Você sabe como funciona e o que é a psicologia cognitiva?

o que é psicologia cognitiva

Os debates sobre saúde mental e bem-estar têm crescido nos últimos tempos. Com isso, o número de pessoas que deseja seguir essa carreira profissional também aumenta. Assim, o estudante que quer fazer o curso de Psicologia precisa conhecer a fundo as principais abordagens terapêuticas, como Psicologia Cognitiva.

Mas, afinal, o que é Psicologia Cognitiva? Essa área tem como foco os processos de cognição e de raciocínio, levando em conta os pensamentos, a percepção, o aprendizado e a memória. Assim, os profissionais do ramo auxiliam os pacientes a lidarem com pensamentos e treino de habilidades. Se ficou interessado e quer saber como funciona a Psicologia Cognitiva, não deixe de conferir o post. Boa leitura! ?

O que é a Psicologia Cognitiva?

A Psicologia Cognitiva é responsável pelos estudos sobre pensamento, aprendizado e percepção de várias situações da vida. Logo, ela avalia os processos mentais, de maneira a compreender como cada pessoa pode perceber os fenômenos da realidade.

Isso é muito importante para entender, por exemplo, porque alguns se lembram de fatos com mais facilidade e outros não. Assim, essa área da Psicologia constrói uma análise profunda sobre como cada um consegue perceber o mundo ao redor, além de como é possível desenvolver funções cognitivas fundamentais para o crescimento, como pensar, resolver problemas, falar, etc.

Por conta de sua atuação, essa abordagem costuma ter divergências em relação a outras vertentes. Isso porque refuta os pensamentos sobre a introspecção, sendo mais positiva ao atuar como investigação científica. Logo, esse tipo de Psicologia demonstra que existem estados mentais internos, como crenças e motivações, fazendo com que ela se desencontre da Psicologia Comportamental.

YouTube video

Na Psicologia Cognitiva, existem três fundamentos básicos que ajudam a entender essa abordagem. Eles são:

  • interação — está relacionado ao ambiente, de maneira a valorizar como cada ser interage com ele;
  • modificação comportamental — tem como base a observação do comportamento específico que precisa ser modificado;
  • atuação com eventos mensuráveis — o principal objetivo é se dirigir a tudo que pode ser quantificado ou observado.

O que faz o profissional da área?

A Psicologia Cognitiva é utilizada no tratamento de vários transtornos mentais de maneira bem eficiente. O objetivo principal é identificar padrões comportamentais — de hábitos, de crenças e de pensamentos — que originam os problemas vividos pelo paciente.

Assim, durante a sessão de terapia, os psicólogos identificam comportamentos, pensamentos e sentimentos de determinadas situações descritas pela pessoa. A partir disso, alguns padrões podem ser identificados.

Logo, os profissionais usam técnicas que ajudam a modificar essas percepções, fazendo com que se tornem mais positivas. De modo geral, a Psicologia Cognitiva tenta transformar, estudar e detectar crenças e pensamentos automáticos, procurando oferecer aos pacientes um modo adaptativo de enxergar as situações do dia a dia.

Então, quando a pessoa passa a entender como perceber e de que maneira “corrigir” as reflexões não muito funcionais para si, existe a melhora no humor, fazendo com que a vida se torne mais otimista. ?

Algumas atividades desempenhadas pelo psicólogo durante as sessões de Psicologia Cognitiva são:

  • auxiliar na reversão de hábitos, para que os pacientes sejam capazes de melhorar a percepção sobre acontecimentos estressantes e ajam de modo mais adequado;
  • monitorar e registrar informações como pensamentos, emoções e sentimentos que sejam relevantes ao tratamento;
  • aumentar a consciência da pessoa para que sejam identificadas as causas que provocam determinados sintomas ou comportamentos;
  • ajudar o paciente a controlar o estresse, por meio de exercícios de consciência, relaxamento e respiração.

Qual a importância da Psicologia Cognitiva?

A Psicologia Cognitiva é uma abordagem importante para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, pacientes com algum transtorno mental ou que estejam passando por algum problema ou conflito.

Além disso, esse tipo de terapia é indicado para tratar quadros de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo), depressão, síndrome do pânico, fobia social, transtorno de ansiedade e outros problemas que têm como base os comportamentos, as emoções e os pensamentos da pessoa.

Além disso, é importante lembrar que, para que o tratamento seja um sucesso, é necessária uma colaboração mútua entre paciente e psicólogo. Isso porque a eficácia acontece pela qualidade da relação estabelecida entre essas partes.

Afinal, manter um bom vínculo com o profissional estimula o paciente a manifestar com mais transparência e clareza os seus pensamentos e sentimentos durante a sessão de terapia.

Quais são as vantagens de atuar nesse formato?

Quem deseja seguir carreira na área da Psicologia Cognitiva encontrará várias vantagens de atuar no ramo. A primeira delas é que o mercado de trabalho está muito aquecido, com oportunidades de emprego em várias regiões do país.

Você poderá trabalhar em clínicas, consultórios, hospitais ou seguir carreira acadêmica. Escolher o atendimento clínico pode ser bastante lucrativo, já que essa abordagem é uma das mais procuradas pelas pessoas.

Já na área hospitalar, os psicólogos oferecem apoio psicológico a pacientes terminais, além de oferecer suporte em outras atividades. Portanto, a área é muito valorizada, e oportunidades de emprego é o que não faltam!

O que é preciso para trabalhar com Psicologia Cognitiva?

A Psicologia Cognitiva exige a graduação na área e a inscrição no Conselho Regional de Psicologia. Assim, é essencial buscar um diploma que seja reconhecido no mercado. Ao estudar em uma instituição de ensino de excelência, os recrutadores terão mais segurança sobre as competências indicadas no currículo, o que aumenta o interesse pela contratação.

Portanto, o curso de Psicologia da Anhanguera é a melhor opção para você. A nossa metodologia de ensino é moderna, tendo como foco os alunos, e a grade curricular é atualizada de maneira constante com as demandas atuais da profissão. ?

Sem falar no corpo docente, bem experiente e especializado! Para completar, a faculdade de Psicologia é no formato presencial, contando com uma ótima infraestrutura de laboratórios, salas de aula, clínicas-escola e outros espaços para propiciar o melhor ensino.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Psicologia Cognitiva, saiba que essa abordagem está em alta e oferece excelentes oportunidades profissionais. Por isso, estude na Anhanguera e seja um profissional de sucesso!

Gostou do conteúdo e quer estudar em uma excelente faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.