Relações Internacionais: conheça o curso

Relações Internacionais

Os países são mediados por relações de cooperação entre nações com interesses diferentes e, em muitos casos, opostos. Quem se interessa em compreender como esses relacionamentos acontecem em detalhes pode seguir carreira no curso de Relações Internacionais.

A graduação forma pessoas responsáveis por representar o interesse de países, culturas e empresas no cenário internacional. O objetivo é facilitar os acordos e expandir as direções para novos negócios, educação, turismo, exportações, importações, entre outros.

Com o diploma em mãos, você expande seus horizontes e cria perspectivas de futuro para empresas estrangeiras. Ficou interessado? Então, continue a leitura para entender como é a faculdade de Relações Internacionais!

O que é Relações Internacionais?

Muita gente confunde as carreiras de Relações Internacionais e Economia. Contudo, as duas profissões apresentam várias diferenças. A primeira trata da comunicação entre indivíduos de diferentes países, com variados objetivos.

O profissional contribui para que as nações se relacionem de maneira mais construtiva. Uma das razões dessa relação pode ser comercial, econômica ou política, estabelecendo acordos bilaterais ou multilaterais.

Esse campo do conhecimento é responsável pela coleta de dados e elaboração de relatórios sobre a atuação internacional para órgãos governamentais, ONGs e empresas privadas. Também colabora com o programa de cooperação entre nações.

Como é o curso de Relações Internacionais?

Se você quer seguir carreira política, que tal conhecer sobre o curso de Relações Internacionais? A graduação é do tipo Bacharelado e proporciona uma formação completa aos alunos.

Esse caráter mais amplo é uma ótima opção, já que não é necessário se especializar logo no início da faculdade. Durante os semestres, você adquire conhecimentos extensos para trabalhar em diferentes campos de atuação.

O curso é oferecido na modalidade de ensino a distância (é o EAD da Anhanguera), e as aulas acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Lá, você terá acesso a materiais didáticos, videoaulas gravadas e conteúdos para aprimorar as suas habilidades.

Qual é o objetivo desse curso?

O objetivo da graduação é formar profissionais com uma visão ampla que vai além do mercado nacional. Isso acontece porque o aluno é capacitado para entender a fundo a estruturação e organização contemporânea das nações.

Com isso, você deve atuar representando os interesses dos agentes comerciais e políticos, envolvendo tanto projetos no exterior quanto atividades em solo brasileiro. Ou seja, é uma profissão bem dinâmica, desafiadora e que necessita de boa bagagem acadêmica para ser exercida.

O que se aprende em Relações Internacionais?

A graduação em Relações Internacionais da Anhanguera introduz os estudantes no entendimento de como ocorrem as transações empresariais, comerciais e políticas entre vários países. Também exige que o aluno leia bastante e discuta os conteúdos com os colegas para articular conceitos.

O curso é bem teórico, já que os profissionais da área devem ter um profundo conhecimento sobre relações comerciais, economia e política para realizar uma boa ponte entre as partes de interesse.

Imagine que um internacionalista brasileiro precise estabelecer acordos com outros países. É fundamental entender a cultura local, a história da região e o contexto político para não cometer erros ou gerar crises.

Na Anhanguera, esse curso tem o objetivo de atender a demanda de profissionais com grande grau de flexibilidade, com perfil propositivo, analítico e crítico, capaz de atuar com planejamento estratégico e liderança.

Quais são as principais matérias do curso?

A matriz curricular da faculdade é pensada tendo como base os diversos domínios do saber fundamentais para a atuação profissional. São eles: o comércio exterior, a economia e a geopolítica.

A partir disso, as matérias são elaboradas para trabalhar o olhar analítico e crítico sobre as associações e os vínculos entre organizações e Estado ao redor do mundo. Confira, a seguir, as principais disciplinas estudadas durante o curso de Relações Internacionais:

  • Teoria das Relações Internacionais;
  • Segurança Internacional;
  • Política Externa Brasileira;
  • Política de Defesa e Estudos Estratégicos;
  • Organizações Internacionais;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Integração Regional e Blocos Econômicos;
  • História das Relações Internacionais;
  • Geografia Política;
  • Economia Internacional;
  • Economia Brasileira;
  • Direitos Humanos;
  • Ciência Política Contemporânea.

Para obter o tão sonhado diploma, é necessário elaborar um TCC no campo de interesse e fazer estágios. Para facilitar esse processo e incentivar o estudante a procurar uma oportunidade na área, temos parcerias exclusivas, como o Canal Conecta.

Esse portal gratuito de vagas de emprego e estágio oferece vagas em todo o país. Ao aplicar a candidatura para as possibilidades que se encaixam no seu perfil, fica ainda mais fácil conseguir a contratação.

Qual é a duração do curso de Relações Internacionais?

De maneira geral, a faculdade de Relações Internacionais tem duração de 4 anos. O bacana é que, por ser um curso a distância, os horários das aulas são flexíveis e é possível organizar a rotina para cumprir a carga horária das matérias de acordo com o seu dia a dia.

Essa é a praticidade ideal para quem estuda e trabalha ao mesmo tempo, concorda? Quem tem um emprego fixo e precisa trabalhar durante várias horas, por exemplo, pode usar o fim de semana para colocar as disciplinas em dia sem se preocupar com a frequência. O mais importante é assistir às aulas, independentemente do lugar e da hora, estudar para as provas e entregar todos os trabalhos propostos!

Qual é o valor das mensalidades de Relações Internacionais?

O valor das mensalidades do curso de Relações Internacionais é a partir de R$ 129,90* aqui na Anhanguera. É um valor bem mais acessível e com ótimo custo-benefício, não é mesmo?

No entanto, nem todos conseguem arcar com esses custos e, por essa razão, oferecemos diversas opções de descontos e bolsas de estudos para diminuir o valor da mensalidade. As principais são:

  • Bolsa Incentivo;
  • Bolsa Primeiro Semestre;
  • Bolsa Servidores Públicos e Militares;
  • Bolsa Transferência;
  • Convênio Empresa;

Além disso, oferecemos outros diferenciais exclusivos aos nossos alunos, auxiliando em uma formação completa, como:

  • Trilhas de Carreira, conteúdos extracurriculares que auxiliam no desenvolvimento de habilidades complementares;
  • corpo docente experiente e atuante no mercado de trabalho;
  • infraestrutura de ponta e moderna, com salas de aula multimídia.

Estude Relações Internacionais na Anhanguera!

Agora que já sabe como é o curso de Relações Internacionais, lembre-se de que para se dar bem nessa profissão concorrida, é fundamental estudar em uma faculdade conceituada. Portanto, escolha uma instituição de ensino que proporcione um aprendizado completo e de qualidade!

Gostou de conhecer mais sobre o curso e quer estudar em uma das melhores faculdades do país? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados