Você sabe quanto ganha um psicólogo no Brasil?

quanto ganha um psicólogo no Brasil

O interesse pelo curso de Psicologia vem aumentando muito entre os estudantes brasileiros. E qual é uma das principais informações procuradas na hora de decidir que graduação cursar? Sem dúvida, o salário!

É comum que as pessoas tenham curiosidade sobre qual é a remuneração nas profissões de seu interesse. Afinal, o planejamento de carreira já começa no momento da escolha do custo. Então, que tal saber quanto ganha um psicólogo no Brasil?

Neste post, vamos apresentar os dados que você precisa conhecer para saber se a Psicologia é sua profissão ideal. Acompanhe até o fim!

Mercado de trabalho na área de Psicologia

Se você está pensando em cursar Psicologia em 2020, precisa saber o que faz um psicólogo. Normalmente, as pessoas lembram-se da prática clínica em psicoterapia quando falam sobre isso. Mas, na verdade, o mercado de trabalho na área é bem mais amplo.

De fato, o trabalho na clínica é um dos mais comuns entre os profissionais que se formam em Psicologia. Outras opções muito presentes na carreira é a atuação no setor de Recursos Humanos de empresas, nas equipes multiprofissionais de hospitais e também em escolas.

Viu como o mercado para psicólogos é bastante variado? Os estudantes da Anhanguera são preparados para aproveitar essas oportunidades. E não para por aí. Psicólogos também podem estar presentes em campos que muitas pessoas não conhecem — como a Psicologia Jurídica, Esportiva ou do Trânsito. Vamos comentar com mais detalhes essas possibilidades mais adiante!

Além disso, é possível dizer que as oportunidades para psicólogos crescem cada vez mais. Afinal, como profissionais capacitados para cuidar da saúde mental e para aperfeiçoar o desenvolvimento de pessoas e de grupos, eles podem ser inseridos em qualquer ambiente onde isso se faça importante.

Um exemplo de ampliação do mercado é a presença cada vez maior de psicólogos no marketing. O conhecimento deles é muito útil a fim de definir estratégias para as empresas baseadas no comportamento do consumidor e no aprimoramento dos processos de comunicação interpessoal.

A remuneração do psicólogo no Brasil hoje

Depois de saber que o mercado de trabalho oferece possibilidades muito interessantes para quem se interessa pelo curso, chegou a hora de responder: quanto ganha um psicólogo no Brasil? É importante começar destacando que, com tamanha diversidade de áreas, o salário também é diverso.

Outro ponto que vale a pena destacar é que psicólogos ainda não têm um piso salarial nacional. Isso significa que as remunerações variam de acordo com os estados e os municípios do país. Além disso, o salário também depende, claro, das empresas e do nível de qualificação de cada profissional.

Então, para saber quanto ganha um psicólogo, é importante ter em mente todos esses detalhes. Uma forma interessante de conhecer a média salarial é avaliando por área de atuação. Por exemplo, um psicólogo que trabalha na área de Recursos Humanos tem uma média salarial de R$ 3.139,04.

Já os psicólogos clínicos ganham em média R$ 2.761,60. Entretanto, lembre-se de que, na área clínica, os profissionais atuam de maneira autônoma. Assim, seus rendimentos podem ser bem maiores, dependendo do número de pacientes e do valor cobrado por sessão.

Os salários de profissionais que atuam em órgãos públicos por meio de concurso variam de acordo com cada edital da prova. Em geral, a média é maior em instituições federais — como os órgãos de justiça ou as universidades.

A média salarial de uma profissão é calculada considerando uma faixa de rendimentos. Ou seja, há rendas menores e maiores. Então, você pode se perguntar: como fazer para ganhar mais e ter estabilidade financeira sendo psicólogo? Existem diversas formas de garantir isso.

Bons profissionais, que apresentam diferenciais no mercado de trabalho, recebem maiores oportunidades de crescimento e de valorização na carreira. Veja o que pode ser feito para ser um psicólogo de destaque.

Focar as suas áreas de interesse

Como o curso de Psicologia oferece muitos caminhos aos estudantes, é importante descobrir o seu foco. Certamente, nem todas as áreas despertarão o seu interesse, não é mesmo? Por isso, vale a pena aproveitar a faculdade para se desenvolver no campo que deseja.

Quem pretende trabalhar na área clínica, por exemplo, pode procurar estratégias para se destacar. Uma boa dica é conversar com professores. Na Anhanguera, o corpo docente é capacitado e experiente. Com certeza, eles têm ótimas orientações para compartilhar com os alunos.

Procurar um estágio

Aproveitar as oportunidades de experiências práticas é mais um diferencial que você pode construir na sua carreira como psicólogo. Nossa faculdade oferece um recurso muito interessante para ajudar nisso: o Canal Conecta.

Ele faz uma ponte entre os estudantes e as empresas que procuram estagiários de Psicologia. Desse modo, fica mais fácil encontrar vagas de acordo com o seu perfil e garantir sua entrada no mercado de trabalho. Um currículo atrativo aumenta suas chances de receber bons salários no futuro.

Investir na formação

Por fim, uma dica indispensável para quem quer se destacar no mercado e ganhar bem como psicólogo é ter uma formação sólida. Portanto, não deixe de procurar a melhor faculdade — que ofereça qualidade para realizar o seu curso.

É importante ressaltar que ainda não existem cursos de Psicologia EAD. Então, fique atento à estrutura da instituição para saber como aproveitar ao máximo as facilidades dela na sua formação. Aqui na Anhanguera, os alunos recebem todo o suporte para desenvolverem diferenciais na sua profissão.

Especialidades da Psicologia com maior valorização

Para finalizar este conteúdo completo sobre quanto ganha um psicólogo no Brasil, que tal conhecermos as principais especialidades da profissão? Algumas delas já foram mencionadas e apresentam uma valorização crescente no mercado de trabalho do país, merecendo a sua atenção.

Uma delas é a área clínica. Não poderia ser diferente, já que o cuidado à saúde mental está sendo muito discutido no Brasil e no mundo nos últimos anos. Assim, a tendência é que aumente o número de pessoas que buscam atendimentos de psicoterapia.

Ainda na área clínica, uma especialidade que tem sido muito valorizada é a neuropsicologia. Trata-se de um conhecimento bastante atual e necessário no tratamento de vários transtornos. Em geral, as consultas e a avaliação com neuropsicólogo custam um valor maior.

Trabalhar nos Recursos Humanos de grandes empresas é mais uma oportunidade de conseguir altos salários na Psicologia. Além disso, a já mencionada Psicologia Jurídica apresenta remunerações atrativas — principalmente quando falamos da atuação em órgãos federais.

Agora você não apenas sabe o quanto ganha um psicólogo no Brasil. Viu também como é o mercado de trabalho na área e quais esforços podem deixar você mais perto da valorização profissional. Considere essas informações na hora de se decidir pelo curso e entrar na faculdade!

E então, quer estudar Psicologia na faculdade ideal para você? Entre em contato e veja como ser nosso aluno!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 71

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados