Descubra quantos anos dura a faculdade de Odontologia

quantos anos é a faculdade de odontologia

O curso de Odontologia é um dos mais procurados por quem se interessa pela área médica. A graduação, no entanto, também atrai aqueles que almejam bons salários no mercado e grandes oportunidades para crescer na carreira, independentemente do foco de atuação.

Por outro lado, muitos estudantes que pretendem tentar vestibular ficam em dúvida sobre quantos anos dura a faculdade de Odontologia. Pois bem, ela dura 5 anos em média. Outros questionamentos frequentes estão relacionados ao tempo máximo para formação acadêmica e às possibilidades de acelerar a conquista do diploma, garantindo rápido ingresso no mercado de trabalho.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=0055e4f0-01a4-440b-a0c6-9fde3c04b404]

Pensando nisso, separamos alguns esclarecimentos sobre a faculdade de Odontologia. Por isso, se você se identifica com essas dúvidas, não deixe de conferir o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Quantos anos dura a faculdade de Odontologia?

A faculdade de Odontologia dura 5 anos em média, o que representa 10 semestres até a conclusão do curso. Esse tempo se deve à carga horária que você deve cumprir ao longo da formação, atualmente de 4 mil horas. Assim, por regulamentação do MEC (Ministério da Educação), as instituições não podem oferecer menos que isso ao acadêmico do curso de Odontologia.

É possível, entretanto, aglutinar matérias para que você possa cumprir a carga horária em menos tempo. Algumas faculdades, inclusive, contam com essa possibilidade e permitem tirar o diploma com 6 meses a 1 ano de antecedência.

Já as especializações podem ser feitas ao final do curso e duram em média 2 anos. Elas constituem um grande diferencial no currículo, já que complementam o conhecimento obtido na faculdade e desenvolvem habilidades profissionais valorizadas no mercado de trabalho.

Como é a grade curricular do curso de Odontologia?

Ao longo dos anos de formação, você terá contato com diversas disciplinas teóricas e práticas, especialmente na área das Ciências Biológicas.

Nos primeiros semestres, você se dedicará a entender aspectos mais gerais da estrutura facial, por exemplo. Nos anos finais, práticas laboratoriais serão mais frequentes para que seja possível aplicar esse conhecimento teórico e se desenvolver enquanto profissional.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=4d7dca4f-1a8c-45c3-9fb7-b201bd877963]

O curso, no entanto, também entende o aluno como um elemento importante para sociedade e busca formar o cidadão para que ele faça a diferença enquanto profissional inserido em uma comunidade. Assim, além das disciplinas específicas, você terá contato com áreas da Odontologia voltadas para os temas mais humanísticos, como Saúde Bucal Coletiva.

Confira agora algumas das disciplinas da graduação:

  • Formação Integral em Saúde;
  • Odontologia Morfofuncional;
  • Odontologia Morfofuncional da Cabeça e Pescoço;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico;
  • Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Nervosos e Cardiorrespiratório;
  • Propedêutica Clínica;
  • Clínica Integrada etc.

Qual é a média de carga horária das disciplinas?

É importante ter em vista que existe estágio obrigatório na faculdade de Odontologia e que este ocupa em média 20% do tempo total de formação a ser cumprido. Além disso, em geral, a graduação ocorre em período integral. Ainda assim, a carga horária das disciplinas teóricas pode variar bastante dependendo da sua relevância no curso ou da extensão do conhecimento a ser adquirido.

Tudo dependerá da matriz curricular editada pela instituição de ensino superior. Por isso, antes mesmo de se inscrever para o vestibular, é importante estar atento a esse detalhe e conferir quais conteúdos são priorizados. As matérias podem variar entre 30 e 100 horas por semestre, por exemplo. Em sua maioria, aquelas voltadas à prática profissional costumam ser um pouco mais extensas que as teóricas ou introdutórias.

Como se organiza a grade em cada ciclo do curso de Odontologia?

Na Anhanguera, o curso de Odontologia é dividido em dois ciclos: o básico e o profissionalizante. Essa é uma divisão que também é percebida em várias outras graduações.

No ciclo básico, a grade se organiza por meio da oferta de disciplinas básicas, ou seja, que são fundamentais para o aprofundamento em outros conceitos no futuro. Elas envolvem temas como bioquímica, farmacologia e muito mais.

No ciclo profissionalizante, os assuntos são aprofundados e mais direcionados para o dia a dia da profissão. Aqui, temos aulas voltadas às áreas da Odontologia, aos procedimentos realizados nos consultórios e muito mais.

Qual é o prazo máximo para se formar em Odontologia?

O curso de Odontologia tem a duração de 5 anos (ou 10 semestres), certo? Isso não significa que você precise se formar nesse período!

Muitas coisas podem acontecer. Reprovação em matérias, atraso de algumas disciplinas por motivos diferentes… e isso é normal.

Por conta disso, na maioria das instituições, o prazo para conclusão de um curso é de a sua duração + metade desse período.

Na Odontologia, então, teríamos 5 anos + 2 anos e meio, totalizando 7 anos e meio. Na Anhanguera, no entanto, isso não é um problema.

