Escolha a melhor faculdade de Pedagogia em 2020 em 5 passos

escolhaamelhorfaculdadedepedagogiaem2020em5passos

Você está pensando em cursar Pedagogia em 2020? Esse é um ótimo curso — com grandes oportunidades no mercado de trabalho. Mas um cuidado ideal é saber escolher a melhor faculdade para fazer sua graduação.

Afinal, a instituição tem papel central na qualidade da sua formação e no crescimento que você vai conquistar depois que se formar. Então, que tal saber quais são os aspectos mais importantes na hora de analisar uma faculdade?

Neste post, vamos falar mais sobre o curso de Pedagogia 2020 e ajudar você a escolher o lugar ideal para estudar esse tema!

Como funciona o curso de Pedagogia

O curso de Pedagogia habilita os profissionais em nível de Licenciatura e dura em média 4 anos — esse tempo pode ser menor ou maior, dependendo do funcionamento de cada faculdade. O currículo do curso é bastante variado, envolvendo disciplinas de didática, Psicologia, Sociologia etc.

Quem se forma nesse curso de ensino superior está capacitado para ministrar aulas em turmas de educação infantil e ensino fundamental. Além disso, o pedagogo também pode atuar na gestão de escolas e na preparação ou análise de materiais pedagógicos — nesse caso, ele é contratado por editoras, por exemplo.

Também é possível ver pedagogos trabalhando na função de orientação escolar. Ao ocupar esse cargo, eles dão assistência aos alunos em suas necessidades pedagógicas e comportamentais. Outra oportunidade para o pedagogo é trabalhar em hospitais, acompanhando a aprendizagem de crianças internadas por muito tempo.

Uma das principais vantagens de cursar Pedagogia é o mercado de trabalho. Você provavelmente já percebeu que a demanda por professores só aumenta, certo? As escolas são sempre necessárias, o que faz com que o mercado nessa área esteja constantemente em expansão.

Profissionais da Pedagogia podem trabalhar tanto em instituições públicas quanto privadas. Quando se fala em concurso público, o campo de ensino é um dos que mais ofertam vagas frequentemente. Esse é outro benefício dessa carreira.

5 cuidados para escolher a melhor faculdade de Pedagogia

Agora que você já sabe como funciona o curso de Pedagogia e quais são as vantagens de optar por ele, vamos abordar 5 pontos essenciais para escolher a melhor faculdade. Não deixe de considerá-los no momento de tomar sua decisão sobre onde estudar.

1. Pesquise sobre a infraestrutura

Um dos pontos mais relacionados à qualidade de uma formação superior é a infraestrutura do local. A faculdade ideal oferece o que o aluno precisa para estudar da melhor forma. Considerando isso, lembre-se de checar o local e verificar as instalações.

Ter uma boa biblioteca é indispensável. Afinal, isso facilita seus estudos, promove um espaço silencioso e confortável para realizar pesquisas e ainda ajuda você a economizar — já que encontrando um bom acervo de livros não vai ser necessário comprá-los.

Vale a pena verificar também como é a estrutura da recepção e observar a qualidade no atendimento aos alunos. Você vai precisar contar com a equipe da faculdade durante todo o curso. Logo, é importante que ela o atenda bem.

2. Avalie a matriz curricular

Outro detalhe muito relevante para escolha da faculdade é a matriz curricular da faculdade. Normalmente, os currículos podem ser parecidos, pois todos devem seguir as recomendações do Ministério da Educação para o curso. Mas, ainda assim, existem diferenças entre as faculdades.

Por isso, conheça a grade curricular antes de se matricular no curso. Se possível, compare as de diversas faculdades de Pedagogia 2020 para ver aquela que apresenta melhor organização e qualidade. Preste atenção nas disciplinas ministradas e na distribuição delas em cada semestre.

O seu objetivo deve ser avaliar se aquelas matérias são suficientes para formar um bom pedagogo. Observe também se a oferta de disciplinas optativas ou complementares é interessante. Caso tenha dúvidas, uma dica é procurar a secretaria ou coordenação do curso para esclarecê-las.

3. Confira a qualificação do corpo docente

É impossível escolher a melhor faculdade para cursar Pedagogia em 2020 sem analisar os professores dela, certo? É indiscutível a importância do corpo docente para a qualidade de uma instituição. Não poderia ser diferente, já que os professores são os principais responsáveis pelo que os estudantes aprendem.

Comece sua observação pesquisando a formação dos docentes. Veja se eles têm cursos de especialização, mestrado ou doutorado. Faculdades que incentivam a qualificação de seus profissionais estão mais preocupadas em oferecer um ótimo curso.

Veja também se os professores têm experiência profissional na área. Formação acadêmica não é tudo: é preciso, ainda, ter boa didática e saber estimular os estudantes com exemplos práticos e atividades atrativas.

Aqui na Anhanguera, todos os professores são pós-graduados, contam com formação especializada em sua área de atuação e, melhor, apresentam uma boa bagagem profissional. Assim, eles são capazes de transmitir não somente os conhecimentos teóricos, mas também os práticos, com uma visão ampla de mercado.

4. Busque por recomendações

Caso você conheça alguém que estudou na faculdade, também vale a pena ouvir opiniões sobre a estrutura, os professores e demais detalhes do curso. Pegue recomendações com seus amigos e familiares para saber quais são as melhores instituições.

Quem não conhece ninguém que possa ajudar nisso não precisa se preocupar. É possível utilizar a internet para realizar pesquisas e colher mais informações sobre diferentes faculdades. Olhe se existem avaliações na página da instituição e busque opiniões também em outros sites.

Ir em busca de tudo isso antecipadamente ajuda você a saber o que esperar da faculdade. Assim, ainda é possível se prevenir de eventuais problemas, evitando cursos e instituições depois de encontrar reclamações e visões negativas sobre eles.

5. Compare valores e formas de ingresso

Por fim, lembre-se de conhecer o preço das mensalidades e as maneiras de ingressar em cada curso. Dessa maneira, você consegue comparar as condições de cada local e optar por aquele que melhor se adéqua às suas necessidades e possibilidades.

Mas vale destacar que o preço não é tudo. É preciso pensar em valor. Ou seja, seu objetivo não deve ser encontrar a faculdade mais barata, e sim aquela que apresenta o melhor custo-benefício: oferece mais valor por um preço justo — o que descreve perfeitamente o perfil da Anhanguera: proporcionar um ensino comprometido com a qualidade, sem pesar na mensalidade, a fim de que você consiga concluir a graduação com sucesso!

Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o curso de Pedagogia EAD:

Não se esqueça de que a sua formação está em jogo. Então, abrir mão da qualidade por conta do preço não é a melhor escolha. Avalie todos esses aspectos juntos e conheça também os tipos de graduação para cursar Pedagogia em 2020 — presencial, semipresencial ou 100% EAD. Assim, fica mais fácil encontrar a instituição ideal!

Agora que você já sabe analisar uma boa faculdade, entre em contato conosco para realizar o vestibular de Pedagogia para a melhor faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.