Odontologia e Farmácia: qual a melhor opção?

odontologia e farmácia

Escolher uma profissão da área da Saúde é uma decisão acertada para muitas pessoas. Afinal, esse é um campo bastante valorizado, relacionado à tecnologia, e que seguirá crescendo. Isso porque as pessoas estão cada vez mais atentas à saúde e sempre necessitarão de cuidados com profissionais. ?

Mas qual área escolher? Se deseja atuar em uma carreira com um amplo mercado de trabalho e que ofereça várias possibilidades, já deve ter ficado em dúvida entre Odontologia e Farmácia, certo? Além de serem promissoras, essas áreas ainda contam com excelentes remunerações.

Neste post, vamos apresentar as diferenças entre Odontologia e Farmácia. Confira!

Como funciona o curso de Odontologia?

A faculdade de Odontologia é do tipo Bacharelado, com duração média de 5 anos. Essa graduação só está disponível na modalidade de ensino presencial, já que conta com muitas aulas práticas, essenciais para a formação de excelência dos alunos.

Na graduação, você terá a melhor preparação para tratar gengiva, boca e dentes com uma visão atualizada e integral da realidade não apenas do mercado, mas do cenário social do Brasil. Os alunos são preparados para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças bucais, além de procedimentos estéticos. ?

Após a conquista do diploma, os profissionais terão uma visão não somente técnica, mas também reflexiva, crítica, humanista e ética. Portanto, a faculdade aborda atividades de extensão, pesquisa e ensino, de modo que os alunos se sintam capacitados a atuar com as habilidades necessárias na resolução de problemas.

Confira as principais disciplinas estudadas:

  • Odontologia Legal e Deontologia;
  • Saúde Bucal Coletiva;
  • Fundamentos para Propedêutica Cirúrgica;
  • Odontologia Morfofuncional.

Ao final do curso, é necessário fazer estágios obrigatórios e elaborar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) na sua área de interesse.

Como funciona a graduação em Farmácia?

A graduação em Farmácia também é do tipo Bacharelado e dura cerca de 5 anos. Nesse caso, você pode fazer esse curso em duas modalidades de ensino: presencial e semipresencial.

A segunda opção é ideal para quem necessita de mais flexibilidade na rotina e não consegue comparecer ao campus todos os dias. Nesse caso, só é necessário ir à faculdade de uma a três vezes por semana para realizar aulas práticas — maravilha, não é mesmo?

O objetivo do curso é formar profissionais preparados para realizarem atividades relacionadas aos fármacos, aos medicamentos e à análise de cosméticos e alimentos. Portanto, os alunos cursam várias disciplinas voltadas à pesquisa, preparação, comercialização, registro técnico e distribuição desses itens. ?

Veja algumas das matérias estudadas:

  • Cosmetologia;
  • Bioquímica;
  • Toxicologia;
  • Química Geral;
  • Homeopatia;
  • Fitoterapia.

Para obter o tão sonhado diploma, é importante fazer estágios obrigatórios ao longo da graduação, além de elaborar um TCC ao final do curso.

Quais são as principais diferenças entre as duas opções?

O curso de Odontologia e Farmácia apresentam várias semelhanças, como tempo de duração, possibilidade de estudar de maneira presencial e obrigatoriedade de cumprir com estágios obrigatórios e elaborar um TCC.

Contudo, apesar de fazerem parte da área da Saúde, as duas profissões apresentam várias diferenças. Uma delas é em relação ao campo de atuação. No caso da Odontologia, você encontrará um mercado de trabalho bastante aquecido.

Além da atuação em clínicas próprias ou em consultórios, também é possível trabalhar em:

  • indústrias de materiais e equipamentos odontológicos, prestando consultoria ou participando de pesquisas;
  • setor público, em secretarias, hospitais, unidades de pronto atendimento e postos de saúde;
  • escolas, com a coordenação de campanhas preventivas para adolescentes e crianças;
  • empresas, participando de programas de prevenção de saúde bucal.

Uma das vantagens dessa profissão são os salários: a média é de R$ 4.514,11*. ?

Já quem decide seguir carreira em Farmácia também encontrará um mercado de trabalho com bastante opções. O farmacêutico tem a oportunidade de atuar em locais que vão além de farmácias e drogarias.

É possível desenvolver suas atividades em laboratórios, hospitais, clínicas e em institutos de pesquisas com a produção de cosméticos e produtos de higiene e beleza.

Nesse caso, a remuneração do farmacêutico também é bem atrativa: a média é de R$ 3.630,63* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. Após a conclusão da graduação, é possível se especializar em diversas áreas de atuação em alta, o que aumenta os ganhos consideravelmente. Os principais campos são:

  • Farmácia Industrial;
  • Saúde Pública;
  • Indústria Alimentícia;
  • Cosmetologia;
  • Perícia Criminal.

Para qual perfil cada uma dessas opções é mais recomendada?

É bom saber, desde a faculdade, o que esperar do futuro dentista no mercado de trabalho. Com uma matriz curricular que conta com disciplinas das Ciências Humanas e Biológicas, você não pode esperar menos que um perfil social, ético, humanístico, além dos requisitos científicos e técnicos da profissão.

Também é importante ter muita capacidade de concentração, pois é necessário ter atenção em várias etapas do atendimento. É essencial saber trabalhar em equipe, pois você necessitará do suporte de outros colaboradores, seja no atendimento, seja na recepção.

Já os farmacêuticos também precisam saber trabalhar em equipe e entender quando liderar no trabalho. Outra característica para ter sucesso na área é desenvolver aptidões desde a faculdade.

Para isso, é importante ter disciplina, compaixão pelo próximo e gostar de Ciências Biológicas e Química. Além disso, faça estágios, dedique-se aos estudos e esteja presente em eventos.

Como escolher entre Odontologia e Farmácia?

Se chegou até aqui e ainda está em dúvidas sobre qual graduação escolher, saiba que ambas as opções contam com um ótimo mercado de trabalho e excelentes oportunidades de emprego.

Portanto, é importante levar em conta a afinidade com as disciplinas abordadas durante a faculdade e as habilidades de cada aluno. Independentemente da sua escolha, uma coisa é certa: estudar em uma instituição de ensino reconhecida e qualificada faz toda a diferença.

Aqui na Anhanguera, você encontrará um corpo docente experiente, mensalidades acessíveis e terá a possibilidade de concorrer a várias bolsas de estudos. Além disso, a nossa grade curricular é atualizada de maneira constante, com o objetivo de oferecer a melhor formação aos alunos. ?

YouTube video

Agora é com você!

Agora que já conhece as diferenças entre Odontologia e Farmácia, saiba que, independentemente da sua escolha, um ensino de qualidade faz toda a diferença. Por isso, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma faculdade de primeira? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.