Em nossa instituição não há, atualmente, tempo máximo para se formar no curso. Existe apenas o mínimo de 4 anos, ou seja, de 8 períodos de Odontologia. Isso para que haja tempo hábil para o estudante cumprir a carga horária total prevista no curso e concluir a grade curricular.

É possível adiantar a formação em Odontologia?

Sim! Há algumas maneiras de fazer com que uma graduação seja mais rápida.

O primeiro modo é utilizado quando essa é a primeira graduação do estudante. A cada semestre, o próprio aluno monta a sua grade, matriculando-se nas disciplinas que deseja fazer. O que vemos na grade curricular padrão é apenas o semestre ideal, mas não significa que ele precise ser seguido à risca.

Nesse caso, é possível pegar mais matérias a cada semestre e, assim, se graduar mais rapidamente.

No entanto, lembre-se de respeitar o tempo mínimo de 4 anos, ok? Para além desse período, não há possibilidade de encurtar a graduação, já que isso comprometeria o processo de formação.

Vale lembrar, nesse sentido, que a duração da faculdade de Odontologia também tem o sentido de amadurecer o acadêmico nas disciplinas lecionadas. É preciso tempo para rever aspectos teóricos e desenvolver a prática profissional para, assim, ter um bom desempenho no mercado.

De qualquer forma, é possível verificar a possibilidade na instituição de adiantar matérias e acelerar o processo de aprendizagem, como já visto. Nesse caso, o ideal é recorrer diretamente à faculdade para tirar qualquer dúvida. E, quem sabe, você ganha um ano nesse processo!

Além disso, sendo aluno da Anhanguera, você pode conferir vagas para dentista em aberto pelo Canal Conecta. Dessa forma, desde logo, poderá observar as oportunidades e garantir o rápido ingresso no mercado após a formação.

A outra maneira é caso a Odontologia seja a sua segunda graduação. Nesse caso, as disciplinas vistas em seu outro curso poderão ser equivalentes à nova grade e eliminadas. Você não precisará cursá-las de novo e poderá se formar mais cedo!

Existe diferença de duração entre o curso diurno e o noturno?

Antes mesmo de descobrir como passar no vestibular de Odontologia e se inscrever para o curso, muitos estudantes buscam saber quantos anos dura a faculdade de Odontologia nas opções noturna e diurna, de modo a acelerar a formação. Em princípio, não existe qualquer diferenciação no que diz respeito ao tempo de formação superior.

Em alguns casos, o período noturno pode estender um pouco mais o tempo da graduação, tendo em vista que há menos horas para concluir a grade que o período diurno. No entanto, não se trata de algo que deve preocupar o estudante. Qualquer que seja a escolha, você terá uma carreira promissora no mercado, alcançando salários maiores que a média da categoria profissional, atualmente em R$ 3.786,53*.

Sem dúvidas, saber quantos anos dura a faculdade de Odontologia é uma das prioridades dos acadêmicos que pretendem atuar como dentista. Afinal, a informação impacta o planejamento de carreira e o ingresso no mercado. Mais que olhar para a duração, no entanto, é preciso estar atento à qualidade do ensino superior. Assim, você garante que a formação recebida contribuirá para uma atuação de excelência em qualquer área.

Como escolher uma boa faculdade de Odontologia?

Esperamos que você tenha gostado das informações passadas! Acha que Odontologia é o curso certo para você? Vê-se trilhando um caminho nessa carreira? Então, ótimo!

Agora, é hora de falarmos sobre outro assunto bem importante: a escolha de uma boa faculdade para dar continuidade aos seus planos. Essa é uma tarefa que não deve, em hipótese alguma, ser feita “de qualquer jeito”.

Por mais que você se especialize no futuro, o nome de sua faculdade continuará em seu currículo e deixará, nele, uma marca. É preciso que ela seja positiva! Além disso, uma boa instituição prepara muito mais para o mercado de trabalho.

A Anhanguera é a opção certa para você!

Nossa instituição é muito mais do que um nome valorizado no currículo. Ela representa segurança, confiança e, claro, capacitação para os seus estudantes.

Alguns de nossos principais diferenciais são:

  • infraestrutura adequada para o estudante de Odontologia;
  • uso de aparatos tecnológicos no ensino;
  • grade curricular constantemente atualizada para atender melhor às demandas do setor;
  • corpo docente qualificado e competente;
  • apoio personalizado ao aluno ao longo de toda a graduação;
  • Aula Destaque, ferramenta que fornece aulas online ministradas pelos maiores especialistas da área da saúde;
  • Trilhas de Carreira, certificações online para enriquecer ainda mais o seu currículo;
  • Habilidades Digitais, disciplinas que ensinam conceitos como marketing e empreendedorismo, fundamentais para futuros dentistas;
  • Canal Conecta, o já citado portal que ajuda a encontrar o melhor estágio ou emprego para chamar de seu.

Não perca tempo e venha fazer parte desse time!

Estude Odonto na Anhanguera!

Nesse sentido, a Anhanguera é uma excelente escolha. A instituição conta com um sistema de ensino dinâmico e interativo que prepara você para os desafios da profissão.

E aí? Curtiu as dicas? Agora que você já sabe tudo sobre a duração da faculdade de Odontologia, não deixe de se inscrever para o curso!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados