Como encontrar as melhores faculdades de Engenharia Civil?

melhores faculdades de engenharia civil

Você deseja estudar Engenharia Civil, mas ainda não tem ideia de qual a faculdade ideal para conceder o diploma? Quer ter a possibilidade de seguir carreira com um diferencial competitivo? Saiba que podemos ajudar!

Nós reconhecemos as necessidades do mercado e as novas tendências profissionais. Para atingir um diferencial de qualidade e se destacar na carreira, é essencial conquistar o diploma em uma faculdade com excelência no ensino.

Para isso, preparamos um ranking para você se inteirar sobre algumas das melhores faculdades de Engenharia Civil do país. Acompanhe!

Ranking de algumas das melhores faculdades de Engenharia Civil

Antes de se tornar um Engenheiro Civil, é necessário se matricular em uma faculdade reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), com corpo docente qualificado, bem-estruturada e com grade curricular que de fato prepare você para uma carreira de sucesso.

De acordo com o Ranking Universitário da Folha, essas faculdades são:

  1. Universidade de São Paulo (USP);
  2. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  3. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  6. Faculdade Anhanguera.

Conheça algumas das melhores faculdades de Engenharia Civil

Agora que já sabe quais são algumas das melhores Universidades que oferecem o curso de Engenharia Civil, preparamos um breve resumo sobre elas para apoiar sua escolha.

Universidade de São Paulo (USP)

A Universidade de São Paulo é uma universidade pública presente somente no estado de São Paulo. Foi fundada em 1934 e, atualmente, oferta 257 cursos para 62.547 alunos.

O curso de Engenharia Civil da USP oferece anualmente 130 vagas somente em duas unidades: a de São Carlos e a de São Paulo.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A Universidade Estadual de Campinas é uma universidade pública criada em 1962. Localizada a 90 km de São Paulo, é responsável por manter uma média de 184 mil alunos matriculados em seus 91 cursos de graduação.

Seu curso de Engenharia Civil é conhecido como um dos melhores do Brasil e funciona na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FECFAU). Tem altas pontuações nas avaliações do MEC e um corpo docente composto por mais de 90% de professores doutores.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma das universidades públicas mais tradicionais do Brasil, criada há mais de 200 anos.

O curso de Engenharia Civil é oferecido na Escola Politécnica da UFRJ, que se originou da Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, fundada em 1792.

A universidade conta com 45.373 alunos matriculados e oferta 173 cursos voltados para formação de profissionais. Suas unidades são localizadas nas cidades de Duque de Caxias, Macaé e Rio de Janeiro.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Universidade Federal de Minas Gerais é uma universidade pública presente em duas cidades do estado de Minas Gerais: Belo Horizonte e Montes Claros, onde oferece um total de 95 cursos para 31.609 alunos.

O curso de Engenharia Civil é o primeiro curso de engenharia da universidade, cujas atividades tiveram início em 1912, antes mesmo de a UFMG, como é conhecida nos dias de hoje, ter sido oficialmente criada. Ele é oferecido pela Escola de Engenharia.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi criada em 1934 e oferece 91 cursos para 29.190 alunos, e seu curso de Engenharia Civil é avaliado como um dos melhores do Brasil.

Como em seus outros cursos, a universidade busca trazer para o mercado profissionais qualificados que atuem em diversas áreas da engenharia, levando o título de melhor do Rio Grande do Sul. O curso funciona na Escola de Engenharia da unidade, no centro Histórico.

Embora essas universidades sejam as líderes no ranking e tragam diversos benefícios por serem públicas, também apresentam algumas desvantagens.

Um exemplo é a alta concorrência para ingressar, que acaba trazendo um alto custo em tempo e em dinheiro para a pessoa candidata. Afinal, a quantidade de vagas limitadas faz com que muitos estudantes, por mais preparados que estejam, tenham que prestar mais de um processo seletivo até a aprovação.

Em contrapartida, escolher uma faculdade privada permite que você tenha uma ótima estrutura de ensino e seu ingresso é mais acessível, tornando o caminho até o diploma mais rápido.

Anhanguera: excelente faculdade particular de Engenharia Civil

A Anhanguera é uma das maiores faculdades particulares do Brasil, em atividade desde 1994. Desde 2014 pertence ao grupo Kroton, o maior grupo educacional do país, que emprega experiência e tradição para entregar aos estudantes uma das mais altas notas do MEC em seus cursos de graduação.

O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores qualificados, experientes e capacitados para formar grandes engenheiros.

Ano após ano, são lançados novos profissionais ao mercado, que se formaram após aulas teóricas e práticas em uma estrutura de ponta.

Além disso, os formandos saem da faculdade conectados ao mercado de trabalho graças ao Canal Conecta, um portal de empregabilidade exclusivo da Anhanguera, que aproxima esses estudantes das maiores empresas do mercado.

Para acelerar a vida profissional do aluno, a Anhanguera facilita o processo desde o vestibular de Engenharia Civil, que pode ser realizado integralmente online. Isso mesmo, você se inscreve e faz a prova pela web, sem sair de casa.

Quanto ao pagamento das mensalidades, não precisa se preocupar. A Anhanguera oferece uma série de bolsas e descontos para você escolher a mais adequada para a sua realidade. Veja algumas opções:

  • bolsa primeiro semestre, para dar tempo de organizar o orçamento durante todo o primeiro semestre de estudos;
  • bolsa incentivo, para quem quer começar a estudar para ontem, mas não está com o orçamento muito bem organizado;
  • bolsa Enem, com desconto proporcional a pontuação conquistada no último Exame Nacional do Ensino Médio;
  • desconto pontualidade, para aqueles que conseguem pagar a mensalidade até o quinto dia útil de cada mês.

Matricule-se numa das melhores!

A Faculdade Anhanguera não é só uma das melhores faculdades de Engenharia Civil do Brasil. Ela é uma das melhores instituições particulares para todos os cursos, que apresenta ensino de qualidade. Por isso é tão bem-avaliada pelo MEC. O melhor de tudo é que são várias unidades espalhadas pelo país para você estudar com tranquilidade!

Conquiste seu diploma conosco. Faça sua inscrição online para o vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados