadas com a posição do seu assessorado, considerando o cargo que ele ocupa e suas principais atribuições.

Um secretário executivo que atua junto a um presidente de multinacional, por exemplo, pode esperar uma rotina dinâmica e interações constantes com profissionais de outros países. Outras funções comuns ao secretário executivo são:

  • planejar a agenda de executivos;
  • reunir e fornecer informações importantes para tomadas de decisão;
  • acompanhar reuniões;
  • agendar encontros e entrevistas;
  • marcar viagens;
  • organizar planilhas;
  • fazer contato com público interno e externo da empresa.

Mais adiante, você vai conferir com mais detalhes essas e outras funções.

Por que a área é promissora?

Agora que você já sabe o que é secretariado executivo, vamos entender por que a área é promissora. O primeiro ponto a ser citado é que o mercado de trabalho para um secretário executivo é extenso. Afinal, esse profissional pode atuar em empresas de todos os setores e portes, assessorando executivos dos mais diversos cargos, como presidente, vice-presidente e diretores em geral.

Em um cenário em que a rotina de executivos está cada vez mais corrida, com viagens, reuniões e informações das mais diversas fontes, o papel do profissional da área conquista mais relevância.

Um profissional de secretariado executivo competente simplifica a rotina do seu assessorado. Com organização e planejamento, ele certifica-se de que o líder tem acesso fácil a todas as informações de que precisa para seu trabalho e que a agenda transcorre da melhor forma possível durante o dia.

Um secretário executivo que, além de habilidades básicas à função, como atenção aos detalhes e capacidade de planejamento, busca qualificar-se ainda mais, adquirindo conhecimento em outros idiomas e, até mesmo, em Ciências Contábeis, passa a ser muito disputado pelo mercado.

Quais são as principais responsabilidades de um secretário executivo?

Como comentamos, a principal função de um secretário executivo é manter a rotina do seu assessorado organizada e bem planejada. Isso garante que ele tenha acesso a todos os dados e contatos de que necessita para executar suas atividades da melhor forma possível.

É essencial que esse profissional, além de conhecimentos técnicos, também reúna algumas soft skills (habilidades interpessoais) para se sair bem na função, como inteligência emocional e capacidade de negociação.

Afinal, outra responsabilidade que ele tem é garantir a tranquilidade do executivo que ele assessora, além de saber conjugar os interesses desse líder com o de outros públicos, como funcionários da empresa e stakeholders, como imprensa.

O profissional também é responsável por garantir que todos os compromissos da agenda do assessorado aconteçam no horário marcado e, até mesmo, que existam espaços na rotina para possíveis imprevistos. Em algumas empresas, o secretário executivo também é responsável pela organização de eventos que envolvam seu assessorado.

Quais cursos fazer para trabalhar com secretariado executivo?

Vimos que existem cursos específicos de secretariado executivo. Porém, como esse profissional ocupa uma posição cada vez mais estratégica dentro das empresas, o indicado é optar por cursos abrangentes.

Eles garantam conhecimentos amplos do mercado e dão destaque ao currículo. Entre as opções que temos aqui na Anhanguera, destacamos:

Ao buscar uma formação mais abrangente, são grandes as chances de o secretário executivo ampliar seu escopo de trabalho e, quem sabe, até mesmo passar a cuidar do orçamento do seu departamento. Quando mais conhecimento, mais oportunidades.

A boa notícia é que boa parte dessas formações pode ser feita na modalidade de ensino online. Além de cursos a distância serem bem-aceitos no mercado, facilitam a rotina sem perder a qualidade necessária para se dar bem na área de secretariado executivo.

Para ocupar a função, que tem salário médio de R$ 2.416,26 no Brasil, é interessante também investir no estudo de idiomas, principalmente inglês, que costuma ser pré-requisito principalmente no caso de empresas maiores e multinacionais. Afinal, como vimos, a relação com estrangeiros é uma constante na vida desse profissional.

A área de secretariado executivo é uma das mais promissoras no mercado. Com um perfil dinâmico, organizado e atento aos detalhes, esse profissional é procurado por empresas dos mais diferentes setores e portes. Para se destacar na função, não deixe de investir na busca constante por conhecimento e, além de habilidades técnicas, invista também na parte comportamental.

Muitas vezes, o profissional desenvolve-se rapidamente em uma empresa, sobretudo se ele contar com conhecimentos em outras áreas estratégicas, como finanças e vendas. Identificou-se com a função? Comece agora mesmo a trilhar seu caminho para se tornar um secretário executivo!

Gostou deste conteúdo sobre secretariado executivo? O desenvolvimento de certas habilidades profissionais é indispensável se quiser ter sucesso na área. Confira em nosso artigo quais não podem faltar no seu currículo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content