Quem tem formação pedagógica pode fazer segunda Licenciatura?

quem tem formação pedagógica pode fazer segunda licenciatura

Uma dúvida muito comum que surge no meio acadêmico é se quem tem formação pedagógica pode fazer segunda Licenciatura. Isso porque muitas pessoas que estão na área da educação não têm tanto tempo para fazer outra graduação. Nesse contexto, uma opção é a segunda graduação para formação pedagógica.

O fato de você já ter uma graduação permite fazer uma segunda Licenciatura, porém, colocando em uma balança as suas necessidades e possibilidades, pode ser que outra formação pedagógica seja a forma ideal de realizar a sua vontade de aumentar suas oportunidades como professor.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=3391f569-f737-4a60-b70d-8bab947783ef]

Ambas têm a mesma validade se realizadas em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), caso da Anhanguera. Quer saber mais sobre as diferenças da formação pedagógica e da segunda Licenciatura? Continue a leitura e também descubra quando fazer um ou outro tipo de graduação.

O que é formação pedagógica e como funciona?

Você sabe o que é formação pedagógica? Exclusiva para bacharéis e tecnólogos que querem aumentar a sua gama de atuação, a R2, como também é chamada, permite que esses profissionais tenham o diploma de licenciados na mesma área ou em áreas afins à sua primeira graduação.

Uma das diferenças em relação a fazer uma Licenciatura tradicional é a carga horária reduzida. Vejamos em exemplos:

  • se você já tem graduação na área pretendida, ou seja, se você tem Bacharelado em Educação Física e quer ter a Licenciatura na área, a carga horária da formação pedagógica é de 1.070 horas;
  • se você tem graduação em área afim da graduação pretendida, como Arquitetura e Urbanismo, e quer cursar Artes, as horas de curso são de 1.410.

Os cursos de Licenciatura são focados para o meio escolar e permitem que o profissional atue no ensino básico. Com a demanda por professores, nos anos 1990, foi homologado um decreto, a Resolução Nº 2, daí o nome R2. No documento, o MEC autoriza e incentiva a habilitação de bacharéis e tecnólogos para a formação pedagógica.

A justificativa do órgão regulador da educação no Brasil é a falta de professores habilitados nas escolas, o que se estende até os dias atuais. A formação pedagógica habilita graduados a lecionarem nas seguintes modalidades:

  • Ensino Fundamental, nas quatro séries finais;
  • Ensino Médio;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação Profissionalizante;
  • Educação Inclusiva;
  • Educação a Distância.

Na Anhanguera, as opções de formação pedagógica abrangem a maioria das áreas do saber desenvolvidas na escola, são elas:

  • Formação Pedagógica em Ciências Biológicas;
  • Formação Pedagógica em Educação Física;
  • Formação Pedagógica em Física;
  • Formação Pedagógica em Geografia;
  • Formação Pedagógica em História;
  • Formação Pedagógica em Letras — Espanhol, Inglês ou Português;
  • Formação Pedagógica em Matemática;
  • Formação Pedagógica em Pedagogia;
  • Formação Pedagógica em Química;
  • Formação Pedagógica em Sociologia.

Reforçamos que esse tipo de curso é exclusivo para bacharéis. Sendo assim, se você já tem uma Licenciatura e quer ter uma segunda faculdade voltada à educação, a opção mais adequada é a segunda Licenciatura.

A formação pedagógica equivale à Licenciatura?

A principal diferença entre formação pedagógica e Licenciatura está no público-alvo, já que o objetivo é oferecer a formação pedagógica para não licenciados. Como você já tem o conhecimento técnico da área, o curso prepara o profissional para lidar com as questões educacionais e didáticas.

Então, sem precisar sair de casa, pois eles são realizados na modalidade de ensino EAD, você adquire uma nova graduação e aumenta o ramo de atuação. Contudo, dentre as horas que precisam ser cumpridas para chegar ao diploma, são incluídas 300 horas de estágio obrigatório, o que possibilita um contato inicial com a sala de aula.

A validade da formação pedagógica é a mesma da Licenciatura, sendo válida para concursos públicos, designação em escolas estaduais, municipais e particulares. O piso salarial do professor no Brasil é de R$ 2.888,24*, podendo ter acréscimos com outras opções de atuação.

Existem muitos motivos para se fazer uma formação pedagógica, um deles é a insatisfação com a atual profissão. Isso é comum de acontecer, pois existem casos em que descobrimos aquela vontade de ensinar o que aprendemos no meio de um Bacharelado, ou mesmo depois de anos no mercado de trabalho, e mudamos nossa perspectiva de carreira.

O que acontece é que nem sempre estamos com tanta disposição para uma mudança radical de área, ou realmente só queremos acrescentar outra atuação para aumentar as chances de emprego. O mais importante é que você tem essa opção, e ela é recheada de vantagens.

Quais são as vantagens da complementação pedagógica?

Como vimos, quem faz a complementação pedagógica tem uma formação equivalente à Licenciatura. Assim, você se torna apto a atuar na educação da mesma forma, mas em menos tempo. A atualização profissional é muito importante para quem atua no meio educacional; com isso, as disciplinas da R2 são direcionadas às tendências pedagógicas, proporcionando uma formação completa.

Outra vantagem do curso é que você não precisa fazer vestibular, por já ser portador de diploma. Diante das vagas oferecidas, você faz a escolha que se adequa ao seu currículo e envia os documentos para matrícula.

A aprovação é feita pela secretaria acadêmica da Anhanguera, a partir da análise curricular, em que é avaliado o atendimento aos pré-requisitos do curso pretendido — no caso, a afinidade entre a primeira formação e a desejada pelo profissional.

Fazendo um breve levantamento, descobrimos que as principais vantagens de se fazer a complementação pedagógica abrange mais do que a redução no tempo de conclusão. Você tem em mãos uma opção rápida, de qualidade e enriquecedora.

E os benefícios não param por aí! Dentro da modalidade EAD, você pode colocar a matéria em dia quando e onde quiser, além de contar com o apoio de tutores online. Dessa maneira, esse é um curso ideal também para quem já trabalha e quer motivação para estudar e se manter atualizado, ganhando novas possibilidades no mercado de trabalho.

Conheça a Anhanguera!

Na Anhanguera, você conta com cursos de formação pedagógica de qualidade e reconhecidos pelo MEC, e, além de todas essas vantagens citadas, ainda temos a Biblioteca Virtual, com mais de 300 livros, tudo online e gratuito para nossos alunos.

Agora que você já sabe que quem tem formação pedagógica pode fazer segunda Licenciatura, que tal começar a trilhar esse caminho de sucesso no meio educacional? Inscreva-se!

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 111

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados