Existe momento certo para começar a pós-graduação?

Bolsas Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Se você chegou na reta final da graduação, provavelmente está pensando nos próximos passos do seu futuro profissional. Focar no trabalho ou aproveitar o ritmo para emendar a especialização? Existe o momento certo para começar a pós-graduação?

Antes de mais nada, é importante esclarecer uma coisa: não há idade mínima ou máxima para buscar conhecimento e atualização. O “momento certo”, não se refere à sua idade, mas sim à etapa de vida na qual você se encontra, sua bagagem adquirida e, principalmente, a percepção de mercado.

Acontece que a escolha de uma pós-graduação que efetivamente alavanque sua carreira depende, muitas vezes, de sua maturidade profissional. É importante que você tenha alguma experiência na sua área, com conhecimento dos reais desafios e das oportunidades, para conseguir tomar uma decisão assertiva.

O que você deve avaliar antes de começar a pós-graduação?

Para definir isso, é importante que você realize um processo de  autoavaliação, que deverá incluir a análise dos seus objetivos profissionais e questões voltadas à finanças e disponibilidade de horário. É importante que você encontre um curso que vá de encontro com as suas aspirações profissionais, sendo um importante agente motivador nesse processo. É muito importante que você escolha um tema que te mantenha inspirado e constantemente desafiado.

Outro ponto muito importante é a sua disponibilidade financeira. Atualmente existem milhares de opções de cursos de pós-graduação com valores bem variados. É possível encontrar bons cursos com mensalidades atrativas e benefícios extras, como desconto na segunda pós-graduação e cursos livres gratuitos. 

Já a disponibilidade de horário costuma ser um ponto crítico para muitos profissionais que lidam com o desafio de equilibrar trabalho, que muitas vezes excede o horário comercial, com a rotina pessoal. Se você vive essa rotina, a pós-graduação EAD oferece a flexibilidade necessária para conciliar os estudos com o trabalho e a vida pessoal. Nessa modalidade as aulas são realizadas de forma 100% online, dessa forma você pode assistir ao conteúdo a qualquer momento e lugar. Outro ponto muito importante do ensino online está na autonomia dada ao aluno. No EAD, é você quem define os dias que estudará, bem como quanto tempo dedicará ao consumo dos conteúdos. Nesse formato é necessário ser responsável e organizado para manter o ritmo nos estudos. 

Independentemente de quando começar, lembre-se de avaliar cursos de pós-graduação oferecidos por instituições de ensino reconhecidas pelo mercado e com boa avaliação no MEC. Isso será fundamental para assegurar a qualidade do conhecimento que será obtido nas aulas. Uma boa escolha vai te ajudar a dar um salto no seu desenvolvimento profissional.

Se você está buscando por uma instituição de ensino que seja referência no mercado, a Anhanguera é a opção certa. Aqui você encontrará mais de 300 cursos de pós-graduação EAD, que proporcionarão a melhor experiência do ensino a distância.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados