O que faz um Designer Digital? Confira 4 funções desse especialista!

Você anda de olho no curso de Design Gráfico? Pois saiba que uma das atuações dessa área de estudo é o Design Digital. Neste post você entenderá o que faz um designer digital, onde ele pode trabalhar, além de entender alguns conceitos de Design. Vamos lá?

1. Design de aplicativos e sites

No geral, o designer digital é responsável por elaborar projetos gráficos para interfaces digitais. Mas diferente do designer gráfico, que trabalha com a criação de peças impressas, o designer digital precisa adaptar interfaces para diversos tipos de telas, como celulares, computadores, videogames, tablets etc. 

O designer digital pode atuar na criação visual de websites e aplicativos móveis. ? É muito comum que o designer digital atue em agências de publicidade ou de comunicação, que oferecem esses serviços para empresas. Além disso, você tem liberdade para escolher sua forma de atuação, como profissional CLT ou como um freelancer. 

Para exercer essa função, é necessário que o designer domine várias matérias de Designer Gráfico, como comunicação e linguagem visual, composição de layouts, mídias digitais e identidade visual. ? Afinal, o curso de Design gráfico possibilita as duas atuações, pois contêm os mesmos fundamentos. 

2. Design de vídeos e animações

O design digital também tem uma atuação muito frequente em produtoras de cinema ou emissoras de TV. Dessa forma, ele está apto para a função de designer de vídeos, e até de animações, também chamado de Design Motion. Este é um conceito responsável por criar gráficos em movimento nas telas. ?

Aliás, as empresas também têm apostado muito nesse tipo de comunicação, viu? As animações podem ser usadas como estratégia de marketing digital, onde se mistura elementos visuais e técnicas de storytelling. 

Em resumo, as empresas podem usar as animações na criação de vídeos institucionais, promoção de produtos e anúncios em redes sociais. Aliás, hoje em dia o design tem grande papel nas estratégias de social media. Se você tem habilidade com mídias sociais essa função é perfeita para você! 

3. Design de games e jogos digitais

O mercado de games e jogos digitais tem crescido bastante nos últimos anos. E o Brasil é um dos 20 países que mais consomem games. Se você é um amante de jogos eletrônicos, ser um designer digital pode dar muito certo para você! ?

No entanto, o que faz um designer digital na área de games versus jogos digitais é um pouco diferente. Enquanto o design de games foca na criação de layouts, protótipos e desenhos; o design de jogos digitais, além do visual, aprofunda-se em programação e computação.

De qualquer forma, as duas áreas permitem que o designer trabalhe com o desenvolvimento de jogos eletrônicos e cenários digitais. E aí, que tal fazer do seu amor por jogos o seu espaço de trabalho? Que massa, não? ?

4. UX Design

A função do designer digital pode ir além da criação visual. Ele também pode atuar na área de UX, em portugues, experiência do usuário. Aqui, diferente do ramo de UI Design, que foca nas interfaces de interação entre usuários e produtos, o UX Design aborda toda a experiência do cliente com um produto digital. ?‍?

O designer digital, além de conhecer os fundamentos de Design Gráfico, também está apto a planejar como o usuário irá reagir ao produto. Para isso, é importante que ele entenda conceitos de design thinking, comportamento do consumidor e customer success.

Faça Design Gráfico com a Anhanguera

Ficou interessado no que faz um designer digital? Então, você precisa escolher uma faculdade de referência, que irá te ajudar a exercer a profissão!

Na faculdade de Designer Gráfico EAD da Anhanguera você tem acesso a uma das maiores universidades do Brasil. Além disso, você conta com um corpo docente altamente qualificado, e um Ambiente de Aprendizagem Virtual interativo, que alia prática e teoria para te preparar para o mercado de trabalho. 

Vem realizar o seu sonho e inscreva-se para o vestibular Anhanguera! ?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados