Trabalhar ou estudar: como escolher ao tomar essa decisão?

trabalhar ou estudar

O que será que vale mais a pena: trabalhar ou estudar? Muitas pessoas se veem diante desta dúvida e, geralmente, o que mais pesa na decisão é o fato de que ingressar no ensino superior é uma oportunidade complementar para a carreira.

Ambas as atividades requerem esforço e dedicação, mas contando com um bom planejamento é totalmente possível conciliar os estudos com as finanças pessoais. Mesmo para os mais ocupados, ainda existe a alternativa de matricular-se em um curso na modalidade EAD, que oferece maior flexibilidade ao aluno.

Ficou interessado sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda a seguir o que você deve avaliar no momento de escolher entre estudo e trabalho e, ainda, quais são as opções possíveis para conseguir conciliar as duas tarefas. Confira!

Trabalhar ou estudar: o que deve pesar mais?

Atualmente, muitos brasileiros se encontram na situação onde é necessário trabalhar por questões financeiras, mesmo que exista o desejo e o sonho de continuar os estudos. De fato, essa não é uma decisão tão simples, até porque é preciso pensar a longo prazo e buscar pelo equilíbrio do que deve ser priorizado para alcançar estabilidade financeira.

O primeiro passo para encontrar uma resposta é pensar quais são os seus maiores objetivos profissionais e pessoais. Se você tem um emprego ou atua em uma área que não promove crescimento para a sua carreira, voltar a estudar em um setor diferente pode contribuir e impulsionar o seu desenvolvimento.

O canal Conecta é um exemplo de plataforma voltada para a oferta de vagas para candidatos que desejam encontrar um emprego, de acordo com as suas preferências e qualificação. O objetivo é justamente proporcionar um ambiente interativo aos alunos da Anhanguera, onde seja possível aumentar a satisfação dos colaboradores contratados e, também, dos recrutadores.

Mesmo com tantos caminhos a serem seguidos, isso não quer dizer que você deve obrigatoriamente largar a sua ocupação atual, mas descobrir como conciliar trabalho e estudos na prática. Para isso, existem algumas alternativas que facilitam a possibilidade de fazer as duas atividades ao mesmo tempo.

Por exemplo, estudar no fim de semana pode ser bastante produtivo, pois é um período perfeito para descansar e absorver os conteúdos das disciplinas da faculdade. No decorrer da semana, portanto, você pode se dedicar inteiramente ao trabalho e a outros compromissos, tendo a certeza de que não está perdendo aulas ou atividades importantes do curso.

É relevante analisar cada fator e ter em mente de que não existe uma fórmula pronta que se aplique a todo mundo. Sendo assim, reflita e só tome uma decisão do que vale a pena ser priorizado quando tiver certeza de quais são as suas necessidades e objetivos de vida!

Como conseguir conciliar trabalho e estudos?

Se você já decidiu que quer conciliar o seu emprego com os estudos, levando em conta todos os fatores dessa escolha, chega o momento de saber como fazer isso da melhor forma, não é mesmo?

Até porque, trabalhar, estudar e ter vida social pode parecer uma missão impossível. Mas fique tranquilo, pois existem opções para quem não quer renunciar alguma das atividades. Veja a seguir quais são as principais!

EAD

A tecnologia é uma importante aliada do profissional e do estudante. Isso se explica devido ao aumento da procura pela educação a distância, que permite cursar remotamente graduações, especializações, além de cursos técnicos e tecnólogos. A EAD oferece uma série de vantagens e comodidade, uma vez que não é necessário se deslocar para assistir às aulas e acompanhar o currículo programático.

Assim, todos os conteúdos, apostilas, vídeos e demais materiais didáticos ficam centralizados em um ambiente virtual de aprendizagem, onde apenas os professores, tutores e alunos têm acesso. Também é possível desenvolver maior interatividade e contar com canais de apoio e discussão, como fóruns e web conferências.

Modalidade semipresencial

Na modalidade semipresencial, parte das aulas acontecem em um polo da faculdade, ao menos uma vez na semana e, nos outros dias, as atividades são realizadas inteiramente pela internet. Essa alternativa é interessante, pois permite que o graduando tenha seus momentos individuais de estudo, mas também interaja em ambientes físicos de aprendizagem com os colegas de curso.

Do mesmo modo que a modalidade online, a maioria das aulas acontece virtualmente e, geralmente, os poucos encontros presenciais ocorrem no início e no final do semestre. O diploma de um curso semipresencial tem a mesma validade e é aceito em todo o território nacional. No entanto, é imprescindível optar por uma instituição de ensino que seja reconhecida e tenha uma boa avaliação no Ministério da Educação (MEC).

Estudar à noite

Aproveitar as noites para estudar também pode ser uma alternativa viável para algumas pessoas, mas é preciso contar com uma dose extra de disciplina e foco para conseguir seguir a jornada dupla no dia a dia. Para isso, é fundamental elaborar um bom planejamento, determinando qual será o tempo adequado que precisará dedicar aos estudos sem que a sua qualidade de vida seja prejudicada.

Quem trabalha de dia, por exemplo, pode aproveitar o tempo de deslocamento do trabalho até em casa para colocar algumas leituras em dia. Da mesma forma, é possível assistir a videoaulas ou escutar as aulas gravadas em intervalos no expediente. O importante, nesse caso, é que você consiga aproveitar o máximo de minutos para antecipar, rever ou, até mesmo, aprofundar as matérias do curso.

Tomar a decisão de trabalhar ou estudar exige maturidade e bastante comprometimento, até porque a escolha impacta sobretudo a sua vida pessoal e cotidiana. Mas tenha em mente que este é um passo imprescindível para obter melhores desempenhos e demonstrar diferencial em sua carreira!

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça também o guia de organização financeira para ir do negativo à estabilidade financeira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.