O que é Pedagogia? Leia e entenda

O que é Pedagogia

Você tem o sonho de trabalhar com a educação infantil? Gosta de ensinar? Acha importante o letramento e a alfabetização em diferentes idades? Então, saiba que o curso de Pedagogia é a alternativa ideal para o seu perfil! Essa graduação é uma das mais buscadas por quem deseja fazer a diferença na sociedade.

Os profissionais da área são responsáveis por parte dos conhecimentos repassados às próximas gerações de cidadãos e por manter as atividades alinhadas com as mudanças que ocorrem na sociedade. Para isso, é essencial se identificar com soluções e projetos voltados para a melhoria do processo de ensino.

E aí, ficou interessado e quer saber o que é Pedagogia e como é o curso? Então, continue a leitura!

O que é Pedagogia?

A Pedagogia é uma área que tem como foco o estudo dos processos de aprendizagem e ensino, promovendo a produção, sistematização e reflexão dos conhecimentos. A palavra tem origem grega e vem dos termos paidos (“da criança”) e agein (“conduzir”). Como uma matéria de ensino, passou a ser desenvolvida ainda no século XIX.

Como faz parte da ciência social, a Pedagogia está relacionada com as normas educacionais do país e com o funcionamento da sociedade. Além disso, trata da transmissão dos conhecimentos feita por meio do uso da didática e pode ocorrer em diversos ambientes.

Qual é o seu objetivo?

O curso de Pedagogia tem como objetivo principal a formação de profissionais que estejam aptos a atuar no campo da educação, com o propósito de trazer experiências de aprendizagem mais valorosas. O pedagogo pode trabalhar na administração escolar, como magistrados ou aproveitando o seu conhecimento para otimizar outros sistemas educacionais.

Com a graduação, o futuro profissional aprende a exercer todas as funções de magistério nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação infantil e em áreas da Pedagogia, como coordenação, apoio escolar e políticas públicas. Tudo isso deve ser aplicado a metodologias de ensino que usam várias linguagens, atuando de modo interdisciplinar da infância à fase adulta.

Outro objetivo dessa carreira é capacitar os estudantes para participar da gestão escolar, no funcionamento e na organização de instituições de ensino, sempre com perspectivas democráticas. Assim, os pedagogos aprendem a valorizar e compreender as diversas produções e padrões político-culturais presentes na realidade das escolas, do mundo e do trabalho.

Por que cursar Pedagogia e quais são os benefícios disso?

A faculdade de Pedagogia é uma profissão com valorização crescente e os profissionais desse ramo encontram excelentes oportunidades de trabalho. Ficou curioso? Veja, a seguir, quais os benefícios de optar por essa graduação!

Mercado de trabalho aquecido

O curso de Pedagogia abre várias portas para o recém-formado, demandando profissionais qualificados. Além disso, a remuneração da área é muito atrativa. O salário do profissional de Pedagogia é, em média, de R$ 3.085,58* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Segundo dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), ao comparar os meses de setembro de 2020 e agosto de 2021, houve um aumento de 78.86% nas contratações formais de pedagogos com carteira assinada em regime integral de trabalho.

Desenvolvimento de habilidades

A faculdade de Pedagogia é uma graduação que alia prática e teoria. Você aprenderá sobre como realizar a gestão de estabelecimentos educacionais, manter a disciplina em sala de aula, como ensinar, entre outros.

Além disso, durante os anos de estudos, você terá a oportunidade de fazer estágios na área, simulando o ambiente real de trabalho. Por essa razão, os alunos desenvolvem diferentes habilidades, como didática e comunicação.

Trabalha com a inclusão social

Durante o período escolar, passam crianças que devem ser inseridas em uma cultura respeitosa e inclusiva. Esse cenário se tornou ainda mais relevante depois da inclusão de alunos com deficiência.

Logo, o pedagogo está na linha de frente para a construção de uma sociedade igualitária e justa. Com boas intervenções, é possível observar a evolução da educação de crianças com algum transtorno ou deficiência.

Quem pode atuar nessa área?

Quem quer trabalhar na área da Pedagogia precisa fazer um curso superior nesse ramo. Após a obtenção do tão sonhado diploma, o pedagogo está apto a atuar como professor até a quarta série e, também, pode trabalhar na gestão escolar ou na educação especial.

Lembre-se de que para ser um profissional de sucesso, é fundamental pensar em qual faculdade estudar Pedagogia. Assim, é importante analisar alguns aspectos que auxiliam a avaliar se o curso de fato oferece um bom preparo e formação. Alguns fatores essenciais são:

  • nota do MEC — essa avaliação é um aspecto muito importante, porque é um indicativo de qualidade da graduação;
  • atividades práticas — as aulas práticas são fundamentais para que os estudantes vivenciem a profissão e conheçam os desafios do pedagogo;
  • corpo docente — o corpo docente deve ser formado por professores atuantes e competentes, para que as aulas e o projeto pedagógico sejam desenvolvidos com as metodologias e técnicas atuais;
  • metodologia — deve ser planejada, garantindo um ótimo aproveitamento dos conteúdos e um bom desenvolvimento dos alunos.

Como se formar em Pedagogia?

O primeiro passo para conseguir o tão sonhado diploma de Pedagogia é obter a aprovação no vestibular e, depois, estudar em uma faculdade de qualidade e referência no assunto. A Anhanguera oferece ótimas oportunidades para quem quer seguir carreira nessa área.

A graduação em Pedagogia é do tipo Licenciatura, dura 4 anos e é possível escolher cursá-la nas modalidades de ensino presencial, semipresencial, e a distância. Na primeira opção, as aulas acontecem no formato tradicional, e os estudantes devem comparecer à instituição para acompanhar as aulas.

Já na semipresencial, boa parte dos conteúdos são ministrados de forma online, e o estudante precisa comparecer ao polo de ensino uma vez por semana para os conteúdos ao vivo. Na Pedagogia a distância, todos os assuntos são disponibilizados na plataforma da faculdade, desde trabalhos e exercícios até materiais complementares e aulas.

Para incentivar os alunos a ingressarem no mercado de trabalho ainda durante a graduação, a Anhanguera oferece acesso exclusivo ao Canal Conecta, portal que conta com vagas de estágio em Pedagogia em todos os estados do Brasil!

Agora é com você!

É bom lembrar que nós, da Anhanguera, temos uma grade curricular atualizada às novas diretrizes da BNCC. Portanto, buscamos proporcionar uma formação completa das competências digitais e pessoais dentro das diretrizes da base curricular.

Gostou do post e quer dar o primeiro passo para se tornar um pedagogo de sucesso? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 44

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.