Como funciona a renovação de bolsa do Prouni ao longo do curso?

alunos andando na faculdade

Em busca de informações sobre renovação da bolsa Prouni? Neste post, você terá acesso a tudo o que é preciso para manter sua bolsa em dia e se formar sem dores de cabeça.

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior. Todos os anos, o governo federal concede milhares de bolsas a estudantes brasileiros que não têm condições de arcar com as mensalidades em uma faculdade privada.

Acontece que, depois de conseguir entrar no programa, é preciso ficar atento a algumas regras, em especial à da renovação da bolsa. Continue a leitura e saiba mais!

Como funciona o Prouni?

Como mencionamos, o Prouni é uma iniciativa pública de grande importância, pois garante educação superior de qualidade a quem não pode pagar. Para isso, são ofertados dois tipos de bolsas: a integral e a parcial (50% da mensalidade).

No caso da bolsa de estudos integral, o estudante deve ser membro de uma família com renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Já no caso da bolsa de estudos parcial, o limite é de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é preciso tirar nota superior a 450 no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral. Uma dica é ficar atento às vagas remanescentes do Prouni, já que sempre existem boas oportunidades.

Vale a pena destacar que o programa também engloba professores da rede pública de ensino que desejam se profissionalizar e fazer os cursos de Licenciatura, normal superior e Pedagogia, além de contar com bolsas para pessoas com deficiência.

Renovação da bolsa Prouni: o que você precisa saber?

Tirou uma boa nota no Enem, conferiu o resultado do Prouni e conseguiu sua bolsa? Então, você precisa ficar atento a algumas informações básicas sobre a renovação da bolsa do Prouni. São elas que garantirão a continuidade dos seus estudos:

  1. a renovação semestral do Prouni é obrigatória;
  2. o estudante deve procurar o setor responsável em sua faculdade;
  3. é preciso assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa;
  4. é importante ficar atento ao rendimento acadêmico;
  5. sem renovação, sua bolsa será suspensa.

Sem dúvidas, investir em um curso superior é um grande passo para sua carreira e ajudará você a encontrar melhores oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, quem estuda por meio do Programa Universidade para Todos tem que cumprir com alguns requisitos extras.

É preciso ficar atento para não enfrentar problemas. Por isso, vamos explicar um pouco melhor essas situações mencionadas. Confira!

A renovação semestral do Prouni é obrigatória

A principal obrigação do estudante bolsista pelo Prouni é a renovação da bolsa. Isso deve ser feito, obrigatoriamente, todos os semestres, independentemente de o curso ser semestral ou anual.

Em outras palavras, ainda que você faça uma graduação que seja dividia em anos, a renovação do Prouni precisará ser feita a cada seis meses. Isso acontece devido ao modelo de conferência de dados utilizado pelo governo.

O estudante deve procurar o setor responsável em sua faculdade

Onde renovar a bolsa do Prouni? Muito simples: na sua própria faculdade. Não é preciso procurar nenhum órgão público para fazer a renovação. Basta ir até o setor responsável pelo procedimento dentro da instituição de ensino em que você estuda.

É preciso assinar o Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa

Semestralmente, o estudante beneficiado pelo Prouni precisa assinar um documento conhecido como Termo de Atualização do Usufruto da Bolsa. É ele que dá direito e autoriza a continuidade da bolsa na instituição de ensino privada.

Vale lembrar que o referido Termo é fornecido pelo setor responsável da sua faculdade. Portanto, não é preciso produzir ou redigir nenhum documento.

É preciso ficar atento ao rendimento acadêmico

O objetivo do Prouni é permitir que mais estudantes tenham acesso ao ensino superior. Entretanto, para fazer jus ao benefício de uma bolsa integral ou parcial, é preciso fazer a sua parte.

Por isso, todos os bolsistas devem alcançar um rendimento acadêmico mínimo. Em geral, é preciso ser aprovado em, no mínimo, 75% das disciplinas estudadas em cada semestre.

Explicando melhor, o acadêmico que cursa 8 disciplinas em um período letivo deverá ser aprovado em, pelo menos, 6 dessas disciplinas.

O que acontece se ele não atingir o rendimento exigido? Ele pode perder a sua bolsa de estudos! Antes disso, ainda é possível tentar justificar a situação para o coordenador Prouni da sua faculdade e aos professores responsáveis pelas disciplinas em que foi reprovado.

Caso eles aceitem os argumentos apresentados, a bolsa poderá ser mantida. Mas, atenção: esse tipo de autorização especial só pode ser concedido duas vezes.

Sem renovação, sua bolsa ficará suspensa

É essencial ficar atento aos prazos de renovação do Prouni. Isso porque, caso o procedimento não seja realizado, o benefício ficará automaticamente suspenso.

Apesar da falha e da consequência, o estudante não perde a bolsa, nem fica devedor durante o período de suspensão.

Lembre-se de que é preciso estar regularmente matriculado para renovar a bolsa do Prouni. Ou seja, quem está com matrícula trancada ou abandonou o curso não é mais considerado acadêmico.

Onde você pode estudar com bolsa do Prouni?

Como já sabe, para conseguir uma bolsa do Prouni, você precisa fazer o último Enem e alcançar a nota exigida. A dúvida agora é: quais são as faculdades que aceitam Prouni?

Diversas instituições espalhadas pelo país estão inseridas no programa. Por isso, quase nunca é preciso se mudar de cidade para conseguir fazer a sua tão sonhada graduação.

Com tanta oferta disponível, é importante fazer uma análise precisa da instituição de ensino escolhida. Afinal, ela será responsável pela sua formação e pode influenciar bastante no sucesso profissional.

A Anhanguera é uma das melhores e mais conceituadas faculdades do país. Somos reconhecidos pela qualidade do ensino ofertado, além do alto nível de capacitação da nossa rede de professores.

Nossos cursos são credenciados pelo MEC (Ministério da Educação), e nossa plataforma de ensino é simples e intuitiva. Além de tudo isso, contamos com um polo presencial moderno e tutores formados na área de atuação.

Não podemos deixar de mencionar que os cursos EAD semipresenciais e 100% online democratizam ainda mais o ensino e permitem que você consiga se qualificar, mesmo com limitação de tempo.

Não perca a renovação da sua bolsa por bobeira!

Além de buscar informações sobre a renovação da bolsa do Prouni, é fundamental que o estudante saiba escolher bem sua faculdade. Esperamos que este post ajude a tirar as dúvidas sobre o programa e coloque você mais perto de um futuro brilhante!

Quer ser um profissional de sucesso e ainda aproveitar a bolsa do Prouni? Faça sua inscrição agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content