As carreiras ligadas à tecnologia e ao setor industrial são amplamente valorizadas com altos salários e oportunidades no mercado de trabalho, o que acaba atraindo um número grande de novos profissionais. A boa notícia é que as pessoas apaixonadas por tecnologia e robótica têm um menu de opções para fazer curso de graduação.
Dentre elas, destaque-se o curso de Tecnólogo em Mecatrônica Industrial, que forma profissionais para aplicar novas tecnologias na linha de produção das indústrias. Se essa é a sua praia, venha conhecer tudo sobre o curso de Mecatrônica Industrial logo abaixo.
- 1 Como funciona o curso de Mecatrônica Industrial?
- 2 Qual é a duração do curso?
- 3 Tecnólogo ou técnico em Mecatrônica Industrial?
- 4 Quais são as modalidades oferecidas para o curso?
- 5 Quanto custa fazer a faculdade de Mecatrônica Industrial?
- 6 Quais são as principais matérias de Mecatrônica Industrial?
- 7 Por que escolher a Anhanguera para estudar Mecatrônica Industrial?
Como funciona o curso de Mecatrônica Industrial?
O curso de tecnologia em Mecatrônica prepara novos talentos com capacidade de supervisionar a implementação, a execução e a manutenção de processos industriais na área de Comando Numérico Computadorizado (CNC), Robótica Industrial, Homem Máquina (IHM), entre outras.
As matérias da graduação envolvem, principalmente, noções de física, cálculo e raciocínio lógico. No entanto, podemos adiantar que existem muitas diferenças entre Mecatrônica e Mecatrônica ou entre Mecatrônica e Automação Industrial.
A particularidade da Mecatrônica comparada a essas outras opções é que ela está mais ligada aos processos de automação na indústria. Durante o curso, o aluno aprende a instalar, a interligar e a supervisionar equipamentos em sistemas automatizados industriais.
Qual é a duração do curso?
A graduação de Tecnólogo em Mecatrônica Industrial tem a duração total de 3 anos. É um tempo mais curto do que os cursos tradicionais de Bacharelado (que duram 4 ou 5 anos).
Isso acontece porque o curso Tecnólogo tem um foco específico nas ações, ferramentas e metodologias que o profissional vai usar na prática. Assim, a grade curricular fica mais enxuta, e o tempo de formação, menor.
Tecnólogo ou técnico em Mecatrônica Industrial?
É possível encontrar os tipos de formação profissional em Mecatrônica Industrial: tecnólogo e técnico. Porém, são cursos são diferentes em vários aspectos.
A principal diferença é que o curso técnico de Mecatrônica é uma formação de nível médio, enquanto a graduação tecnológica é um curso de nível superior. Isso gera mudanças profundas na estrutura dos cursos e nas possibilidades dos recém-formados:
- o profissional com formação de nível superior está apto a exercer cargos com mais e maiores responsabilidades dentro das empresas;
- as perspectivas de aumento salarial são maiores para profissionais com graduação e pós-graduação no currículo;
- o recém-formado no curso superior pode investir em uma especialização de pós-graduação (MBA ou mestrado), o que não é possível para o recém-formado no curso técnico.
Quais são as modalidades oferecidas para o curso?
Por conta das atividades práticas da área, o curso de Mecatrônica Industrial, geralmente, é oferecido na modalidade de ensino presencial. Na Anhanguera, os alunos dessa modalidade podem aproveitar uma série de vantagens.
O convívio com professores e colegas da turma é fundamental para tirar dúvidas e participar de atividades práticas. O acesso à infraestrutura da faculdade também pode enriquecer a rotina dos alunos, que ganham acesso a bibliotecas, computadores, laboratórios, salas de aula climatizadas e muito mais.
Ficou com curiosidade para saber se a Anhanguera está na sua cidade? No site oficial, você confere uma lista das unidades da Anhanguera espalhadas pelo Brasil!
Quanto custa fazer a faculdade de Mecatrônica Industrial?
A mensalidade de Mecatrônica Industrial custa a partir de R$ 519,02* nas unidades da Faculdade Anhanguera. O valor ainda pode diminuir com as possibilidades de bolsa de estudo e desconto na mensalidade.
Quais são as principais matérias de Mecatrônica Industrial?
Abaixo, confira os destaques da grade curricular de Mecatrônica Industrial na Anhanguera.
- Algoritmos e Técnicas de Programação;
- Avaliação dos Sistemas Industriais;
- Circuitos Elétricos;
- Comando Numérico Computadorizado;
- Controles Lógicos Programáveis;
- Conversão Eletromagnética de Energia e Máquinas Elétricas;
- Desenho Técnico Projetivo;
- Ed. Construindo uma Carreira de Sucesso – Engenharias;
- Ed. Cultura Digital;
- Ed. Design Thinking;
- Ed. Marketing Digital;
- Ed. Mindset Ágil;
- Ed. Projeto de Vida;
- Eletrônica Analógica;
- Eletrônica Digital;
- Eletrônica e Circuitos de Potência;
- Física Geral;
- Fundamentos de Cálculo Aplicado;
- Fundamentos de Elementos de Máquina;
- Gestão de Projetos;
- Instalações Elétricas;
- Legislação, Segurança e Medicina do Trabalho;
- Manufatura Auxiliada por Computador;
- Metrologia e Medidas Elétricas;
- Processos de Fabricação;
- Projeto Integrado I a VI;
- Redes de Comunicação Industrial;
- Robótica;
- Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos;
- Sociedade Brasileira e Cidadania.
Por que escolher a Anhanguera para estudar Mecatrônica Industrial?
A Faculdade Anhanguera disponibiliza para os futuros alunos uma série de benefícios que facilitam a entrada (e a continuidade) no ensino superior, além de incentivar seu ingresso no mercado de trabalho. Conheça os diferenciais da nossa faculdade a seguir.
Formas de ingresso diversificadas
Escolha a forma de ingresso da sua preferência para estudar na Anhanguera e realize o sonho de entrar no ensino superior:
- vestibular tradicional;
- vestibular online;
- nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
- transferência externa:
- segunda graduação.
Qualificação para o mercado de trabalho
Prepare-se para a realidade do mercado de trabalho que espera você com os benefícios exclusivos para alunos dos cursos na Anhanguera:
- Trilhas de Carreira ― treinamentos para desenvolver competências valorizadas no mercado de trabalho e ainda ganhar um certificado para potencializar seu currículo;
- Habilidades Digitais ou Estudos Dirigidos (ED’s) ― as habilidades mais valorizadas pelas empresas em plena era digital;
- Canal Conecta ― acesso exclusivo ao portal online de empregabilidade com oportunidades de estágio e emprego em todo o país;
- Aula Destaque ― aulas para tirar dúvidas e pegar dicas com grandes profissionais de várias áreas do mercado de trabalho. Tudo online, exclusivo e gratuito!
Bolsas e descontos na mensalidade
Não quer pagar muito na mensalidade? Então, venha conhecer as opções de bolsas e descontos exclusivos para quem estuda na Anhanguera:
- bolsa Enem: ganhe uma bolsa de até 100% usando a nota Enem como forma de ingresso;
- bolsa transferência externa: bolsa de 50% para os alunos que transferem a graduação para uma das unidades da Anhanguera;
- bolsa incentivo: bolsa destinada a quem não pode pagar o valor integral da mensalidade do curso;
- desconto exclusivo para militares e servidores públicos;
- desconto para alunos matriculados nos cursos a distância (EAD) que participam do benefício;
- Amigo Vale-Prêmio: programa que disponibiliza desconto ao aluno que indica a Anhanguera a pessoas que ainda não são alunas da faculdade;
- isenção de matrícula: inserção da taxa para os alunos que participam do período de pré-matrícula da Anhanguera.
Faça sua inscrição online e de graça no vestibular!
Gostou de conhecer o curso superior de Mecatrônica Industrial? Se você tem um interesse particular por tecnologia e robótica, essa pode ser a opção ideal. O diploma de graduação será o primeiro passo para construir a sua carreira promissora no setor industrial.
Seja um profissional da Mecatrônica Industrial! Aproveite para fazer sua inscrição no vestibular da Anhanguera e venha garantir sua vaga na faculdade.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 35
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?