Motivação para estudar: como não perder o foco na graduação?

motivação para estudar

Muito se fala em motivação para estudar e manter o foco no ensino superior. Mas você entende realmente a razão dessa preocupação? A importância dessa prática pode ser facilmente percebida quando as provas semestrais se aproximam, em que o estudante sabe que precisa pegar firme, mas nem sempre tem ânimo para isso.

Perder o foco é sinônimo de acúmulo de matérias e um grande estresse em certos períodos da graduação. Para não cair nesse desafio, confira as dicas da Anhanguera de como se manter motivado!

Defina um objetivo para seu estudo

Se você pensa que o objetivo para estudar é ter boas notas, e isso não tem adiantado, mude a abordagem. Lembre-se de que, no fim das contas, você quer seu diploma em mãos para conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho. Direcione esse foco para o longo prazo e entenda que sacrifícios são necessários para chegar lá.

O cumprimento de cada prova, trabalho, aula e outras atividades deve ser considerado uma meta. Assim, você consegue ver as vitórias mais facilmente e pode comemorá-las para trazer de volta a motivação de estudar.

Não seja refém das dificuldades

Pode reparar que sempre existem desculpas para não cumprir o programado e prorrogar as tarefas. Essas dificuldades vão continuar aparecendo e, para além da sua vida universitária, também pode prejudicar a sua motivação para trabalhar –– uma dor de cabeça, falta de materiais, mau relacionamento com o superior e assim por diante.

A ideia é mudar a chave aqui também. Em vez de enxergar dificuldades, encare-as como oportunidades. Isso não faz você refém desses problemas. Pelo contrário, torna-se o responsável por mudar o cenário e se virar com o que tem. Então, caso ainda perca muito tempo no trânsito, experimente estudar por meio de podcasts, por exemplo.

Selecione a modalidade ideal para você

Notou que não consegue se motivar porque o cansaço fala mais alto? Então, considere conhecer outras modalidades de ensino além da presencial. Com as facilidades do estudo a distância, você ganha flexibilidade e autonomia para definir os seus horários. Assim, fica tranquilo conciliar trabalho, estudos e outras atividades da sua rotina.

Entre as vantagens de escolher o semipresencial ou 100% online, podemos citar o preço dos cursos EAD, que costuma ter melhor custo-benefício em relação ao presencial. Mas não pense que a qualidade fica de lado! Você encontra a mesma infraestrutura completa e pensada no seu aprendizado, com a prova digital EAD, a sala de aula virtual e assim por diante.

Busque ajuda, se necessário

Ainda não conseguiu seguir as dicas anteriores? Talvez seja o caso de pedir a ajuda de um profissional, como psicólogo, pois as causas da desmotivação para estudar podem ser emocionais. Tenha em mente que isso é comum e não torna você mais fraco.

Sabe qual ajuda pode procurar também? A da própria faculdade. Na Anhanguera, você encontra uma infraestrutura completa com espaços de convivência e bibliotecas para um estudo mais eficiente. Se ainda não faz graduação conosco, considere a transferência para uma de nossas unidades! Veja outros benefícios dessa decisão:

  • professores altamente qualificados, com experiência no mercado;
  • apoio personalizado e avaliação continuada durante o curso;
  • parceria exclusiva com o Canal Conecta, com dicas sobre entrevistas e até a conquista de vagas de emprego ou estágio.

Faça a escolha certa!

Entender como ter motivação para estudar já é um bom começo para melhorar sua relação com a graduação. O mercado de trabalho para formados no EAD ou presencial espera essa qualidade do futuro profissional, para que atue de forma decisiva. Então, não deixe para depois e adote essa postura durante o curso superior.

Comentamos que aproveitar o trânsito para ouvir podcast seria uma ótima dica para manter os estudos e a motivação em dia. Que tal conferir a nossa lista com os 11 melhores e escolher por onde começar?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados