Quem quer ser fotógrafo faz faculdade de quê? Entenda as opções

Um fotógrafo é o profissional que trabalha em estreita colaboração com seus clientes para captar fotos incríveis de pessoas, lugares e objetos por meio do uso de criatividade e de habilidades técnicas. Mas, afinal, quem quer ser fotógrafo faz faculdade de quê? 🤔

Embora um diploma do ensino médio técnico seja o requisito educacional mínimo para ser um fotógrafo profissional, os maiores contratantes dão preferência por pessoas que tenham frequentado faculdade. Por isso, é preciso estudar muito, bem como conhecer as tendências do setor e a inovação tecnológica. Então, vamos ver que faculdade um fotógrafo deve fazer? Siga conosco nesta leitura!

O que é preciso para trabalhar com fotografia?

Bons candidatos geralmente têm talento artístico natural apoiado por conhecimento detalhado e compreensão da arte da fotografia e da ciência da iluminação. Mas excelentes habilidades de comunicação também são necessárias, pois os fotógrafos geralmente interagem com os clientes para entender os resultados desejados. 

Trabalhar com fotografia é muito mais que sair por aí tirando fotos bonitas. Tornar-se um fotógrafo profissional significa desenvolver uma série de habilidades técnicas e conhecimentos teóricos, identificar e explorar seu nicho de atuação, bem como adquirir equipamentos que ofereçam o máximo de qualidade às imagens captadas. 📷

Como fotógrafo, você pode optar por se especializar em diversas áreas, como moda, gastronomia, vida selvagem, fotografia aérea, científica e subaquática. É possível, até mesmo, se tornar um fotojornalista, segmento no qual suas fotos contam uma história ou registram um evento.

Embora muitos fotógrafos sejam freelancers, alguns trabalham diretamente para organizações, como jornais e revistas. Além disso, é comum que fotógrafos trabalhem em estúdios fotográficos, como fotógrafos de retratos ou produtos, enquanto outros atuam em locais capturando paisagens, imóveis ou eventos, como casamentos, competições esportivas ou viagens de cruzeiro marítimo.

Se você está considerando entrar no mercado da fotografia, veja as principais características do perfil de um fotógrafo:

  • competências técnicas;
  • estilo e singularidade no trabalho;
  • flexibilidade e paciência; 
  • habilidade para marketing;
  • imaginação e criatividade;
  • mentalidade de negócios;
  • networking;
  • ótima comunicação interpessoal;
  • paixão;
  • persistência;
  • propósito e automotivação.

Qual faculdade para trabalhar como fotógrafo?

Parece óbvio, mas Fotografia é a faculdade ideal para quem quer ser fotógrafo. 👨‍🎓Ressaltamos isso, pois existem outros cursos voltados à captação de imagens e design que podem ter disciplinas de fotografia. É o caso da própria faculdade de Jornalismo, que estuda a arte de fotografar em algum momento do curso.

A diferença é que o programa da faculdade de Fotografia aprofunda uma formação acadêmica com experiência real em fotografia. Por exemplo, são trabalhadas habilidades por meio de trabalho em estúdio, bem como teoria do design, história e estudos culturais. 

O programa de ensino é pensado para que você tenha uma formação generalista tal que consiga trabalhar em áreas como publicidade, moda, museus, galerias, cinema, televisão, produção de vídeo, fotografia editorial e muito mais.

Por que o profissional formado se destaca no mercado?

Com a transformação digital, a fotografia passou por uma revolução, e a tecnologia avançada tornou os celulares verdadeiros estúdios fotográficos na palma das mãos. 🤳Como resultado, qualquer pessoa agora pode tirar fotos de qualidade, retocá-las e compartilhá-las online.

Por outro lado, quando se fala em fotografia profissional, um dos principais focos é a promoção da imagem de uma pessoa, produto, empresa ou localidade. Seja qual for o objetivo, a fotografia de alta qualidade é um ativo importante que contribuirá para o sucesso geral de quem contrata o fotógrafo.

Uma foto de qualidade é capaz de vender uma ideia, um produto, um discurso, uma cidade, um espaço e, principalmente, convencer o público a tomar uma decisão sobre uma compra. 🔝Por isso, fotos de baixa qualidade e pouco profissionais podem causar uma má impressão em quem as vê, criando um efeito contrário.

Seguindo esta lógica, o profissional graduado se destaca perante uma infinidade de fotógrafos amadores por ter recebido um treinamento acadêmico que vai além de saber mexer nos equipamentos.

Seu olhar crítico deve refletir na imagem os ideais do seu cliente, de maneira que aquela fotografia crie um relacionamento com quem a vê e gere resultado. Essa é a grande diferença entre apertar um botão e fazer uma fotografia de impacto.

É preciso lembrar que a fotografia é a rainha dos conteúdos e, especialmente no marketing digital, pode ser usada ​​para construir sua marca ou reputação nas mídias sociais, mas também ilustrando artigos de blog, páginas da web, etc. ― as possibilidades são infinitas.

Já no meio “offline”, as fotos profissionais podem ser usadas em todo tipo de impresso, como folhetos, livros, jornais, materiais promocionais, quadros para exposições, entre outros. 📕📰

Como você vê, seja na fotografia para o marketing e comunicação, seja para eternizar uma memória ou transformar a imagem em arte, a fotografia profissional está sempre presente!

O que se estuda em um curso de fotografia?

A faculdade de Fotografia é um curso de graduação tecnológica oferecido pela Anhanguera na modalidade presencial e dura 2 anos. Ao longo do curso, você vai ter diversas disciplinas teóricas e práticas. Veja as principais aqui:

  • Edição e Tratamento de Imagens;
  • Editorial de Moda;
  • Empreendedorismo Digital;
  • Fotografia;
  • Fotografia Autoral e Retrato;
  • Fotografia Book e Newborn;
  • Fotografia Conceitual e Artística;
  • Fotografia da Natureza, Arquitetura e Interiores;
  • Fotografia Publicitária;
  • Fotojornalismo e Fotografia Documental;
  • História da Arte;
  • Semiótica;
  • Técnica e Equipamento Fotográfico;
  • Técnicas de Iluminação.

Na Anhanguera, além das atividades curriculares, nossa faculdade também tem a preocupação em facilitar seu ingresso no mercado, por meio de ações com foco na aquisição de habilidades profissionais. 😎Entre elas, destacamos 3:

  • Habilidades Digitais: atividades complementares focadas no desenvolvimento do uso da tecnologia para o mercado de trabalho;
  • Trilhas de Carreira: atividades extracurriculares certificadas com assuntos relevantes ao mercado;
  • Canal Conecta: acesso exclusivo ao maior portal de vagas de emprego do país vinculado a uma instituição de ensino.

Fotografia é na Anhanguera! Venha estudar com a gente

Neste post, respondemos à sua pergunta: “Quem quer ser fotógrafo faz faculdade de quê?”. Então, não perca mais tempo pensando e siga seu sonho! Estude na Anhanguera, uma das melhores instituições do país.

Inscreva-se agora mesmo para o vestibular e mude os rumos da sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados