Confira 5 formas de conseguir orientação vocacional gratuita

orientação vocacional gratuita

Pode ser bem difícil escolher uma profissão quando há inúmeras oportunidades relacionadas ao que você gosta. Nesses casos, o conselho de outras pessoas e a análise do próprio perfil passam a ser extremamente necessários.

A orientação vocacional gratuita, por exemplo, pode representar o melhor método para quem ainda tem dúvidas sobre o futuro profissional. Isso porque indica caminhos que estejam mais alinhados aos seus interesses, habilidades e aptidões.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2eeb6a29-3d39-446b-93db-de259129ea15]

Com ela é possível ter uma resposta sobre o plano de carreira ideal, o que inclui a área de estudo e os cursos mais apropriados para você ter sucesso no mercado.

Se você ficou com vontade de experimentar, confira 5 maneiras de fazer esse processo gratuitamente!

1. Teste vocacional online

Muito procurada por pessoas que terminaram o Ensino Médio ou que pretendem retomar os estudos, é uma opção que se destaca pela facilidade de uso. Trata-se de uma ferramenta prática para escolher a graduação, já que aponta uma ou mais alternativas de cursos.

O teste vocacional costuma funcionar como um questionário composto por uma série de perguntas. Enquanto responde, o usuário vai filtrando preferências, apresentando seus talentos e expondo determinados aspectos da sua personalidade.

Após preencher todas as questões, o estudante terá um breve resumo sobre as carreiras mais adequadas para seu perfil. Tudo se baseia na afinidade com as principais áreas do conhecimento — como Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Existem várias versões de teste vocacional gratuito, na forma de sites ou aplicativos. É possível encontrá-las com uma rápida pesquisa na internet. Bons exemplos incluem o Giro de Profissões.

2. Feiras de carreira oferecidas por faculdades

Mais uma alternativa para obter orientação vocacional gratuita é frequentar eventos relacionados ao universo acadêmico. Portanto, fique de olho nas notícias da sua região ou acompanhe os canais de comunicação da prefeitura do seu município, a fim de se manter informado.

Cabe destacar que várias instituições de ensino organizam feiras para ajudar seus alunos ou futuros estudantes a encontrar oportunidades nas mais diversas áreas. Os programas incluem palestras, realização de jogos e simulados, oficinas profissionais, dicas de cursos e até de intercâmbio.

Portanto, visite as melhores faculdades e participe das atividades que têm foco na escolha da profissão. Não hesite em conversar com os organizadores para tirar dúvidas sobre os eventos. Assim, poderá descobrir em qual sala ou horário ocorrerá a programação voltada para a orientação vocacional.

3. Conversa com pessoas formadas e inseridas no mercado

Sim, uma entrevista com profissionais de diferentes áreas pode funcionar como uma orientação vocacional grátis. Afinal, essas pessoas já enfrentaram todos os desafios da graduação, passaram pela fase de estágio e hoje exercem a profissão que escolheram há alguns anos.

Isso significa que elas têm experiência suficiente para, pelo menos, oferecer alguns conselhos a quem pretende seguir o mesmo caminho. Logo, se você tem dúvidas sobre uma ou mais carreiras, é importante que agende uma conversa com especialistas que atuam nessas áreas.

Prepare-se para aproveitar cada encontro ao máximo e valorizar o tempo dos profissionais. Uma dica é refletir alguns dias antes e registrar as suas principais dúvidas — como os obstáculos do ensino superior, os motivos para investir na área etc. Assim, não esquecerá nenhuma pergunta importante.

4. Contato com as equipes de atendimento das instituições de ensino

Independentemente da informação que você precisa, sempre é bom procurá-la com quem entende do assunto, certo? Nesse sentido, nossa próxima dica envolve o contato com os profissionais que fazem a ponte entre os futuros estudantes e as instituições de ensino superior.

Assim como na entrevista com especialistas, a ideia é conversar e tirar dúvidas com as equipes de atendimento das faculdades de seu interesse. Algumas permitem fazer esse processo virtualmente, o que facilita muito para quem trabalha o dia todo ou lida com uma série de compromissos.

Portanto, para obter esse tipo de orientação vocacional gratuita, o ideal é acessar os sites oficiais das instituições e procurar pelos campos que indicam as formas de contato. Em seguida, basta seguir as orientações apresentadas e aguardar o retorno.

5. Diálogo com profissionais de psicologia do setor público

Está aí outra maneira de conseguir um guia vocacional gratuito. A vantagem de contar com um especialista está na possibilidade de realizar o famoso teste de aptidão profissional. Ele costuma ser aplicado por psicólogos e visa orientar as principais escolhas que envolvem a construção da carreira.

Como muitos estudantes não têm condições de pagar por esse tipo de consulta, a saída é buscar atendimento por meio do setor público. Essa oportunidade pode ser aproveitada em diversas cidades brasileiras, basta que o interessado se informe com antecedência e agende uma conversa.

Durante o diálogo, o psicólogo levantará dados relevantes sobre personalidade, preferências e objetivos pessoais para apontar as áreas com maior chance de dar certo. Essa análise permitirá encontrar as opções de capacitação mais adequadas ao perfil do estudante.

Outras dicas de como conseguir orientação vocacional gratuita incluem:

  • trocar ideias com amigos e familiares — pessoas próximas conhecem sua rotina, seus hábitos e suas principais habilidades. Assim, podem sugerir cursos que exijam essas características;
  • pesquisar sobre diferentes áreas — a internet é uma fonte inesgotável de dados, portanto, use-a para buscar dicas e ouvir depoimentos de pessoas que atuam nas áreas de seu interesse;
  • discutir com estudantes — embora ainda não tenham experiência no mercado, graduandos de diversos cursos também podem fornecer pistas sobre a rotina e os desafios da vida acadêmica.

Todas essas práticas de orientação vocacional gratuitas são eficazes para decidir sobre o futuro profissional. Por terem foco nas qualidades e nos pontos fortes de cada perfil, permitem que você desenvolva o autoconhecimento necessário para encontrar os caminhos mais promissores.

Ah, e não deixe de acessar o blog da Anhanguera com frequência! Aqui, nós sempre postamos dicas e descrições de profissões, a fim de ajudá-lo a tomar decisões acertadas, baseando-se em informações a respeito do dia a dia de trabalho e do que você pode fazer para chegar lá!

Quer mais dicas para fazer uma escolha tão decisiva? Continue com a gente e saiba como definir um objetivo profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados