Processo administrativo: o que é e como funciona?

processo administrativo

Processo administrativo é um assunto importantíssimo para quem vai cursar Administração de Empresas. Afinal, ensina qual é o trabalho de gestores, supervisores, gerentes, analistas e demais profissionais.

Esse tema é uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as suas funções profissionais, caso queira fazer a faculdade. Além disso, vai esclarecer dúvidas e entender se a área é mesmo para você. 🔝Então, continue a leitura e entenda o que é processo de administração!

O que significa um processo administrativo?

Processo administrativo é a execução contínua das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Essas funções profissionais compõem o trabalho dos administradores.

Em termos simples, as organizações têm maneiras de fazer as coisas. Há um passo a passo para criar os produtos, um segundo para realizar as entregas e um terceiro para divulgar a marca junto ao público, entre tantos outros. Assim, o processo de administração é o que vamos fazer diariamente para gerir.

A origem do conceito está ligada à Teoria Clássica da Administração. Nos estudos iniciais, desenvolvidos por Henri Fayol (1841 – 1925), as funções eram cinco:

  • prever;
  • organizar;
  • comandar;
  • controlar;
  • coordenar.

Modernamente, a Administração acompanha a Teoria Neoclássica, que tem Peter Drucker (1909 – 2005) como principal referência. Nela, as funções administrativas são as quatro a seguir.

Planejar

O planejamento é a definição do que será feito (objetivo) e como será feito (estratégia), tendo em vista situações e complicações existentes.

Organizar

Já a organização seria a criação das estruturas internas, definindo as responsabilidades e os poderes de cada pessoa, assim como a maneira como os recursos vão ser utilizados.

YouTube video

Dirigir

Por sua vez, a direção é a orientação das pessoas, traduzindo as orientações para os liderados e engajando os profissionais nos objetivos da empresa.

Controlar

Fechando a lista, o controle é a atividade de verificar se as diretrizes estão sendo seguidas, fazendo os ajustes necessários para que a empresa atinja seus objetivos.

Quais são os processos administrativos?

Um ponto importante, especialmente para quem vai realizar concurso público, é saber que a expressão também é utilizada no Direito. Contudo, o sentido é um pouco diferente. 🤔

Para um gestor público tomar uma decisão, é preciso seguir um conjunto de etapas fixadas em lei. Esse roteiro é igualmente denominado processo administrativo.

Acontece que o adjetivo “administrativo” não se refere à Administração, mas ao Direito Administrativo. Esse ramo jurídico regulamenta como as entidades e agentes públicos precisam agir para realizar os seus objetivos.

Resumindo, no contexto da Administração, processo administrativo é o conjunto de funções realizadas por profissionais da área. Por sua vez, no Direito, é um procedimento específico previsto na lei para que os gestores públicos tomem decisões.

Quando cabe um processo administrativo?

No sentido jurídico, o procedimento pode ser aberto pela própria autoridade que precisa decidir ou a pedido do interessado. Por exemplo, se você for abrir um negócio, será preciso fazer um requerimento de autorização no município, que será decidido por meio desse roteiro previsto em lei. 👩‍⚖️

Qualquer pedido junto aos estados, município ou união pode dar origem a um processo interno para que a decisão seja tomada. É assim para questionar impostos, demitir servidores, obter autorizações para negócios, entre outros objetivos.

Como é feito o processo de administração?

Já o processo administrativo na Administração é a atividade dos diversos profissionais de gestão, cada um em sua respectiva área. Gerentes, supervisores, coordenadores e diretores são alguns deles. Veja os principais tipos!

Processo linear

A formação do processo de administração acontece com a reunião das funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Cada uma delas, nessa respectiva ordem, seria uma etapa para o profissional realizar suas atividades, empregando recursos para alcançar os objetivos da empresa.➡️

Processo cíclico

Também é comum enxergar esse processo como um ciclo. Nesse caso, o controle estaria conectado ao planejamento. 🌀

Em termos simples, após realizar a função de controle, sabemos quais ações funcionaram e não funcionaram, não é mesmo? Assim, podemos levar esse conhecimento para um novo planejamento, promovendo ajustes em nossa estratégia.

Processo integrado

Uma terceira formatação é deixar o processo mais integrado, ou seja, sem tantas diferenciações entre os momentos de cada função. Por exemplo, se, na hora de dirigir a equipe, o administrador percebe um erro, o ideal é aplicar o controle imediatamente para corrigir o rumo, em vez de esperar que todas as etapas sejam concluídas.

Como a Anhanguera ajuda a construir carreira em Adm?

Na faculdade de Administração da Anhanguera, você estudará profundamente essas funções, além de tendências aplicáveis ao trabalho, como a Administração Estratégica. ✌️

Sem falar que terá contato com a versão jurídica do conceito, em disciplinas como Direito Empresarial e Legislação Empresarial Aplicada. Mas não para por aí! Confira mais vantagens de estudar Administração com a gente.

Estágios e prática profissional

Fazer a faculdade de Administração também permite vivenciar, na prática, as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Isso ocorre por meio de oportunidades de estágio, que você pode buscar no nosso portal de empregabilidade e carreira: o Canal Conecta. 😎

Ademais, ao longo das aulas, você aprende com o estudo de casos reais e a realização de tarefas em sala de aula ou a distância, pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Com isso, vai não apenas conhecer os conceitos, mas saber como aplicá-los. 

Apoio personalizado

Além disso, existe o acompanhamento individualizado para que você supere as dificuldades de compreensão da matéria e consiga aprender realmente as funções administrativas. 

Avaliação continuada

E as avaliações são contínuas, sendo realizadas em cada atividade. Assim, você tem o feedback imediato se está aprendendo, além de ser recompensado pelo estudo.

Diferentes modalidades de ensino

O curso de Administração da Anhanguera pode ser realizado em três modalidades de ensino: 

  • presencial;
  • 100% EAD;
  • semipresencial — trata-se da modalidade a distância, com atividades presenciais.

Independentemente da sua escolha, eses diferenciais vão ser fundamentais para você se transformar em administrador. Na prática, quanto mais contato com as funções de administração tiver na faculdade, mais pronto estará para o mercado de trabalho. 👩‍💼

Estude na Anhanguera! 

O processo administrativo reúne as funções de profissional da área, sendo uma competência essencial para quem deseja trabalhar com gestão. Por isso, é muito importante ter acesso não apenas à parte teórica da matéria, mas também em maneiras de praticar esses conceitos durante a graduação.

Se você tem interesse em fazer Administração, inscreva-se no vestibular Anhanguera e tenha essa preparação completa para o mercado de trabalho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.