Experiência profissional antes do primeiro emprego: como conseguir?

pessoas sentadas à mesa buscando experiência profissional

É possível ter experiência profissional antes do primeiro emprego porque existem outras formas de ter vivência na área em que você deseja atuar. Isso pode ser, por exemplo, fazer um estágio remunerado ou não, bem como trabalhos temporários ou voluntários.

Conhecer outras opções para aquisição de experiência é fundamental, uma vez que as empresas fazem essa exigência. Sabemos ser um desafio para quem está iniciando no mercado de trabalho, mas, se você realizar uma dessas atividades, terá um diferencial muito competitivo em seu currículo.

Como essa é uma dificuldade enfrentada pela maioria dos profissionais que estão em início de carreira, preparamos este artigo para mostrar para você como ser experiente e ter maiores chances de ocupar uma vaga. Continue lendo e confira!

Por que é importante ter experiência profissional antes do primeiro emprego?

Não podemos negar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e é por isso que as empresas têm procurado por profissionais que já tenham alguma experiência, mesmo antes de conseguirem a sua primeira oportunidade de trabalho. Afinal, quanto mais qualificado for o candidato, melhor.

Parece uma incoerência que as empresas exijam experiência profissional para o primeiro emprego, uma vez que é preciso ter a primeira oportunidade para alcançar vivência na área, certo? Na verdade, não — existem outras formas de você colocar os seus conhecimentos em prática.

Sendo assim, é preciso buscar caminhos alternativos para adquirir essa experiência e enriquecer o seu currículo. Com isso, você destaca-se entre os demais, aumentando as suas chances de adentrar o mercado.

Além disso, ter experiência profissional antes do primeiro emprego ajuda você a se qualificar melhor. Afinal, conhecerá as rotinas da área, o ambiente de trabalho e conseguirá aprimorar ainda mais suas habilidades, tornando-se mais competente.

Como obter experiência profissional no início da carreira?

Ficou claro que a experiência profissional antes do primeiro emprego realmente é benéfica para você, certo? Mas ainda sim parece um grande desafio ser um candidato experiente se você ainda não conquistou a sua primeira oportunidade.

A seguir, listamos algumas formas de obter experiência profissional mesmo sem ainda ter começado a trabalhar. Veja como vencer esse desafio e ter um currículo mais atrativo!

Voluntariado

Em um primeiro momento, pode ser muito desmotivador pensar em trabalhar de graça, porém, essa atividade contribui de forma significativa para obter experiência profissional. Além disso, é uma excelente forma de colocar em prática os conhecimentos que adquiriu em sala de aula.

No trabalho voluntário, você se disponibiliza a ficar responsável por algumas tarefas dentro de uma empresa ou de uma instituição. Embora não seja remunerado por isso, estará em contato com o mercado, com pessoas e fará a diferença na sociedade.

Atuar como voluntário também proporcionará realização pessoal, uma vez que estimula o autoconhecimento. Inclusive, com esse tipo de experiência, você trabalha habilidades importantes, como a solidariedade, a empatia e o trabalho em equipe, que também são relevantes para a formação de um bom profissional.

Trabalhos temporários

Se você está precisando adquirir experiência para obter o seu primeiro emprego, tente conseguir um trabalho temporário, até mesmo durante as férias, momento em que você não precisa se dedicar à faculdade. Assim, aproveitará bem o seu tempo de descanso e preparar-se para o mercado.

O fato de ter um prazo estabelecido para finalizar essa oportunidade faz com que as vagas temporárias sejam desprezadas por muitas pessoas. Mas para você, que precisa de vivência na área, é uma excelente oportunidade da enriquecer o seu currículo e começar a construir a seu networking.

Outro aspecto positivo de candidatar-se às vagas temporárias é o fato de ser remunerado por isso. Sendo assim, mesmo que o trabalho tenha uma duração limitada, você será pago para dedicar o seu tempo e terá a prática de que precisa.

Não se esqueça de que, em muitos casos, existe a chance de ser efetivado. Portanto, é interessante que você considere o seu objetivo profissional na hora de se candidatar a uma vaga como essa. Afinal, ela pode ser a sua porta de entrada para o mercado de trabalho.

Programas de estágio remunerado

Outra excelente forma de adquirir experiência profissional antes do primeiro emprego é participando de programas de estágio remunerado. Eles são oferecidos por diferentes empresas ou instituições, que dão essa oportunidade para quem está em início de carreira.

É verdade que um estagiário não recebe o mesmo salário de um profissional já formado, mas o importante para você, nesse momento, é estar atuando na área e computando esse tempo de trabalho em seu currículo.

Não se esqueça de que os estágios remunerados costumam ser disputados justamente por se tratar de excelentes oportunidades para os graduandos. Sendo assim, você precisa de diferenciais que tornem o seu perfil mais atrativo para as empresas.

Dominar um segundo idioma, por exemplo, faz a diferença. Além disso, é interessante que você faça cursos, tenha produzido artigos científicos, realizado algum tipo de trabalho voluntário ou qualquer outra atividade, acadêmica ou não, que faça você ser diferente dos demais.

Uma ótima alternativa é cadastrar-se no Canal Conecta para ter acesso a boas oportunidades de estágio remunerado. Trata-se de um portal exclusivo aqui dos alunos da Anhanguera, que faz a conexão entre candidatos e empresas, disponibilizando as melhores vagas de acordo com o seu perfil.

Estágio não remunerado

Muitas vezes, o primeiro estágio de um graduando é cumprido em função das exigências do curso, que tem esse momento como parte da sua grade curricular. Mas esse estágio não remunerado também é uma forma de vivenciar a área de atuação.

Assim, é possível adquirir experiência profissional antes do primeiro emprego cumprindo os estágios exigidos pela faculdade. Eles são importantes para sua formação, porque permitem colocar em prática e ver como funciona a rotina dos profissionais da área.

Você pode acompanhar toda a dinâmica do ambiente de trabalho, conhecer ramos diferentes, fazer contatos importantes e adquirir habilidades e competências que, geralmente, não são trabalhadas em sala de aula. Por isso, esse tipo de estágio também é visto com bons olhos pelos recrutadores das empresas.

Não se esqueça de que a escolha da faculdade faz toda a diferença na hora de adquirir experiência antes do primeiro emprego. Então, escolha uma boa instituição, que tenha convênios com empresas e garanta boas oportunidades para estagiar enquanto estiver em curso. Desse modo, assim que formado, você já estará apto para atuar no mercado.

Gostou dessas dicas? Então, compartilhe-as em suas redes sociais para que seus amigos também descubram como ter a tão exigida experiência profissional, mesmo em início de carreira.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.