Pensando em fazer Psicologia em Anápolis? Leia este texto

profissional de psicologia

Analisar comportamentos, orientar escolhas profissionais, selecionar os melhores perfis para trabalhar em empresas e apoiar pacientes em seus mais diversos problemas. Essas são apenas algumas das possibilidades de atuação para quem pensa estudar Psicologia em Anápolis.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=d05bf82a-e7ff-4005-8919-46479aa7cc40]

Além das variadas opções no mercado de trabalho, a cidade tem ótimos indicadores de bem-estar. Ela é considerada a principal importadora de Goiás: só no ano de 2018, concentrou 45% dos insumos do estado. O PIB (Produto Interno Bruto) de Anápolis também é um dos melhores: deteve, em 2016 — ano em que ocorreu a última medição — 7,2% do PIB de Goiás.

O curso é promissor e a cidade, encantadora. Quer descobrir mais? Então, continue a leitura e saiba por que fazer faculdade de Psicologia em Anápolis é uma ótima opção!

Mercado de trabalho de Anápolis com boas oportunidades na área

Juventude, sonhos, felicidade. Você sabia que Anápolis já foi tema do Globo Repórter, e tais indicadores são uns dos responsáveis por elevar o bem-estar dos moradores? Em uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apresentada na reportagem citada, o Centro-Oeste foi considerado a região mais positiva quando se pensa no futuro. De 0 a 10, a nota de felicidade obtida pelos entrevistados foi 8,76.

Anápolis é considerada, ainda, a terra de oportunidades: conta com mais de 150 indústrias, grande parte delas do setor de saúde. Quem pensa em se mudar para cidade encontrará, ainda, um povo hospitaleiro e se deparará com uma cidade considerada um grande centro universitário.

Por fim, não podemos deixar de mencionar a valorização profissional: cada vez mais o mercado se dá conta da necessidade do psicólogo para a saúde mental. Nos últimos meses, com a chegada da pandemia, isso se tornou mais evidente, fazendo, inclusive, com que a demanda por atendimentos aumentasse. Por essas e outras, Anápolis é um ótimo lugar para estudar Psicologia.

? Qual a área de atuação da Psicologia ideal para mim? Responda nosso quiz e confira o resultado com a gente!

Várias possibilidades de atuação em Psicologia em Anápolis

Psicologia é uma área que vem crescendo e conquistando o interesse de muitas pessoas. A gradativa importância dada à saúde mental tem levado muitos estudantes a seguirem a carreira.

A média salarial de um psicólogo depende da área escolhida. Cursos de pós-graduação também impactam na remuneração. Mas, só para você ter uma ideia, na clínica, observamos um valor por volta de R$ 2.700*. Um psicólogo do trabalho, por sua vez, tem a média de R$ 4.000*.

A seguir, contamos algumas das possibilidades de atuação ao seguir a carreira em Psicologia.

Ter o próprio negócio

A área clínica é uma das mais apreciadas pelos estudantes. Aqui, a ideia é ter um negócio próprio. Claro que, nem sempre, todo mundo tem condições de se formar e já ter dinheiro para comprar uma sala. No entanto, com um pouco de empenho e algumas metas, é possível conquistar o sonho.

Na prática, o que a maioria faz é, após a graduação, dividir o aluguel de um espaço junto de outros colegas e, com isso, acumular a grana para, em um futuro próximo, ter a própria sala. Trabalhar em clínicas de outras pessoas também é uma boa opção, nesse começo.

No dia a dia, o profissional presta atendimentos, que podem ser individuais, de casal e de família. Além disso, tem a possibilidade de escolher um ou mais públicos: crianças, adolescentes, adultos, idosos.

Atuar na área de RH

A área de RH (Recursos Humanos) é também chamada de Psicologia do Trabalho. Aqui, o profissional trabalha com carteira assinada, para pequenas empresas ou grandes indústrias. Junto dos altos gestores, ele é responsável por diversos processos importantes, como recrutamento, seleção, aplicação de testes psicológicos, entrevistas, treinamento e elaboração de estratégias de motivação.

É um trabalho de grande relevância, já que uma de suas funções é contribuir para o desempenho organizacional. Funcionários com baixa produtividade e baixa satisfação no trabalho, por exemplo, contribuem com o absenteísmo e, com isso, aumentam os custos empresariais.

Como comentamos, Anápolis conta com mais de 150 grandes indústrias; sendo assim, as oportunidades de trabalhar nessa área são muito boas. Caso seja do seu interesse, anote uma dica importante: a maioria das empresas contrata psicólogos que já tenham tido experiência nos estágios da faculdade. Sendo assim, não se esqueça de ter, no mínimo, um semestre de prática em RH.

Trabalhar com Psicologia Jurídica

Até um tempo atrás, essa não era uma área tão mencionada nas faculdades. Com o tempo, as coisas foram mudando e, hoje, muita gente já percebe o quanto ela é interessante.

O trabalho, aqui, envolve, basicamente entrevistas, avaliações clínicas e testes psicológicos. É uma atuação de grande responsabilidade, já que uma pessoa pode ser condenada, ou deixar de receber a pena mais alta, de acordo com o diagnóstico dado pelo psicólogo.

No dia a dia, pode contribuir com casos diversos, como processos de adoção, guardas de crianças, crimes, processos trabalhistas, entre outros.

Faculdades particulares de Psicologia em Anápolis

Se a sua ideia é encontrar uma boa faculdade em Anápolis, saiba que a cidade conta com diversas opções. Aqui na Anhanguera, o curso de Psicologia é do tipo Bacharelado, que dá o grau para o profissional trabalhar para as opções citadas no artigo, além de muitas outras. A duração da graduação é de 5 anos e, durante esse tempo, o estudante adquire habilidades teóricas e práticas.

O curso de Psicologia na unidade Anhanguera em Anápolis é dividido em dois ciclos:

  • básico: fornece o conhecimento técnico, tornando o profissional preparado para interpretar e aplicar conceitos fundamentais;
  • profissionalizante: dispõe do conjunto de habilidades que permitem ao profissional aplicar os conhecimentos em diversos contextos.

Temos parceria com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo no qual o estudante tem muitas oportunidades de estágio. Outra vantagem da instituição é a Aula Destaque, um programa que reúne nomes de peso e de referência no mercado da saúde e oferece encontros online para os alunos aprenderem com qualidade junto a profissionais de renome.

Enfim, estudar Psicologia, na Anhanguera em Anápolis, é uma forma de investir na qualidade da própria formação e, com isso, ter boas conquistas profissionais. Lembre-se de que a graduação é o primeiro passo dessa caminhada, mas ele é importante para evitar tropeços lá frente.

Agora que você já conhece o processo da Anhanguera e sabe que quer estudar Psicologia em Anápolis, que tal se inscrever no nosso vestibular?

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados