Quanto ganha um dentista? Descubra aqui

dentista em consultório

A escolha da profissão ideal envolve diversos fatores: rotina do expediente, cursos necessários e remuneração mensal são apenas alguns deles. Por isso, se você tem interesse pela área da Saúde e já pensou em cursar Odontologia, pesquise quanto ganha um dentista e avalie se essa atividade é compatível com as suas expectativas.

Profissão muito requisitada por pacientes de todas as idades, para exercer a atividade é preciso contar com o curso superior de Odontologia e a inscrição profissional no Conselho Regional de Odontologia no estado de atuação. A realização de cursos de especialização dá ainda mais visibilidade ao profissional e garante um bom espaço no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o nosso post e veja:

  • quanto ganha um dentista;
  • quanto um dentista empresário pode ganhar;
  • quais são as áreas mais valorizadas;
  • o que fazer para expandir seus lucros.

Boa leitura!

Qual é o valor base do salário de dentista?

A rotina de um dentista vai muito além do tratamento dentário: o profissional pode atuar, também, com distúrbios relacionados ao pescoço, à boca e à face. A carreira proporciona diversos caminhos ao dentista, considerando que é possível trabalhar em consultórios particulares, atuar como autônomo, prestar concurso para a área pública e, inclusive, ingressar na área acadêmica.

Atividade essencial à saúde da população, a profissão garante uma boa remuneração e apresenta uma alta demanda no mercado de trabalho. Ou seja, o dentista recém-formado consegue uma rápida colocação ao concluir a graduação.

Por ser uma profissão fundamental, a média do salário base do ramo é bastante atrativa: R$ 4.352,85 por mês é o número encontrado em relação ao país todo. Por isso, é preciso ter em mente que, a depender do estado de atuação, tal base pode ser maior ou menor. A remuneração mensal também pode variar a partir da atuação em órgãos públicos, instituições de ensino ou clínicas particulares de terceiros.

Quanto um dentista empresário pode lucrar?

Também é possível empreender e iniciar o próprio negócio a partir do curso de Odontologia. Dentistas que abrem o próprio consultório conseguem uma boa margem de lucro e, ainda, são os responsáveis pela elaboração de suas agendas — escolhendo os dias de trabalho, os horários de atuação e a quantidade de pacientes a ser atendida por período.

Desse modo, um dentista empresário pode lucrar ainda mais do que na atuação em uma clínica privada ou no setor público. Ao passo que um cirurgião-dentista, por exemplo, pode receber R$ 7.181,68 como teto salarial, um profissional que atua em sua própria clínica pode ganhar esse valor em poucos dias de trabalho.

É preciso pensar, no entanto, que a boa remuneração traz consigo responsabilidades maiores. Isso significa que um dentista empresário precisa contar com uma boa infraestrutura, materiais de qualidade, um assistente ou profissional para atuar na recepção e, claro, com o marketing e propaganda.

Apesar de ser uma das faculdades que não envolvem matemática de forma direta, o profissional também deve ter noções de contabilidade e finanças, justamente para manter o negócio em bom funcionamento. O trabalho de um dentista empresário envolve diversas questões além da Odontologia, mas a cifra obtida ao final do mês compensa (e muito!).

Quais são as áreas de atuação mais valorizadas?

Entre as diversas áreas de atuação do dentista, algumas áreas são mais valorizadas e significam um salário mais alto por mês. Podem ser citadas como 5 áreas bastante em alta no mercado:

  • ortodontia;
  • cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais;
  • implantodontia;
  • odontopediatria;
  • radiologia odontológica.

A primeira delas é a área que trata a correção dentária, a partir dos chamados aparelhos ortodônticos, ao passo que a cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial tem o objetivo de realizar procedimentos cirúrgicos para a extração de dentes, de tumores ou para a correção de anomalias faciais.

A implantodontia também conta com diversos procedimentos cirúrgicos, já que é a área responsável pela realização de implantes dentários: um sorriso perfeito é o objetivo de quem atua com a implantodontia. A odontopediatria, como se pode entender a partir de seu nome, trata a saúde bucal de crianças, o que requer mais cuidado e paciência do profissional.

Por fim, a radiologia odontológica é a área para atuação de dentistas especializados em Radiologia. O objetivo do ramo é analisar com precisão as imagens da face, a partir da realização de exames diversos. Como tais imagens são necessárias para a realização de cirurgias e de outros procedimentos, o profissional deve avaliá-las com cuidado.

O que fazer para expandir seus lucros?

Independentemente do modo de atuação do dentista, sempre é possível buscar ferramentas para a expansão dos lucros mensais. Confira, a seguir, 3 modos para aumentar a sua receita.

Invista em capacitação

Um bom currículo é essencial para contar com melhores oportunidades de emprego e, claro, com uma boa cifra salarial. Por isso, a primeira dica é investir em capacitação em uma instituição de qualidade: a partir de cursos e de especializações, o profissional consegue destacar-se ainda mais no mercado de trabalho.

Durante esse investimento na formação, conte com o Canal Conecta: trata-se de uma plataforma exclusiva para os alunos aqui da Anhanguera que reúne diversas vagas de emprego e estágio. Assim, você une capacitação e melhores chances de conseguir uma oportunidade. É essencial, então, saber como escolher uma faculdade, investir em capacitação e sair à procura das melhores vagas.

Conte com ferramentas digitais

As mídias sociais são bastante utilizadas nos dias de hoje e funcionam mais do que uma plataforma de conexão entre amigos — atualmente, as ferramentas digitais são locais para a divulgação de produtos e serviços.

Conte com ferramentas digitais, faça um planejamento de publicações e atraia mais pacientes para a sua agenda. É possível divulgar técnicas de tratamentos, informar as especialidades de atuação, compartilhar materiais informativos e demonstrar os serviços prestados.

Incentive a propaganda por recomendações

A conhecida propaganda boca a boca tem bastante força entre todas as áreas de atuação. Isso porque uma recomendação feita por um amigo próximo tem bastante valor e pode gerar a captação de um novo consumidor.

Para aumentar os seus lucros, forneça bonificações ou pequenos descontos aos pacientes que recomendarem os seus serviços. Essa é uma forma simples e eficaz de garantir mais dinheiro no bolso ao final do mês.

É essencial saber quanto ganha um dentista se você tem interesse em atuar na área. Conte com as dicas do nosso post e veja a base salarial da profissão, as áreas mais valorizadas, a atuação de um dentista empresário e, também, dicas para expandir os lucros. Depois, é só arregaçar as mangas e iniciar o trabalho!

Gostou de saber quanto ganha um dentista? Veja, agora, 6 dicas para fazer um resumo profissional no currículo e conquiste o emprego dos sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.