Matérias de Design Gráfico: conheça quais são

Matérias de Design Gráfico

O mercado de design tem crescido muito nos últimos anos. Se está pensando em se tornar uma pessoa designer, precisa optar por grade curricular atualizada com as últimas tendências da área. Mas você sabe o que estuda em Design Gráfico? E como identificar se o curso é de qualidade?

Neste texto, listamos os temas mais importantes que devem conter nesse tipo de curso, além do quanto eles podem contribuir com sua carreira de designer.

Acompanhe agora quais são as matérias de Design Gráfico e fique por dentro do que avaliar!

Comportamento do Consumidor

Durante a produção de uma peça de design gráfico, é importante entender quais são as motivações do público que será impactado por ela. Esse assunto mostrará a você quais são os fatores que influenciam nesse comportamento para entender seu processo de decisão.

A pesquisa de campo é um exemplo de prática dessa matéria do curso de Design Gráfico, além de estudos de caso.

Comunicação e Linguagem Visual

Os elementos visuais são os quesitos por onde toda a comunicação visual acontece. A escolha de vídeos, desenhos e ícones, por exemplo, transmitem mensagens da marca para o consumidor final.

Esse tipo de matéria é estudado ainda no primeiro período, tendo em vista que dará suporte a diversas competências que virão a seguir.

Contextos do Design Brasileiro e História da Arte

Entender o papel do design e o contexto do design brasileiro ajudará a compreender tanto o contexto atual quanto o cenário futuro, com possíveis previsões. Esse entendimento explora ideias inovadoras para a produção de peças gráficas.

O foco do curso de Design Gráfico é justamente buscar essas soluções criativas para atender às características de cada produto e serviço.

Criação de Layouts

Produzir layouts bem-feitos e que conversam com a estratégia do cliente é uma das matérias mais importantes de design gráfico. Você aprenderá como trabalhar o processo criativo, esboçar ideias e usar as ferramentas certas na produção de peças gráficas.

A composição estrutural de um layout envolve o estudo de cores, imagens, fontes, personas, quantidade de informações e muitos outros.

Design para Mídias Digitais e Impressas

Além dos fundamentos e de outras matérias essenciais em design gráfico, uma faculdade antenada precisa acompanhar as necessidades atuais do mercado. A demanda de peças gráficas para mídias, tanto impressas quanto digitais, tem uma vasta procura.

E, o que faz um Designer Gráfico nesse tipo de mercado? Toda a programação visual ou impressa desse meio, como layouts para campanhas, cartões, logo, sites e diagramação de conteúdos. No caso das mídias digitais, também é preciso saber adaptar os elementos visuais para a web, que tem características diferentes.

Direção e Edição em Design

Saber dirigir e editar uma produção gráfica também são atuações de um designer gráfico. Além de gerir um projeto, é importante você aprender como fazer a edição dos elementos visuais, por exemplo, tratamento de fotos, animações de vídeos, montagens, entre outros.

Agora, você sabe como é a faculdade de Design Gráfico aqui na Anhanguera? Confira a lista completa com todas as disciplinas do curso:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Comunicação e Linguagem Visual;
  • Contextos do Design Brasileiro;
  • Criação de Layouts;
  • Desenho e Ilustração;
  • Design Estratégico para Inovação e Sustentabilidade;
  • Design para Mídias Digitais I;
  • Design para Mídias Digitais II;
  • Design para Mídias Impressas;
  • Direção e Edição em Design;
  • História da Arte;
  • História e Acepções do Design;
  • Marketing e Design;
  • Metodologia de Projeto;
  • Processo de Criatividade.

E você ainda pode cursar o Design Gráfico EAD com a mesma qualidade do presencial! Interessante, não é?

Agora que você já sabe quais matérias de Design Gráfico observar na grade curricular, lembre-se de pesquisar outros fatores relevantes, como qualificação dos professores, qualidade do ensino e diferentes formas de ingresso

Aqui na Anhanguera, além de tudo isso, você ainda tem mensalidades que cabem no seu bolso, viu? Então, aproveite para se inscrever agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.