4 motivos pelos quais você deve cursar Psicologia em 2021

4motivospelosquaisvocedevecursarpsicologiaem2020

Quem está tentando escolher o curso para fazer na graduação se depara com inúmeras opções. Entre elas, a Psicologia se destaca por apresentar uma carreira apaixonante. Afinal, trabalhar no cuidado à saúde das pessoas e no desenvolvimento delas é muito gratificante.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d05bf82a-e7ff-4005-8919-46479aa7cc40]

Entretanto, é preciso conhecer alguns detalhes sobre a carreira em Psicologia antes de escolher. Dessa forma, você consegue decidir com mais consciência e aproveitar melhor o curso escolhido. Então, que tal saber mais sobre por que estudar Psicologia em 2021? Confira as informações deste post!

Como é o curso de Psicologia?

Antes de apresentar motivos para cursar Psicologia na faculdade em 2021, vamos explicar um pouco mais sobre o curso. Certamente você está curioso para entender como funciona essa carreira, não é mesmo?

A graduação em Psicologia tem uma duração média de cinco anos e envolve conteúdos bastante diversificados. Os estudantes têm contato com matérias de Sociologia, Anatomia e até Estatística. Tudo isso torna esse curso muito interessante.

Na grade curricular, também estão as disciplinas de desenvolvimento humano — com foco nas fases: infância, juventude, vida adulta e velhice. Além disso, é preciso adquirir conhecimentos sobre as doenças mentais e as técnicas utilizadas na prevenção e no tratamento delas.

Quer mais? O curso de Psicologia tem, ainda, disciplinas sobre as diversas áreas de atuação. É importante preparar os futuros psicólogos para atuar não só na clínica com psicoterapia, mas também em escolas, empresas e outras instituições onde esse profissional se faz presente.

A capacitação dos alunos de Psicologia não se dá apenas em aulas teóricas. Aqui na Anhanguera, a graduação inclui diversas experiências profissionais nos estágios, que permitem o contato com a realidade prática. No final do curso, os graduandos têm a vivência do estágio em clínica, atendendo pacientes na própria faculdade.

Quais são os 4 motivos para cursar Psicologia em 2021?

Provavelmente você se interessou pelo curso só de ler os detalhes que apresentamos até aqui, certo? Mas ainda temos 4 motivos para provar que cursar Psicologia em 2021 é uma grande ideia. Confira!

1. Aumento da procura por esse profissional

Talvez você tenha percebido que o tema da saúde mental está ganhando mais evidência. Um exemplo é a campanha do setembro amarelo, que chama atenção para o assunto da prevenção do suicídio. A cada ano ela recebe mais apoio e é fortalecida por diferentes pessoas.

A atenção dada a esse assunto não é à toa. De fato, é muito necessário falar sobre os cuidados de saúde mental — principalmente considerando que mais pessoas estão adoecendo. Diversas condições da vida atual contribuem para o aumento do número de transtornos, como depressão e ansiedade.

E quais são os profissionais preparados para cuidar dessas pessoas que estão adoecendo e prevenir que esse quadro continue avançando? Os psicólogos, claro. Com isso, a procura por eles aumentou muito nos últimos anos.

Outro fato que contribuiu para o aumento da procura é a diminuição dos estigmas relacionados à psicoterapia. Aos poucos, ela está deixando de ser vista como um tratamento para “loucos”, e mais pessoas estão se abrindo para a possibilidade de ampliar sua qualidade de vida com esse suporte.

2. Diversidade nas possibilidades de atuação

Outra grande vantagem de cursar Psicologia em 2021 é entrar em uma profissão que traz diversas oportunidades de atuação. Embora a prática clínica seja mais conhecida, o psicólogo está longe de ter apenas essa possibilidade depois que se forma.

Basicamente, onde existirem pessoas, há campo de trabalho para o profissional da Psicologia. Com isso, podemos prever que o mercado de trabalho para essa área só tende a crescer, não é mesmo?

Na verdade, muitos psicólogos nem atuam com psicoterapia durante sua carreira. Isso porque eles podem trabalhar em muitos outros locais — como escolas, hospitais, empresas, órgãos de justiça. Você também pode ver esses profissionais atuando junto a atletas ou times de esporte.

Nos demais campos de atuação, o psicólogo não realiza a psicoterapia — essa prática é feita na clínica, seja individual, seja com casais, seja com grupos. Em outros locais, o objetivo dele também será promover saúde e prevenir adoecimento psíquico, mas com diferentes técnicas.

Ao acompanhar atletas e times, por exemplo, esse profissional foca recursos que possam ajudá-los a manter o equilíbrio mental nos treinamentos e nas competições. Nas empresas, seu objetivo será atuar junto à gestão para manter a qualidade de vida dos funcionários no trabalho.

3. Reconhecimento do mercado

Além de ter uma ampla área de atuação, outro motivo pelo qual o mercado de trabalho para psicólogos tende a crescer ainda mais é o seu reconhecimento crescente. Há alguns anos, o número de psicólogos em empresas, escolas e hospitais era bem menor do que é hoje.

Essa quantidade está aumentando porque, a cada ano, mais gestores percebem a diferença que esse profissional faz no dia a dia das instituições que envolvem pessoas. É o caso das escolas: diretores reconhecem a relevância de ter um psicólogo realizando, entre outras atividades, um trabalho que melhore a ansiedade dos estudantes que vão prestar vestibular.

Já nas empresas, profissionais dessa área ajudam a encontrar os candidatos ideais nos processos seletivos e a pensar na melhor política de benefícios que aumente a motivação dos colaboradores. Além de diversas outras ações de promoção e prevenção de saúde. Como não reconhecer a importância desse trabalho?

4. Oportunidade de ajudar as pessoas

Por fim, se você tem vontade de ajudar outras pessoas, a Psicologia é um de seus cursos ideais. A oportunidade de contribuir para um mundo mais saudável e equilibrado é exatamente o foco dessa profissão.

Os psicólogos não ajudam só os pacientes que precisam se recuperar de algum sofrimento psíquico ou lidar com um transtorno mental. Eles estão também em diversos contextos de trabalho auxiliando as pessoas a se relacionarem melhor consigo mesmas e com os outros.

Com isso, eles são essenciais em qualquer ambiente onde a convivência entre pares precisa ser trabalhada. Sem dúvida, contar com os conhecimentos de um profissional da Psicologia torna nossos contextos de vida mais saudáveis e prazerosos.

E então, você quer ser mais um a contribuir com isso? Faça sua faculdade de Psicologia em 2021! Esses quatro motivos para cursar a graduação ainda não são tudo que essa carreira pode oferecer. Na faculdade, será possível encontrar muitas outras razões para construir uma carreira de sucesso nessa área!

Confira algumas das unidades da Anhanguera em que há disponibilidade do curso de Psicologia em 2021:

  • Osasco;
  • Guarulhos;
  • Vila Mariana;
  • Santo André;
  • São José dos Campos.

Quer se preparar para sua graduação desde já? Entre em contato conosco e saiba mais detalhes sobre a carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 181

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados