Qual a nota de corte do curso de Medicina Veterinária?

nota de corte medicina veterinária

Está pensando em fazer o curso de Medicina Veterinária? Bom, já adiantamos que essa é uma ótima decisão! Além de ser uma linda profissão, focada em cuidar da saúde de animais e de seres humanos, a “vet” — como é carinhosamente chamada por aqueles que fazem parte deste mundo — é uma carreira bastante promissora.

Um dos motivos pelos quais a Veterinária está em alta atualmente é, sem dúvidas, o aumento da procura por cuidados com os animais de estimação. No entanto, o médico veterinário também é fundamental para a economia do país e participa de forma ativa do dia a dia do agronegócio e de outros setores importantes.

New call-to-action

Tudo isso mostra que o curso de Veterinária é bastante concorrido, não é? Então, que tal descobrirmos um pouco sobre a nota de corte para Medicina Veterinária? Dessa forma, você saberá o que esperar e vai poder se preparar de um jeito bem mais eficiente. Vamos lá? Boa leitura!

O que é a nota de corte?

Quem está em período de vestibular e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) frequentemente vê um montão de termos diferentes. Um deles é a nota de corte, conceito que pode causar bastante confusão em quem é novo nesse meio.

De maneira simples, a nota de corte é calculada da seguinte forma. Imagine um curso qualquer, com 50 vagas disponíveis para novos ingressantes. Agora, pense que 200 pessoas se inscreveram para o vestibular dessa graduação.

Infelizmente, 150 ficarão de fora, certo? É aí que entra a nota de corte!

Vamos imaginar que a pessoa que tirou a maior nota (ou seja, o primeiro colocado) ficou com uma média de 700 pontos. O segundo colocado, 697. O terceiro, 680. A nota de corte será definida pela pontuação obtida pelo 50.º colocado, ou seja, a última pessoa que pode ocupar as 50 vagas disponíveis.

Então, vamos imaginar que a sua nota foi 600, e que o 51.º colocado tirou 599. Ele, infelizmente, não será convocado para a primeira lista de chamada.

O que pode acontecer é algum dos 50 chamados desistir da vaga. Nesse caso, a lista “roda”, e os próximos no ranking são convocados para a matrícula.

Por que contar com a nota do Enem?

Uma palavra que poderia resumir a importância da nota do Enem para o ensino superior é: possibilidades.

Essa é uma prova de nível nacional, feita por milhões de pessoas e que traz uma série de possibilidades àqueles que querem ingressar em uma faculdade. O Enem, por exemplo, permite que o aluno participe de processos seletivos como governamentais.

Além disso, essa nota também pode ser utilizada por instituições privadas como substituição ao vestibular tradicional. Essa, no entanto, não é uma regra válida para todas as faculdades. Mas é perfeitamente aplicável aqui na Anhanguera!

Qual é a nota de corte para o curso de Medicina Veterinária?

Agora que já entendemos melhor como funciona a nota de corte e o que ela tem a ver com a pontuação obtida no Enem, chegou a hora de descobrirmos como utilizar esses pontos para entrar no curso de Medicina Veterinária. Vamos lá?

Uma das formas de como usar a nota do Enem é enquanto alternativa ao vestibular tradicional de faculdades particulares. É o caso da Anhanguera, que traz essa possibilidade para quem mandou superbem na prova e não está interessado em fazer mais um exame de seleção.

Para os que preferem fazer a prova da Anhanguera, o vestibular online também é uma opção. Aqui, você tem a praticidade de não sair de casa e de escolher um horário que funcione para a sua rotina. Tudo isso em uma plataforma fácil de usar e completamente segura!

Como calcular a nota de corte?

A pontuação do Enem é calculada de um jeitão diferente, fazendo uso do TRI — ou apenas Teoria de Resposta ao Item. Aqui, um acerto não quer dizer, necessariamente, que você fez um ponto.

A metodologia aplicada considera os acertos de todos os candidatos naquela questão, classificando-a como “fácil”, “média” ou “difícil”. Questões difíceis valem mais, enquanto as fáceis, menos. E, ainda, o sistema leva em consideração possíveis chutes e outras variantes!

Sendo assim, é difícil fazer saber quanto vale cada questão do Enem e fazer um cálculo da nota, já que isso depende, inclusive, do desempenho de sua concorrência. Falaremos mais sobre isso um pouco à frente em nossa conversa!

Onde consultar a nota de corte de Medicina Veterinária?

A dica é sempre pesquisar as notas de anos anteriores no Google e em outras ferramentas de pesquisa online. Você encontra facilmente relação de anos anteriores e consegue fazer comparações. Lembrando que, ao longo de nosso bate-papo, alguns exemplos já foram passados, ok?

Como simular a nota de corte?

Saber como somar a nota do Enem na prática é muito mais simples do que fazer uma simulação de nota de corte, certo?

Para isso, portanto, existem ferramentas específicas para essa finalidade! Digitando palavras-chave do tipo “como simular nota de corte”, no Google, você pode encontrar algumas que atendam às suas necessidades.

Como usar a nota de corte para estudar?

São muitas informações, não é mesmo? Desde já, queremos que você entenda que elas não são passadas “à toa”. Na verdade, a nota de corte é uma ferramenta muito importante e que pode ajudar você a passar no vestibular e otimizar a sua preparação. Confira algumas dicas!

Saiba o que esperar

Com a nota de corte, você sabe exatamente o que esperar de sua prova. Ainda que o objetivo seja sempre ir o melhor possível — e, assim, aumentar ainda mais as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga —¸é importante ter um “norte” e saber o mínimo que devemos pontuar.

Por isso, anote as notas de corte que você precisa alcançar nas diversas modalidades mencionadas acima e mãos à obra!

Pesquise a relação entre acertos e notas

Depois, o que você deve fazer é uma pesquisa sobre acertos e notas. Está lembrado que já conversamos sobre o TRI, né? Ele é uma das razões pelas quais você precisa buscar essa relação em ferramentas de pesquisa.

Nelas, é possível encontrar gráficos detalhados que associam o número de acertos e uma determinada pontuação. Assim, você pode ter uma ideia de quantos pontos precisa fazer para alcançar aquela nota!

Faça simulados

A próxima dica é imprescindível. Dedique o seu tempo a fazer uma série de simulados e resolver questões variadas. Dessa forma, você consegue avaliar como anda o seu desempenho e descobrir o que deve ser melhorado.

Ao descobrir os seus pontos fortes e fracos, você pode identificar quais matérias devem ser o seu foco e o que é preciso ser revisado. Não deixe os simulados de fora de sua preparação — eles são essenciais para o sucesso!

Como funciona a faculdade de Medicina Veterinária?

A graduação em Medicina Veterinária é um Bacharelado oferecido ao longo de 10 semestres (ou 5 anos) em modalidade exclusivamente presencial.

Na Anhanguera, a nossa preocupação está em preparar o estudante para o que o espera no mercado de trabalho. Por isso, contamos com uma metodologia voltada para a prática e para uma teoria mais abrangente, com o uso de Estudos Dirigidos e outras estratégias que tornam o ensino mais dinâmico.

A realização de estágios é uma prioridade de nosso curso. Por isso, contamos com um hospital e um laboratório veterinário próprio, além de parceria com o Canal Conecta. Ele auxilia o aluno na busca pelas vagas mais interessantes nas mais diversas áreas da Veterinária.

Você pode conferir mais diferenciais em nossa página oficial!

Agora é com você!

Cansado de esperar? Então, a hora é agora mesmo! Comece quanto antes a sua graduação em Medicina Veterinária e venha fazer parte de um mercado aquecido, cheio de oportunidades incríveis e, claro, de uma profissão gratificante também em um nível emocional!

Para não perder tempo, inscreva-se agora mesmo no vestibular Anhanguera para Medicina Veterinária e confira todas as vantagens de fazer esse curso navegando em nosso site oficial. Esperamos ver você nos corredores da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 65

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.