Matriz SWOT: o que é e como construir a sua?

matriz SWOT

A Matriz SWOT é uma ferramenta de gestão de auxílio a tomadas de decisão com base nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças à empresa, projeto ou organização.

Ela fornece uma lista realista de dados valiosos sobre a empresa. Ter ciência de informações concretas permite planejamentos de ações com base do que se tem controle e do que não se tem controle, das fortalezas e dos riscos, do que fazer e do que se evitar fazer. 

Dessa forma, elaborar uma matriz SWOT é uma boa forma de fazer uma análise de ambientes de negócios e uma avaliação de riscos e oportunidades. Com esse diagnóstico estratégico, será mais fácil fazer seu planejamento de negócio e avaliação organizacional.

O que é matriz SWOT?

A ferramenta Matriz SWOT é uma análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma empresa (do inglês, Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats). A aplicação da SWOT em processos administrativos, estratégias de mercado, gestão de projetos e outras áreas de desenvolvimento organizacional traz diversos benefícios para uma empresa.

Matriz SWOT

O uso da SWOT em gestão de projetos e estratégia competitiva permite visualizar objetivamente o cenário na empresa. É possível conhecer suas armas e seus inimigos, o que se tem controle e o que não se tem e a partir daí fazer um planejamento estratégico empresarial de tomada de ação.

Apesar do conceito de matriz SWOT ser antigo e de amplo conhecimento, poucas empresas, ainda mais de médio e pequeno porte, realmente a aplicam em seus processos gerenciais e operacionais. Dessa forma, a matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento que pode trazer vantagens competitivas. 

Visualize um exemplo de matriz SWOT mais à frente no artigo.

Para que serve a matriz SWOT?

A principal importância da matriz SWOT é seu auxílio na identificação de pontos fortes e fracos, além de oportunidades de crescimento e ameaças ao progresso. Essa ferramenta pode ser aplicada em muitas instâncias, como diagnóstico de mercado, gestão de mudanças e implantação de sistemas.

Os benefícios da Matriz SWOT estão disponíveis para toda a gestão estratégica de uma organização. Entre eles, você encontra:

  • Identificação de oportunidades: a matriz SWOT permite identificar e reconhecer oportunidades de mercado e de aprimoramento de gestão que antes não estavam tão visíveis. O quadrante de oportunidade nesta matriz pode crescer justamente durante a reflexão;
  • Mais autoconhecimento da empresa: a análise SWOT permite organizações terem um olhar mais reflexivo sobre sua própria gestão e operação, levando a um entendimento melhor sobre o que está indo bem e o que precisa de melhorias. Isso permite um crescimento constante sem uma “roda quebrada”, que eventualmente fará o “veículo” todo desmontar;
  • Mitigação de riscos: uma estratégia organizacional SWOT trará a reflexão que identifica obstáculos que, como no caso das oportunidades, estavam invisíveis até o momento;
  • Otimização de recursos: fazer uma avaliação de desempenho através da SWOT permitirá sua empresa identificar áreas que podem ter um uso mais eficiente de recursos, assim como balancear melhor seus investimentos com setores que estão sendo menos atendidos;
  • Planejamento estratégico e tomadas de decisão: planejamentos estratégicos e tomadas de decisão poderão ser feitos com muito mais segurança e solidez quando se usa uma análise SWOT em seus pilares, por permitir definir objetivos realistas, gerir recursos com eficiência e de fato chegar às melhores conclusões do que se fazer a curto, médio e longo prazo.

Como fazer uma matriz SWOT?

Fazer uma matriz SWOT é fácil e vamos lhe ajudar. 

Primeiro, é preciso ter entendido os 4 elementos da matriz SWOT – Pontos fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças.

Em seguida, pegue um quadrado em branco (de papel ou um arquivo digital) e trace 4 linhas, dividindo em 4 quadrantes. Coloque os nomes de cada quadrante (cada área da matriz) e você terá algo assim:

Matriz SWOT

Agora, repare que uma das características da Matriz SWOT é ser uma ferramenta objetiva, de fácil conferência. É muito comum as pessoas já irem preenchendo os quadrantes com o que vem à cabeça, mas há um passo fundamental antes.

Reúna-se com a sua equipe, faça um brainstorming e liste o que todos pensam a respeito de cada uma das áreas. Assim, vocês estimulam o raciocínio e podem notar coisas que seriam esquecidas normalmente, como variáveis externas da análise SWOT.

Pode ser que vocês tenham que digitar grandes parágrafos e é por isso que agora não é hora de preencher ainda. A análise da matriz SWOT é o que garante a construção correta da ferramenta e sua aplicabilidade. 

Depois, vocês devem olhar para as sugestões e concluir, de forma objetiva e assertiva, que itens devem ir para a matriz e como colocá-los de forma objetiva. A ferramenta deve otimizar a formulação de estratégias de mercado e organização em vez de ser o objeto de discussão em posteriores reuniões de tomadas de decisão.

Estes exemplos podem ajudar sua equipe na discussão:

Exemplos de Forças

  • Alta qualidade dos produtos;
  • Boa reputação da marca;
  • Capacidade de rápida adaptação às mudanças do mercado;
  • Equipe de desenvolvimento talentosa;
  • Feedbacks positivos de clientes;
  • Investimento grande e contínuo em pesquisa e desenvolvimento;
  • Parcerias estratégicas com fornecedores líderes de mercado
  • Presença forte em redes sociais;
  • Tecnologia inovadora.

Exemplos de Fraquezas

  • Ausência física em eventos estratégicos;
  • Baixo investimento na capacitação de colaboradores;
  • Cadeia de suprimentos ineficiente;
  • Dependência total de um fornecedor apenas para determinado insumo de produção;
  • Dificuldade em atrair e reter talentos por conta de poucos benefícios ofertados;
  • Mix de produtos limitados em comparação à concorrência;
  • Orçamento limitado para marketing em comparação à concorrência direta;
  • Processos internos e lentos;
  • Vulnerabilidade a ataques cibernéticos no banco de dados.

Exemplos de Oportunidades

  • Adquirir startups para aumentar o portfólio;
  • Contratar sistema ERP que deixará a produção mais eficiente e os dados mais seguros;
  • Expandir para mercados internacionais;
  • Investir na formação de colaboradores em capacitações;
  • Participar em eventos da área que podem trazer networking e resultados;
  • Utilizar os recursos descartados para uma linha de produtos sustentáveis;

Exemplos de Ameaças

  • Aumento de custo de matéria-prima por problemas em logística;
  • Concorrentes diretos negociando aportes;
  • Crises mundiais de oferta de produtos;
  • Flutuação do câmbio;
  • Mudança de preferências do consumidor devido a mudanças climáticas;
  • Obsolescência dos produtos com a chegada da indústria internacional.

Exemplos de Matriz SWOT 

A matriz SWOT da Coca-Cola é uma das mais utilizadas quando se estuda essa ferramenta, por ser, hipoteticamente, de fácil identificação. Provavelmente não é a que se usa nos altos escritórios da empresa, esses são de segredo e detalhamento dos gestores, mas podemos por exercício trazer esse exemplo. Você verá um infográfico mais abaixo mostrando o resultado, mas vamos preencher juntos como se fossemos a equipe de gestores e processos administrativos da Coca-Cola?

O primeiro passo é identificarmos os pontos fortes. Bom, a Coca-Cola é uma empresa que é conhecida no mundo todo e tem valores muito grandes em sua marca e sua corporação. Além disso, o marketing, a publicidade e a distribuição são vastos. Todos conhecem a musiquinha de Natal da Coca-Cola e inclusive ela quem vestiu o Papai Noel de vermelho, que antes, nas lendas mais antigas, usava outras cores. Também há diversidades de valores e principalmente clientes bastante fiéis à marca. O meme “Coquinha gelada” não é à toa.

Em seguida, vamos aos pontos fracos que é o foco principal e hipoteticamente limitado a bebidas carbonatadas, os refrigerantes. Essas bebidas possuem alto índice de açúcares, prejudiciais à saúde dos consumidores, e a versão dietética usa adoçantes que publicamente são denunciados por hipotéticas ameaças à saúde. Por fim, o portfólio de produtos é limitado, restrito.

Com isso, vamos às oportunidades. Existe muito mercado para o crescimento de bebidas como águas, chás, sucos e bebidas fitness: desde alcançar públicos-alvo de diferentes culturas e faixas etárias até investir nas embalagens e apresentação de produtos e inovação em sabores de refrigerante. Nos Estados Unidos há as versões com baunilha ou cereja, aqui temos Coca-Cola com café. Pode-se ter produtos para diferentes posicionamentos de mercado.

Por fim, chegamos às ameaças à gestão estratégica da Coca-Cola. Elas são, principalmente, a possibilidade do público mudar sua preferência de consumo (como por outras marcas ou estilos de vida), e a diminuição de lucros conforme as tomadas de decisão. Ainda é possível enfrentar a saturação do mercado da Coca-Cola e a competição com marcas grandes, como a PepsiCo. Não podemos nos esquecer, ainda, da publicidade negativa que vem de programas de saúde, investimentos da concorrência e até questões políticas.

Veja como a ferramenta de avaliação estratégia SWOT fica quando preenchida:

Matriz SWOT

Melhore suas habilidades em planejamento estratégico!

A matriz SWOT é uma ótima ferramenta de administração estratégica, mas nem de longe é a única que um profissional de gestão precisa. Se quiser mesmo aprimorar suas habilidades e avançar na carreira de profissional da administração, precisa se dedicar aos estudos. Assim você descobre não apenas novas ferramentas, mas também estratégias para usá-las da melhor forma.

Com isso, temos duas sugestões, uma para quem tem pouca possibilidade de investimento de tempo e dinheiro, outra para quem está disposto a se dedicar por mais semestres e aprofundar nos assuntos.

Matriz SWOT

O curso profissionalizante de Processos de Gestão Administrativa dura apenas 190 horas, é totalmente EAD e insere você em uma carreira de salário médio acima de R$ 4 mil. Conheça aqui!

Já a graduação em Processos Gerenciais dura 4 semestres, acontece na modalidade presencial, e traz conhecimentos em dois ciclos. São eles: o Básico, com disciplinas como Gestão de Projetos, Matemática Financeira e Sociologia, e Específico, onde você estudará Planejamento e Inteligência de Marketing, Empreendedorismo e Sistemas de Informação Gerencial. É uma oportunidade que abre muitas portas na sua jornada profissional, clique e confira.

Comece já sua trajetória em busca do sucesso profissional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados